“Lua de mel” não se escreve mais com hífen

20 de agosto de 2016 - 09:32, por Marcos Peris

”Austrália deporta americano que matou esposa em lua-de-mel”

A notícia é, no mínimo, espantosa, mas é isso mesmo: o homem matou a própria esposa em plena lua de mel. A situação parece contraditória, pois a lua de mel, pelo menos em tese, é o período em que os recém-casados experimentam as mais doces vivências.

Lua de Mel

Lua de Mel

Para nós, neste espaço, importa relembrar que, depois do Acordo Ortográfico, os antigos nomes compostos ligados por preposição perderam seus hifens. Passaram a ser entendidos como locuções ou expressões. Assim: lua de mel, mão de obra, queda de braço, dona de casa, pai de santo, boca de urna, quartas de final etc.

No caso de “calcanhar de aquiles” ou “tendão de aquiles” e similares, como vemos, a ausência dos hifens parece sugerir que o nome próprio se escreva com letra maiúscula (“Aquiles”). Não foi isso, porém, que a Academia Brasileira de Letras entendeu fazer. O “Vocabulário Ortográfico” registra com minúscula mesmo.

Essa regra levou muita gente a imaginar que todos os hifens dos compostos ligados por preposição desapareceram, mas também não foi isso o que aconteceu. Os nomes das espécies botânicas e das espécies animais mantiveram os traços de união. É por isso que continuamos escrevendo “cana-de-açúcar”, “castanha-do-pará”, “pimenta-do-reino”, “louva-a-deus”, “gato-do-mato”, “urubu-de-cabeça-amarela” etc.

É preciso cuidado, por exemplo, com casos como o de “boca-de-lobo” (planta) e “boca de lobo” (bueiro). São duas grafias, com significados diferentes. Também temos de lembrar que restaram algumas exceções, grafias consagradas, segundo a Academia Brasileira de Letras: cor-de-rosa, arco-da-velha, água-de-colônia, pé-de-meia (no sentido de “economias”).

Vale a pena lembrar ainda que os compostos que empregam o d’ mantiveram-se com hífen. Assim: queda-d’água, marca-d’água, caixa-d’água etc.  (Thaís Nicoleti)

Até a próxima!

Fonte: http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/lua-de-mel-nao-se-escreve-mais-com-hifen.jhtm

Por Moacir Poconé

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070