Amanda Almeida: “Espero que a população e o poder público comecem a trabalhar pela causa animal”

9 de outubro de 2016 - 11:11, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista desta semana é com a empresária e médica veterinária, Amanda Almeida, de 28 anos de idade. Durante a breve conversa que teve com este portal, a jovem apresentou algumas dicas simples de como evitar que o seu animal de estimação enfrente problemas de saúde, bem como falou de alguns problemas enfrentados no Centro de Controle de Zoonoses do município de Lagarto.

Entrevistada da semana

Entrevistada da semana

Além disso, Amanda relembrou um pouco da sua história e das suas contribuições para o mundo da medicina veterinária em Sergipe. Como a maioria dos profissionais da área, a neta do pecuarista Landulfo Almeida decidiu dedicar-se a causa animal devido a sua infância, marcada pelo contato constante com os animais.

Ela também falou do seu novo empreendimento em Lagarto, a Pet Charm Vet Boutique, e de como tem lidado com a crise financeira que assola o Brasil, e das suas expectativas quanto a futuro do município.

Confira a Entrevista da Semana na íntegra:

Portal Lagarto Notícias: Quem é Amanda Almeida? Qual a sua trajetória de vida, profissional e familiar?

Amanda: Sou lagartense, filha de Adriana e Alain Almeida, casada com Alisson Fontes, que também é de Lagarto. Meu pai e meu avô, Sr. Landulfo Almeida, são pecuaristas, por isso minha infância foi sempre em contato com os animais. Daí, desde cedo, descobri a vocação e o amor pelo trabalho com os animais.

Sou Médica Veterinária, formada pela Faculdade Pio Décimo. Passei no concurso da Prefeitura Municipal de Lagarto/SE para o cargo de Médica Veterinária em Saúde Pública. Inicialmente assumi a gerência do Centro de Controle de Zoonoses do município e atualmente exerço o cargo de Médica Veterinária responsável pelo órgão.

No mês de agosto deste ano, em sociedade com minha mãe, que é esteticista pet, inauguramos aqui em Lagarto a Pet Charm Vet Boutique, onde, além de sócia, sou a Médica Veterinária responsável.

PLN: Como chegou a carreira de médica veterinária? Quais são suas contribuições na área pet?

Amanda: Como disse acima, venho de uma família de pecuaristas e tendo sido criada sempre em contato com a fazenda, junto a natureza e aos animais, digo que nasci para amar e cuidar desses seres indefesos. Sempre me sensibilizei pela causa animal, e sempre contribui com ações voluntárias para ajudar a diminuir o sofrimento dos animais carentes e abandonados.

Sempre ajudei e ajudo Ong’s de proteção animal, realizando castrações, tratamentos médicos, consultas e orientações. Por muito tempo também ajudei castrando os animais do abrigo da ADASFA em Aracaju.

PLN: Hoje você trabalha no Zoonoses de Lagarto, qual a análise que você faz dos animais que chegam àquela casa? Quais os problemas mais frequentes?

Amanda: Infelizmente a realidade não é muito positiva. Muitos animais são abandonados no órgão pela população, inclusive animais sadios, pelo simples fato de não os quererem mais. O problema mais frequente é a falta de conhecimento da população sobre a real função do órgão e sua legislação. O CCZ não é abrigo de animais abandonados, ainda mais quando estão sadios, bem como não é clínica ou hospital veterinário. Além disso, existe muita falta de interesse do poder público, de um modo geral, de se atentar para a causa de proteção animal, assim como também não há uma legislação específica para que haja punição às pessoas que abandonam e maltratam animais.

 PLN: A senhora é a médica veterinária da Pet Charm Vet Boutique. Diante disso, quais são os problemas mais frequentes apresentados pelos animais de estimação que para lá são levados? Tem como evitar?

Amanda: Atualmente tenho atendido muitos casos de infecção viral. Normalmente os animais acometidos são os que não estão com o esquema vacinal atualizado ou foram vacinados com vacinas de procedência duvidosa, sem o correto acompanhamento veterinário. A melhor forma de se prevenir doenças é a vacinação e o acompanhamento veterinário. Sempre se deve vacinar os animais pets em clínicas ou consultórios veterinários, pois somos os únicos capazes de fazer uma avaliação criteriosa do seu animal antes da aplicação da vacina, já que o mesmo deve estar sadio e preparado para recebê-la. Tudo isso é muito importante para que seu animal fique realmente protegido.

PLN: Seja no Zoonoses ou na Pet Charm, quais são as “broncas” mais frequentes a médica veterinária faz para os tutores de animais de estimação?

Amanda:  Sempre oriento que os tutores de animais tenham consciência dos 7 cuidados básicos que todo animal deve ter, que são: ração de qualidade; água potável e fresca; carinho; vacinação; vermifugação; conforto e atendimento veterinário quando preciso. Além disso, busco orientar quanto aos riscos de se utilizar medicamentos por conta própria. Isso é um problema sério e muito frequente.

PLN: Quais são os riscos de transportar um gato ou cachorro na janela dos carros? Essa é uma prática muito frequente.

Amanda: Primeiramente, o risco do animal cair do carro em movimento e se machucar gravemente ou até mesmo falecer. Outro problema frequente também é o ressecamento ocular pelo excesso de vento diretamente nos olhos.

PLN: Mudando de assunto. A senhora é uma das proprietárias da Pet Charm Vet Boutique. Como surgiu essa ideia?

Amanda: A ideia surgiu a partir do sonho de ter meu próprio consultório pet e de ter um pet shop diferente dos que comumente existiam, da vontade de criar algo mais sofisticado, moderno, com charme e requinte, aliados a preços atrativos.

PLN: Qual o diferencial da Pet Charm Vet Boutique?

Amanda: Nós trabalhamos com um conceito mais requintado, onde o animal e o dono são tratados com todo conforto e atenção. Nossa área de estética é totalmente visível, o que garante total transparência no nosso trabalho e segurança para o seu animal. Nossos esteticistas amam animais, e aqui eles são tratados como nossos filhos. Possuímos diversos tratamentos estéticos para pelagem animal. Além disso, temos um consultório veterinário moderno e elegante, e também uma loja sofisticada, charmosa, com produtos de excelente qualidade e bom gosto, apresentando o que há de mais moderno e atual no mundo pet, inclusive com produtos direcionados para o dono do animal, tais como roupas, joias, bolsas, chaveiros, etc.

PLN: Como a empresária tem lidado com a crise financeira?

Amanda: A crise tem atingido todos os setores da economia de um modo geral. E foi para nós um grande desafio inaugurar a Pet Charm justamente nesse momento tão delicado da economia do país. Porém, nós sempre acreditamos na nossa ideia e diferenciais, e temos planejado tudo há muito tempo, com os pés no chão, agindo com cuidado para não ser afetado pela crise. De qualquer maneira, estamos confiantes que esse momento crítico do país seja passageiro e que a economia volte a crescer.

PLN: Para encerrar, o que a senhora espera para o futuro de Lagarto?

Amanda: Espero que a nossa cidade possa progredir cada vez mais; que o poder público se volte para atrair novos investimentos para a cidade, dando suporte e promovendo o crescimento da economia local, assim como também dê ênfase à questão da segurança pública e combate à criminalidade local, que diariamente tem aumentado; que a população e o poder público comecem a trabalhar pela causa animal e que reconheçam a necessidade urgente de se haver políticas públicas neste sentido.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070