Preferir

25 de outubro de 2015 - 10:51, por Marcos Peris

Olá, amigos.

Nessa semana, trataremos da regência do vero PREFERIR, que se trata de um dos erros mais comuns do dia a dia. Nas indicações, teremos um livro de um grande cantor brasileiro e um site de estudos para o Enem. Boa leitura!

UMA DICA

Brain Food

Brain Food

Um dos verbos que tem a sua regência mais modificada em seu uso diário é o verbo PREFERIR. Esse verbo pede dois complementos, sendo um com e outro sem preposição. O detalhe é que a preposição que deve ser utilizada é apenas A, e não a expressão DO QUE, como normalmente se usa. Além disso, termos intensificadores como MAIS, MIL VEZES, dentre outros, não devem ser utilizados próximo a esse verbo. Vamos aos exemplos:

USO INCORRETO

Prefiro dormir DO QUE estudar.

Prefiro MAIS carne DO QUE  peixe.

USO CORRETO

Prefiro dormir A estudar.

Prefiro carne A peixe.

UM CD

Fagner & Zé Ramalho

Fagner & Zé Ramalho

O registro musical da junção de dois dos maiores compositores da chamada “música nordestina”. “Fagner & Zé Ramalho – ao vivo” (Sony Music, 60 minutos, R$ 21,90) é composto por 17 canções interpretadas pelo cearense e paraibano, trazendo clássicos como “Chão de Giz”, “Fanatismo”, “Garoto de Aluguel” e “Revelação”, dentre outros. O cd é derivado de um show ao vivo, gravado no Rio de Janeiro. Um verdadeiro espetáculo para quem gosta da boa música.

UM E-BOOK

Triste fim de Policarpo Quaresma

Triste fim de Policarpo Quaresma

Uma das maiores obras do que se convencionou chamar de “Pré-Modernismo”, o livro-referência de Lima Barreto é um dos maiores exemplos da sátira em nossa Literatura. Com um personagem antológico, marcado pelo patriotismo exacerbado e pela cegueira nacionalista, o texto do escritor carioca aproveita para mostrar um Brasil atrasado, distante da modernidade pensada para o século XX que apenas se iniciava. Pode ser encontrado gratuitamente no endereço http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/policarpoE.pdf. Uma ótima leitura e de forma acessível. Altamente recomendável.

Felicidades e até a próxima semana!

Por Moacir Poconé

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070