Rubrica

17 de outubro de 2015 - 08:00, por Marcos Peris

Olá, amigos.

Nessa semana, trataremos de um vocábulo que tem sua pronúncia distorcida. Nas indicações, teremos um livro de um grande cantor brasileiro e um site de estudos para o Enem. Boa leitura!

UMA DICA

Rubrica

Rubrica

Um erro muito comum que se vê nas ruas é o do uso da palavra RUBRICA. Sinônimo de “assinatura”, o vocábulo normalmente é pronunciado pelas pessoas como se fosse uma palavra proparoxítona, ou seja, como se a sílaba tônica fosse a antepenúltima. Assim, dizem RÚBRICA, com ênfase no RU. Como já dito, trata-se de um equívoco. A palavra RUBRICA é paroxítona, ou seja, a sílaba mais forte é a penúltima. Assim o RI deve ser pronunciado com mais intensidade. Exemplificando:

Sua ruBRIca estava irreconhecível.

A ruBRIca do homem era engraçada.

UM LIVRO

Só por hoje e para sempre

Só por hoje e para sempre

“Só por hoje e para sempre – Diário do recomeço” (Companhia das Letras, 160 páginas, 25,90 reais) é o título da obra que traz o relato minucioso feito por Renato Russo, ícone do rock brasileiro, do período em que esteve internado numa clínica de reabilitação no ano de 1993. Foram vinte e nove dias, o que o inspirou inclusive na primeira música do álbum “Descobrimento do Brasil” da banda Legião Urbana, da qual era vocalista. Morto em 1996, era desejo do compositor que seu material inédito fosse publicado de maneira póstuma, o que já está sendo feito pelas gravadoras e editoras, causando sempre comoção entre seus fãs fieis. Uma interessante obra que mostra as dificuldades e ao mesmo tempo a esperança de um dos maiores nomes da música brasileira

UM SITE

Guia do estudante

Guia do estudante

Um verdadeiro arsenal para o estudante que deseja se preparar de forma adequada para o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. O site (http://guiadoestudante.abril.com.br/enem/) traz avisos importantes, explicações sobre a TRI, simulados, universidades, ou seja, uma série de informações que em conjunto irão auxiliar aquele que busca algo a mais para a prova. O destaque da página, porém, diz respeito às atualidades, assunto sempre importante para a referida avaliação. Semanalmente, a seção traz o que de mais importante houve no período, possibilitando ao estudante uma informação rápida e precisa.

Felicidades e até a próxima semana!

Por Moacir Poconé

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070