ELIANE MACHADO, UM PERFIL CENECISTA*

29 de agosto de 2016 - 09:44, por Claudefranklin Monteiro

Eliane Machado (acervo da família)

Eliane Machado (acervo da família)

A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) foi oficialmente fundada no dia 29 de julho de 1943. Tratava-se da concretização de um sonho, amparado na ideia de uma escola comunitária. O objetivo era atender a maioria pobre do Brasil, oportunizando às crianças carentes uma mínima condição de frequentar escolas particulares, com excelente nível de ensino.

No dia 26 de setembro de 1956, o ideal Cenecista se instalou nas terras do intelectual lagartense Laudelino Freire, cabendo seu nome à nova unidade nordestina. Através do Ato de Funcionamento, Portaria n.° 643 do MEC de 05 de abril de 1957, nasceu pelas mãos de Filipe Santiago.  Seu fundador e também seu primeiro Diretor foi o Dr, Juarez Figueiredo (Aquidabã-SE, 1899-1959), lecionando História Geral e do Brasil, Geografia Geral e do Brasil.

Depois de longos anos de muito sucesso, o Tremendão, como era conhecido carinhosamente por seus alunos e pela sociedade lagartense, fechou as portas e encerrou suas atividades a partir de 2012. No lugar, ficou um enorme vazio de memória e um legado incalculável, frente aos valiosos serviços prestados, não só na educação, mas também no campo cultural e na área esportiva.

Se alguém ainda tinha dúvida disto, deste crepúsculo do “Laudelino Freire”, enfim, de seu ocaso, ele foi representado de forma pontual com uma triste e sentida partida. Refiro-me ao falecimento de Maria Eliane Machado do Nascimento, ocorrido em Lagarto, no último mês de julho de 2016. Talvez um dos últimos suspiros de brilho daquela casa.

Eliane Machado, a nossa inesquecível Tia Eliane, foi por mais de quatro décadas a guardiã do “Laudelino Freire”. Se é verdade que Dom Mário Rino Siveri foi seu principal timoneiro, ela foi, sem sombra de dúvidas, a sua essência cenecista, marcada por uma entrega sem precedentes, pelo esmero na necessidade de educar e acolher, mas também pela disciplina e pela galhardia escolar.

Filha de Francisco Araújo Machado e Maria Terezinha Almeida, Tia Eliane é descente de dois dos mais importantes troncos da genealogia lagartense, cujo maior expoente foi o político Dionizio de Araújo Machado. Ela nasceu em Lagarto, no dia 29 de agosto de 1939.

Assim como uma de suas irmãs, Miriam Machado, ela abraçou a docência e o fez com devoção. Foi Professora, Coordenadora e Vice-diretora do Colégio Laudelino Freire, sem medir esforços e dispendendo o melhor de si, como fazia a cada membro de sua numerosa família, que conta ainda com nomes muito conhecidos, a exemplo de Toinho, Zé de Chiquito (desportista), Chiquitão (bancário), Selminho (enfermeiro), Luzia, Odilon, entre outros.

Não deixou filhos naturais, sobretudo dos anos em que foi casada com seu “Filó”. Mas inúmeros são os órfãos que hoje pranteiam e lamentam a sua ausência. Nomes como o meu, seu aluno por mais de duas décadas, entre os anos 70 e 90, e de alguns dos mais significativos exemplares da cultura lagartense, a exemplo do Professor Anselmo Vital, que nos presenteou com um lindo e emocionante epitáfio, que em grande medida encerra, em si, o que foi Tia Eliane, enquanto viva e agora, na gratidão de seus munícipes: um memorável perfil cenecista.

* Texto publicado originalmente na Revista Realce – Ano 7 – Agosto de 2016.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070