Marival: “Em meio à crise, fizemos Simão Dias avançar muito mais do que avançou em administrações passadas”

27 de novembro de 2016 - 10:56, por Alexandre Fontes

Portal Lagarto Notícias

O entrevistado desta semana é o prefeito reeleito de Simão Dias, Marival Santana (PSC), de 46 anos.

Reeleito com 64,44 % dos votos válidos

Reeleito com 64,44 % dos votos válidos

No pleito deste ano, Marival enfrentou na disputa pelo Executivo Municipal, o vereador Cristiano Viana (PSB), que obteve 9.007 votos (34,15) e Orlando do Sindicato Rural (PPS), 371 votos (1.41%).

A chapa que foi reeleita em Simão Dias, foi composta pelo atual vice-prefeito, Aloízio Viana (PSC).

Confira na íntegra a entrevista:

Portal Lagarto Notícias: O que marcou o primeiro mandato do prefeito Marival Santana?

Marival: O que mais marcou meu primeiro mandato foi, principalmente, o meu jeito de lidar com a população e com meus eleitores, que sentiam a dificuldade de se comunicar com os gestores que me antecederam. Além disso, percebi que o que mais satisfazia a população simãodiense era o diálogo e o contato constante com a gente. Então acho que foi essa aproximação entre gestor e população que mais marcou o meu mandato.

PLN: Diante da crise, como Marival Santana conseguiu ser considerado um dos melhores prefeitos de Sergipe?

Marival: Estar bem avaliado pela população simãodiense e outros sergipanos é resultado do trabalho que viemos realizando ao longo dos últimos quatro anos. Nesse período conseguimos fazer com que Simão Dias se desenvolvesse, e nesse período pós-eleitoral já temos mais de 20 obras em andamento, todas em andamento, nenhuma paralisada.

Embora nós tenhamos percebido que o município tem algumas obras do Estado que estão paradas, mas nós tivemos esse cuidado de estar sempre presente através da nossa Secretaria de Obras e do próprio prefeito em meio a tudo isso. Então isso fez com que Simão Dias avançasse.

PLN: Como foi a relação do município de Simão Dias e o Governo do Estado em sua primeira gestão?

Marival: Aqui em Simão Dias, nós temos os Valadares como principal oposição e perante o Estado, no tempo deles, nada andava por aqui. E no nosso mandato nós conseguimos trazer pouquíssimos investimentos do governo do estado para Simão Dias.

Nós fizemos diversas solicitações ao governo, mas só fomos atendidos após dois anos e meio de gestão, quando por intermédio do vice-governador, Belivaldo Chagas, conseguimos pavimentar a Avenida Valadares e a feira-livre. No mais, fizemos diversas outras solicitações, algumas já sinalizaram que irão nos atender, apesar das dificuldades financeiras. Enquanto isso, aguardaremos ansiosamente a execução dessas solicitações.

PLN: Em relação ao Governo Federal, como foi a relação?

Marival: Consegui realizar muitas obras em parceria com o Governo Federal. Em meio a essa crise, nós conseguimos realizar diversas obras. Durante meu primeiro mandato consegui reformar 26 escolas, estamos construindo 11 unidades básicas de saúde, desse número oito já foram concluídas.

Além disso, conseguimos reformar diversos postos de saúde, e também construímos um posto, no povoado Coração de Maria, com recursos próprios. Então foi correndo muito nos corredores de Brasília atrás dos representantes da bancada sergipana, que conseguimos realizar grandes feitos pelo nosso município.

PLN: Qual a sua relação com os parlamentares sergipanos?

Marival: Quando vou a Brasília vou atrás de todos os deputados e senadores de Sergipe, sem exceção. Eu tenho buscado parceira com todos para melhor servir a população simãodiense.

Alguns parlamentares têm enviado emendas que tem sido de grande valia para a nossa população. Essa semana tive contato com o deputado Fábio Reis, que sinalizou o envio de algumas emendas para Simão Dias. Ele é nosso vizinho e tenho certeza que a população irá reconhecer esse esforço do deputado para a nossa cidade.

PLN: Por que o senhor quis disputar a reeleição num momento em que muitos correram do pleito?

Marival: Escolhi a reeleição porque estava no semblante da população simãodiense o desejo para que eu permanecesse administrando a cidade de Simão Dias, pois foi em meio a essa crise que fizemos o nosso município avançar muito mais do que avançou em administrações passadas, quando tinha o apoio de todos os governos e de parlamentares da nossa cidade.

Então foi por isso que o povo clamava pela permanência da minha gestão, e foi diante disso e do resultado de algumas pesquisas, que percebemos que estávamos bem e resolvemos colocar o nosso nome à disposição mais uma vez.

PLN: O senhor foi para a reeleição com a certeza de que seria reeleito?

Marival: Vários indicadores nos mostravam que teríamos uma disputa confortável, mas numa eleição nunca se pode achar que está ganha, nesses momentos temos que errar o mínimo possível e não se acomodar. Então fomos para a campanha com muita responsabilidade porque a população queria que eu vencesse com uma grande vantagem, então não me empolguei, isso só me dava mais responsabilidade em ter que ganhar com larga diferença.

PLN: Por que o ex-prefeito Zé Valadares não quis disputar com Marival Santana?

Marival: Acho que ele não responderia essa pergunta, mas o que aconteceu foi que ele percebeu que não era possível me vencer, e ele errou muito. O político não deve errar tanto. Apesar da experiência que ele tem de política, ele aproveitou muito pouco ou não soube usar. Ele investiu muito em publicidade negativa, ao invés de correr atrás dos aliados para trazer benefícios para Simão Dias. Então ele errou muito, mas foi sábio ao desistir quando percebeu que não me venceria. Porém foi muito cruel ao colocar o nome de Cristiano Viana na disputa.

PLN: Foi um candidato fácil?

Marival: Os Valadares têm história na cidade, então qualquer candidato deles teriam uma certa quantidade de votos. Não devemos subestimar os nossos adversários. Porém, Zé Valadares foi cruel por colocar e tirar Cristiano da vida pública, pois naquela indicação ele sabia que Cristiano não venceria.

PLN: O senhor faz oposição ao governador Jackson Barreto, qual sua relação com o Governo do Estado?

Marival: Tenho procurado estreitar ao máximo a relação entre a Prefeitura Municipal de Simão Dias e o Governo do Estado, para beneficiar a população simãodiense, e em momentos de crise, nós precisamos muito do apoio do Governo.

Eu sou oposição ao governador, mas no momento em que me candidatei escolhi o PSC porque era um partido que tinha oposição e agrupamento contra os Valadares em Simão Dias. Então para que eu viesse ser algo em Simão Dias, eu teria que ser oposição aos Valadares. Percebo que o que me fez ir ao PSC foi o fato dele fazer oposição aos Valadares, mas hoje o PSC e o PSB estão juntos e isso para mim é terrível, pois fico numa situação vulnerável.

O meu partido aliou-se com o meu principal adversário para disputar o Governo do Estado. Por isso, estamos aguardando para ver como ficará essa união porque minha situação é muito delicada.

PLN: Essa união aproxima o governo da Prefeitura de Simão Dias?

Marival: Eu nunca fechei as portas da Prefeitura de Simão Dias fechada para ninguém, sempre busquei parceria. É claro que o governo estende suas parcerias com os aliados. Eu nunca fui aliado, mas como o vice-governador é de Simão Dias, busquei através dele benefícios para Simão Dias. Nunca fechei as portas, quero ampliar os laços ainda mais.

PLN: Quais são as prioridades do seu segundo mandato?

Marival: Tenho certeza que Simão Dias avançará muito mais do que avançou em nosso primeiro mandato. Quando cheguei em 2013, foi algo desesperador porque a maior preocupação era honrar a folha de pagamento numa prefeitura sem credibilidade, e eu olhava pros lados e não achava um projeto para dar andamento.

Então tive que criar projetos e peregrinar em Brasília para conseguir recursos para que o município pudesse se desenvolver, conseguimos isso muito rápido. E nesse segundo mandato caminharemos a passos largos. Em primeiro de janeiro, Simão Dias estará andando e até o final de dezembro darei início a mais oito obras. Já licitamos os pórticos, e tocaremos diversas outras obras. Até fevereiro de 2017 no máximo, iniciaremos essas obras, as quais não tive quando cheguei a prefeitura em 2013.

Então, tenho certeza que unindo a experiência do primeiro mandato com as obras andamento, Simão Dias avançará muito mais nesse segundo mandato.

PLN: Por que escolheu Aloízio Viana para ser o seu candidato a vice na reeleição?

Marival:  No início do meu mandato começaram a perguntar quem seria meu próximo candidato a vice. Sempre tive uma boa relação com o atual vice-prefeito, Aloízio Viana, e eu me comprometi em realizar uma pesquisa para saber quem seria o meu vice. E mais uma vez, eu ouvi a população, que pedia o nome dele. Nós chegamos a ter nove nomes à disposição, quando foi se aproximando o período eleitoral ficaram apenas três, e nessa quantia estava Aloízio Viana.

Então a escolha do nosso vice foi uma escolha democrática, que ouviu a população simãodiense. Além disso, eu não me sentiria bem em trazer um nome que não tivesse o apoio da população.

PLN: Aloízio será o seu sucessor natural?

Marival: Ele não pode mais ser candidato a vice, mas quando chegar o momento ouviremos mais uma vez a população simãodiense. Se a população assim desejar, será ele, mas no momento prefiro não opinar sobre o nome do meu sucessor.

PLN: O secretariado do seu segundo mandato já está definido?

Marival: Haverá algumas alterações, a exemplo da Agricultura e Esporte, pois foram dois secretários que se colocaram à disposição do povo e foram eleitos vereadores. Em relação aos outros, estamos fazendo uma análise, mas acredito que todos permanecerão.

Entretanto conversarei com eles para saber o que eles têm de propostas novas e modernas para a nossa cidade, porque a população espera da gente muito mais do que fizemos nesse primeiro mandato.

PLN: O senhor foi o 6º prefeito mais bem votado em Sergipe, dentre os reeleitos foi o 3°, com 64,44%, isto lhe credencia a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa?

Marival: Muitas pessoas têm comentado sobre isso, mas eu nunca digo nunca, mas nesse primeiro momento eu tenho a visão de que não serei candidato a deputado, mas sim cumprirei meu mandato para que possa construir minha história em Simão Dias. Então nesse momento, eu pretendo concluir todo o mandato de prefeito.

PLN: Como será a sua relação com o Legislativo simãodiense?

Marival: Nesse segundo mandato temos maioria na Câmara. Então tenho certeza que conseguiremos fazer com que as coisas tramitem mais rápido naquela casa. Além disso, a nossa base poderá ser ampliada, porque pretendo trabalhar com os 13 vereadores, pois tudo o que mandei para lá foi em benefício do povo. Por isso, quero o apoio de todos os vereadores.

PLN: Qual mensagem o senhor deixa para o povo de Simão Dias?

Marival: Quero dizer ao povo de Simão Dias que procurarei honrar cada voto que foi me dado. Quero dizer também que procurarei servir a população com a mesma dedicação que servi neste primeiro mandato. Eu também pretendo ampliar cada ação que foi positiva para o nosso município e tentar corrigir aquelas que não foi possível. Então pretendo nesse segundo mandato estender a relação da população com o poder público.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070