A LUZ DA FÉ NO JARDIM DE SERGIPE*

5 de agosto de 2016 - 00:02, por Claudefranklin Monteiro

20160720_203242

Capa

  No último dia 20 de julho, na Câmara Municipal de Estância, foi lançada uma obra que aponta como uma das mais importantes sobre a história do interior sergipano, mais de perto, das ações do catolicismo na História de Sergipe.

            Com 690 páginas, ricamente ilustradas e bem fundamentadas, o livro “A Luz da Fé no Jardim de Sergipe – Aspectos Históricos do Catolicismo em Estância-SE (1632-2003)” é de autoria do Professor Dionísio de Almeida Neto, cuja atuação no município é digna de nota e reconhecimento, em que pese o fato de centenas de pessoas comparecerem à solenidade de lançamento, contanto com diversas autoridades civis, intelectuais e eclesiásticas, bem como de representantes de associações religiosas e políticas.

            Dionísio de Almeida Neto é estanciano, casado e pai de quatro filhos. É formado em Licenciatura em Psicologia e atua como psicólogo e professor na rede pública de ensino de sua cidade natal, até a presente data. Especializado em Psicoterapia Junguiana, concluiu o Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, em 2005, quando teve contato com a pesquisa histórica, publicando, dois anos depois, seu primeiro livro: “Pelo Império da Virtude – formação, saberes e práticas de Dom Domingos Quirino de Souza (1813-1863)”.

            O gosto pela pesquisa histórica despertou em Neto a necessidade de empreender uma tarefa meticulosa e hercúlea: preencher inúmeras lacunas de uma das localidades mais importantes de Sergipe, a cidade de Estância, popularmente conhecida como a cidade jardim. Ao longo de alguns anos, ele reuniu uma gama significativa de fontes documentais, orais e iconográficas, que foram lhe dando o suporte necessário para alinhavar uma obra de história robusta, sistemática e séria, que mereceu o reconhecimento de seus munícipes e já desperta o interesse e o respeito do mundo acadêmico e científico.

20160720_192253

Com o autor.

            Eu tive a oportunidade de conhecer a sua pesquisa, ainda em seu original, no início de 2015, por ocasião da realização do I Encontro de História, Igreja e Sociedade, promovido pelo Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Religiosidades da Universidade Federal de Sergipe, em parceria com o Instituto de Teologia São João XXII, na cidade de Estância.

            Na ocasião, pude testemunhar todo o potencial histórico e historiográfico do autor e de sua obra, que até então havia encontrado dificuldades para a publicação, como é de praxe em Sergipe, ainda mais, fora dos muros especializados das universidades. Recomendei ao autor, entrar em contato com a Editora Primas, da cidade de Curitiba-PR, a qual tem fornecido boas condições para escritores de diversos matizes e áreas do saber.

            Em pouco mais de um ano, o Professor Dionísio realizou um sonho seu e dos estancianos, trazendo a lume uma obra, cujo conteúdo recoloca Estância num lugar que ela nunca deveria ter saído: de importância histórica e cultural para Sergipe e para os sergipanos.

            Prefaciado pelo Bispo de Estância, Dom Geovanni Crippa, Doutor em História pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, o livro está organizado em 10 capítulos, com destaque para o conteúdo histórico-clerical numa narrativa fluída, que dialoga com registros memorialísticos de populares e com uma historiografia sergipana e nacional, sem falar em seu denso embasamento teórico.

            “A Luz da Fé no Jardim de Sergipe – Aspectos Históricos do Catolicismo em Estância-SE (1632-2003)” já está entre os melhores e mais recentes livros sobre história local e sobre a história da Igreja Católica no Brasil e em Sergipe. Pode ser encontrado nas principais livrarias, com circulação, inclusive, nacional.

            Seu autor, Dionísio de Almeida Neto é, ainda, músico e membro da Academia Estanciana de Letras e seu legado já está, devidamente, registrado não só na memória da gente de Estância, mas também no coração de seu povo devoto e alvissareiro.

Em que pese a presença de inúmeras flores intelectuais e sob a forma de personalidades marcantes de sua história, os jardins da cidade jardim se alegram com mais uma e notável rosa colhida para Nossa Senhora de Guadalupe, sua excelsa padroeira.

* Publicado originalmente no Jornal CINFORM, Caderno Municípios – 01 de agosto de 2016, p. 2.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070