Iggor Oliveira: “Tenho o compromisso de tirar Poço Verde desse caos”

6 de novembro de 2016 - 15:29, por Alexandre Fontes

Portal Lagarto Notícias

O entrevistado desta semana é o prefeito eleito de Poço Verde, Everaldo Iggor Santana de Oliveira (Iggor Oliveira), de 30 anos, filiado ao PSC, casado, pai de um filho.

Eleito prefeito aos 30 anos

Eleito prefeito aos 30 anos

Iggor Oliveira foi eleito com 8.206votos (57,03% dos votos válidos), vencendo o candidato do atual, Eduardo de Dr. Milton (PP) que obteve 5.842 votos (40,60% dos votos válidos).

A Coligação A Volta do Povo foi composta pelos partidos: PSC, PTB, PR, PPS, DEM, PSDC, PHS, PMN, PTC, PRP, PSDB, PSD, PT do B.

Confira a entrevista na íntegra:

 

Lagarto Notícias: Quem é Iggor Oliveira?

Iggor Oliveira: Igor Oliveira é um jovem formando do curso de Direito, pois tranquei o curso em 2011 para ser candidato a prefeito de Poço Verde. Além disso, sou pai de família, moro em Poço Verde, e lá exerço exclusivamente a atividade política.

Lagarto Notícias: O senhor é um dos prefeitos mais novos do estado de Sergipe?

Iggor Oliveira: Sou o quarto prefeito mais novo do estado, na minha frente tem os prefeitos de Santa Rosa de Lima, Porto da Folha e Aquidabã.

Lagarto Notícias: Por que o senhor decidiu ser candidato após perder as eleições em 2012?

Iggor Oliveira: Em 2011, eu tinha iniciado uma campanha para ser vereador no município de Poço Verde. Daí comecei a trilhar os caminhos fazendo as devidas visitas, até que as pesquisas começaram a indicar o meu nome para ser o candidato a prefeito naquele momento, consegui ser o candidato, fomos para a campanha e perdi por apenas 289 votos.

Depois disso, continuei trabalhando com assessoria parlamentar em Brasília, mas sempre com foco em Poço Verde e observando o caos que estava sendo instalado com aquele governo de Thiago Dória. Então começamos a implantar uma oposição coerente na Câmara de Vereadores, e passamos a mostrar ao povo o caos em que se encontra a cidade, a qual teve suas contas bloqueadas, e que agora aguarda o sequestro para poder normalizar os pagamentos dos servidores, que estão vivendo um momento de crise gravíssimo e essa é uma das nossas principais preocupações.

Lagarto Notícias: Por que você acha que o atual prefeito de Poço Verde desistiu da reeleição?

Iggor Oliveira: Eu acredito que a alta rejeição do atual prefeito foi um dos principais motivos, e isso foi traduzido nas urnas. O grupo político deles foi rejeitado pelo povo, que acreditou na verdadeira mudança com responsabilidade apresentada pelo nosso grupo.

Lagarto Notícias: Quando o senhor percebeu que seria eleito?

Iggor Oliveira: Esse foi o resultado de um trabalho de quatro anos voltado para essa eleição. Oito dias após a minha derrota em 2012, eu já estava trabalhando nessa campanha visitando e agradecendo os amigos, e criando um plano de governo para que Poço Verde pudesse ter um governo de verdade.

Além disso, começamos a nossa campanha de maneira humilde, embora tivéssemos realizado grandes eventos, nunca pensamos que a eleição estava ganha, porque Poço Verde ainda é um município violento. Mas hoje os palanques estão desarmados e agora pensamos em como reorganizar o nosso município, e colocá-lo de volta no rumo do desenvolvimento.

Lagarto Notícias: O senhor é de um partido que faz oposição ao governador Jackson Barreto. Diante disso, como será a relação do seu governo com o Estado?

Iggor Oliveira: Meu partido faz oposição ao governador. Porém em Poço Verde não nos coligamos com o partido do governador, mas tivemos o apoio do seu presidente municipal, Alexandre Figueiredo. Também tivemos o apoio do deputado estadual pelo PMDB Zezinho Guimarães, que tem aberto muitas portas para nós. A gente quer sim fazer boas parcerias com o Estado porque Jackson Barreto é o govenador de Sergipe, então buscaremos sim um diálogo aberto e transparente.

Além disso, buscaremos o apoio dos demais aliados como o deputado federal João Daniel, que faz a base do governador, e o deputado estadual Gustinho Ribeiro. Com todos eles, nós procuraremos estar perto do Governo do Estado, porque sabemos que a Prefeitura Municipal e o Governo são entes que precisam estar irmanados no desenvolvimento das nossas cidades. O que for preciso para garantir o desenvolvimento de Poço Verde, eu irei buscar com o governador Jackson Barreto para que possamos trazer grandes melhorias para o nosso município.

Lagarto Notícias: O PSC elegeu muitos prefeitos em Sergipe. O senhor acredita que esse grupo sairá forte em 2018?

Iggor Oliveira: Acredito que o grupo se fortaleceu muito, mas teremos dois anos de trabalho para apresentarmos os novos nomes a disputa pelo Governo do Estado.

Lagarto Notícias: André Moura é um dos nomes de mais influência no Governo Temer. Então o senhor ousaria a dizer quem seria o candidato do PSC em 2018? Eduardo Amorim ou André Moura?

Iggor Oliveira: O senador Amorim e o deputado André Moura são dois nomes muito bons. Eles são pessoas que têm trabalhado muito pelo estado de Sergipe, são dois homens que têm sido amigos dos amigos, e que têm fortalecido o seu partido. Hoje o PSC tem 13 prefeitos eleitos, então tanto o senador Eduardo Amorim como o deputado André Moura são nomes qualificados para enfrentarem uma candidatura rumo ao Governo do Estado em 2018.

Lagarto Notícias: O senhor tem como vizinho o prefeito Marival Santana que foi bem avaliado e reeleito em Simão Dias. Essa é uma administração a ser espelhada?

Iggor Oliveira: Com certeza. O prefeito Marival é um grande amigo, e nos últimos quatro anos tenho visitado muito Simão Dias, tenho visto de perto o seu mandato, e também tenho algumas ideias para aplicar em Poço Verde que vi na gestão Marival. Durante a campanha defendi muitas coisas defendidas por Marival e mostrei que um governo do PSC, que deu certo em Simão Dias, pode sim também dar certo em Poço Verde.

Também buscarei parcerias com o Prefeito Marival, principalmente no que tange a reestruturação da pista que liga Simão Dias a Poço Verde. Mas também tenho buscado muitos conselhos com aquele amigo que tem feito um bom trabalho.

Lagarto Notícias: Quais são as prioridades da sua administração?

Iggor Oliveira: Poço Verde carece de uma administração voltada para as pessoas. Hoje nós temos grandes deficiências nas áreas da educação, saúde, no pagamento dos servidores públicos, em especial dos professores, que estão desde julho sem receber seus salários em dia. Então Poço Verde tem graves problemas, e essas questões precisam ser enfrentadas perto do povo com responsabilidade social e administrativa para que possamos trazer a nossa cidade de volta para o rumo do desenvolvimento, pagando os servidores em dia, oferecendo uma saúde de qualidade, lutando pelo retorno da base do Samu, ou a sua regionalização no município de Lagarto. Então por tudo isso nós estaremos lutando com os nossos aliados.

Além disso, temos que fortalecer os eventos culturais e os agricultores, pois assim estaremos desenvolvendo o emprego e a renda no nosso município.

Lagarto Notícias: Por que da escolha de Roberto Barracão como seu vice?

Roberto Barracão, vice-prefeito eleito de Poço Verde

Roberto Barracão, vice-prefeito eleito de Poço Verde

Iggor Oliveira: Roberto Barracão é um agricultor e um homem extremamente amigo. Uma pessoa que há dois anos atrás nós sentamos com o grupo político encabeçado pelo meu pai, José Everaldo de Oliveira, e que pudemos fazer uma parceria com Roberto formando uma chapa dois anos antes da eleição, dando início a nossa pré-campanha.

Foram dois anos caminhando com Roberto com pré-candidatos visitando as comunidades, levando aquela assistência as pessoas diante das dificuldades daquele município, e podendo criar ao lado do povo um projeto real para o município de Poço Verde. Roberto foi um parceiro nesses últimos anos e vai ser o nosso parceiro na gestão.

Lagarto Notícias: Os seus opositores falavam durante a campanha eleitoral que o seu pai, o ex-prefeito Everaldo, seria o prefeito de fato. Qual a influência e participação dele na sua gestão?

Iggor Oliveira: Quem tem boca fala o que quer. O ex-prefeito Everaldo é o líder do nosso grupo político em Poço Verde, e ele é hoje superintendente federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no estado de Sergipe. Ele está voltado para as suas atividades na superintendência, tem trabalhado muito para tentar organizar a sua pasta, e tenho certeza que ele será um grande parceiro da nossa administração e nos municípios de toda a região.

Então o ex-prefeito será sim o meu conselheiro na gestão, porque não é todo mundo que tem a oportunidade de ter dentro de casa um pai que já foi prefeito, deputado federal, secretário do Estado de Sergipe. E essa experiência estará nos aconselhando para que possamos trilhar o caminho da honestidade e da dignidade levando a Poço Verde um governo sério. Reafirmo aqui que o meu pai não será secretário na minha gestão, pois ele tem as suas ocupações na Superintendência Federal de Agricultura.

Lagarto Notícias: O processo de transição administrativa já iniciou?

Iggor Oliveira: Sim, desde o primeiro dia após a eleição eu tentei entrar em contato com o prefeito Thiago Dória, e fui uma pessoa enjoada, porque acredito que os palanques foram desarmados no dia 02 a noite. Quando ganhamos a eleição, já tínhamos essa preocupação que fazer um governo com tranquilidade.

No dia 21 de outubro de 2016, nós protocolamos um documento indicando os membros da equipe de transição, conforme a orientação do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, na Prefeitura Municipal de Poço Verde. Nós indicamos pessoas que farão parte da minha equipe econômica, as quais são extremamente capacitadas e que já trabalharam em outras administrações públicas.

Na última terça-feira, dia 1°, estive com o prefeito Thiago Dória na Prefeitura de Poço Verde. Na ocasião, apresentei a minha equipe e tivemos uma conversa bem amistosa, na qual debatemos muito sobre o futuro e o que vem acontecendo em Poço Verde. Além disso, o prefeito me entregou um relatório com as receitas do município, e me falou da sua preocupação com os rumos do município. Mas como fui muito bem votado, tenho o compromisso de tirar Poço Verde desse caos.

Lagarto Notícias: Quantos vereadores irão compor a sua base aliada?

Iggor Oliveira: Nós elegemos seis vereadores das 11 cadeiras disponíveis. Então nós temos seis vereadores da base aliada, mas acredita que a gente consiga ampliar esse número porque o povo elegeu pessoas serias que querem o bem de Poço Verde. Por isso, acredito que já teremos uma base folgada já a partir do dia 1° de janeiro.

Lagarto Notícias: O senhor já tem nomes para indicar a presidência da Câmara de Vereadores?

Iggor Oliveira: Nós ainda não paramos para avaliar este caso, e eu vou deixar isso para o final de dezembro.

Lagarto Notícias: Qual a mensagem que o senhor deixa para o povo de Poço Verde?

Iggor Oliveira: Quero dizer ao povo de Poço Verde que tenha tranquilidade e consciência de que elegeu um prefeito e um vice-prefeito cientes da responsabilidade que têm com o futuro da nossa cidade. Precisamos estar focados em tirar Poço Verde do caos. Precisamos estar focados em fazer de Poço Verde um município que volte ao rumo do desenvolvimento vivendo aqueles tempos áureos.

Nós vamos lutar e vamos colocar o nosso nome na história, pois é uma honra para qualquer munícipe ser prefeito da sua cidade.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070