Não tenha medo do Português

11 de novembro de 2015 - 00:25, por Claudefranklin Monteiro

Homenageado

Prof. Moacir Poconé

Pelos idos dos anos 90, conheci um rapaz que falava de forma acentuada a língua portuguesa. Desde então, passei a admirá-lo à distância, acompanhado com alegria seu desenvolvimento. Hoje, o Professor Moacir Poconé desponta como um dos mais promissores nomes da cultura lagartense, seja no campo do direito, seja na docência, sua predileção.

Seus predicados chamaram a atenção da Câmara de Vereadores de Lagarto, que, por intermédio do Edil José Cláudio Carvalho, lhe conferiu, na manhã do dia 10 de novembro de 2015, o Título de Cidadão Lagartense. Foi o coroamento da carreira de um aracajuano que constitui família no município, pautando sua conduta por valores como ética e profissionalismo.

Moacir é Professor do Colégio José Augusto Vieira há dez anos e também trabalha na 1ª Vara Cível de Lagarto. É coordenador do Mega Curso e se notabilizou por apresentar uma vinheta cultural na FM Juventude, intitulada “Não tenha medo do Português”, onde fornece dicas gramaticais importantes, que vem atingindo todos os níveis da sociedade: do letrado ao mais humilde.

A trajetória de Moacir Poconé em Lagarto justifica uma tese que venho defendendo há algum tempo. Pauto-a na ideia de que para ser lagartense não precisa parir no lugar, geograficamente delimitado. Sentir-se como tal e agir como tal, doando seus talentos a Lagarto, já confere ao sujeito a alcunha identitária.

Nesse particular, entendo que a cerimônia da Câmara Municipal fornece a oficialidade de algo que é latente aos que, não nascidos em Lagarto, escolhem morar no lugar e construir sua história pessoal e coletiva. Afora a xenofobia ainda existente em alguns setores da sociedade, sou partidário do acolhimento e do reconhecimento desses significativos e adoráveis forasteiros.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070