Adinaldo: “A crise tem que ser enfrentada com muito diálogo com a população, eficiência de gestão e inovação”

11 de dezembro de 2016 - 14:07, por Alexandre Fontes

Portal Lagarto Notícias

A entrevista desta semana é com o prefeito eleito Adinaldo do Nascimento, de Indiaroba, cidade localizada na região Sul de Sergipe.

Prefeito eleito de Indiaroba

Prefeito eleito de Indiaroba

No universo de 11.641 eleitores, Adinaldo do Nascimento (PMDB), obteve 5.959 votos (64,23%), contra 3.318 (35,77%), de Nelson Habib do PSC.


Portal Lagarto Notícias: Quem é Adinaldo do Nascimento?

Adinaldo: Iniciei minha vida política ainda muito jovem, atuando na fundação do Grêmio estudantil da Escola Agro técnica federal de São Cristóvão, chagando a ser eleito presidente do Grêmio Estudantil. Após minha formação em Técnica Agropecuária, ingresso na luta pela terra, participando de diversas ocupações que posterior se transformaram em Assentamentos, sou Assentado da Reforma Agrária desde 1999, no Assentamento Chico Mendes. Com foco na produção contribuo com a fundação de diversas cooperativas de Agricultores Familiares, a cooperativa que sou fundador, cooperado e fui presidente, a COOPERAFIR. É referência em vendas de produtos da agricultura familiar e tem buscado inovar sua produção a exemplo da produção de óleo de coco, leite de coco e farinha de coco.

Fui vereador de 2000 a 2008, onde tive uma experiência importante, uma passagem de 2004 a 2006 na Secretaria de Obras onde participamos de importantes obras no município. Definimos ser três eleições 2008, 2012 e 2016. Na Eleição de 2016, fomos a chapa vencedora com mais de 64% dos votos, obtendo a maior votação da história politica da nossa cidade.

PLN: Adinaldo tem uma relação pessoal com a cidade de Lagarto. Conte-nos
da sua ligação com os lagartenses?

Adinaldo: Minha família é de Lagarto meus pais são filhos de Lagarto, no município tenho tios e tias, primos. Estudei em Lagarto e ainda adolescente me entusiasmava com política dessa cidade. Mantenho bons amigos, não podemos esquecer que a emancipação de Indiaroba foi proposta por Dionísio Machado um grande homem público e lagartense.

PLN: O porquê decidiu ser candidato a prefeito em 2016?

Adinaldo: Fui eleito em uma cidade que apesar de ser uma das mais belas de Sergipe, com potencial turístico e uma produção fantástica, vive historicamente uma pobreza terrível, era através do nosso povo a necessidade que temos que exercer de forma inovadora e libertadora, sou eternamente grato pela oportunidade que este povo me deu, vou honrar cada instante e lutar junto com a classe política da nossa cidade e do nosso estado para avançarmos na elevação da qualidade de vida do nosso povo,

PLN: Em qual momento o senhor percebeu que seria eleito prefeito da cidade
de Indiaroba?

Adinaldo: Toda eleição é difícil, não tem eleição fácil. Mais o sentimento nas ruas de Indiaroba e nos povoados, nos fortalecia e apresentava um sentimento de vitória, mais a certeza só com a abertura das urnas.

PLN: Durante sua trajetória política o senhor se filiou em diversos
partidos de esquerda, por que resolveu migrar para o PMDB?

Adinaldo: Fui filiado ao glorioso PCdoB por 20 anos, aprendi muito com o partido, na eleição tive o apoio do PCdoB, que estava claro a necessidade de focar em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. Tivemos o convite do Deputado Pastor Jony para se filiar no PRB, passamos um período pequeno no partido, mais o governador Jackson Barreto que é sem dúvida uma grande liderança e em Indiaroba é indiscutível, o político estadual que mais tem relação com o nosso povo, fez muito e vai continuar fazendo por Indiaroba, não poderíamos deixar de avaliar a filiação no PMDB. Foi acertado e definido pelo nosso grupo a nossa filiação ao PMDB e o nosso povo aprovou nossa filiação.

PLN: O senhor faz parte do partido do Jackson
Barreto, qual será a relação da sua administração com o Governo do
Estado?

Adinaldo: Temos uma ótima relação com o governador Jackson Barreto, ele nutre um verdadeiro amor a nossa cidade e nosso povo. Vamos avançar muito com o nosso governador, mesmo enfrentando um dos momentos mais críticos da nossa história.

PLN: Qual a sua relação com os parlamentares sergipanos em Brasília? Já há
afinidade política com algum deputado federal para as Eleições 2018?

Adinaldo: Sim. São nossos principais parceiros, já visitamos todos os parlamentares sergipanos e fomos muito bem recebidos, a exemplo do Deputado Federal Fábio Reis, muito bem articulado e respeitado em Brasília, sempre bem votado em nossa cidade, esperamos realizar diversas parcerias com ele e com os outros parlamentares.

PLN: Quais as dificuldades que o senhor deve enfrentar a Prefeitura
Municipal?

Adinaldo: Serão diversas, temos 73% com despesa de pessoal, não poderemos contratar, temos diversos processos judiciais contra a Prefeitura, não temos receita própria, precisamos avançar muito na transparência e na participação popular.

PLN: Qual ou quais as prioridades da sua administração?

Adinaldo: Pagamento em dia dos Servidores, esse é nosso foco inicial, nossa economia está muito desestruturada e um dos principais motivos é o atraso do pagamento de servidores, a saúde é outra prioridade. Não podemos deixar de estar presente na Segurança Pública, mesmo sabendo que não é nosso dever constitucional, mais tem sido uma das grandes demandas do nosso povo. Não vamos deixar de lado nossa ação na geração de trabalho e renda que é fato o que liberta o povo.

PLN: Indiaroba é um ponto turístico do estado de Sergipe, o que
pretende realizar para impulsionar o turismo local?

Adinaldo: É de fato! Um dos lugares mais lindo de Sergipe, vamos de maneira dialogada fortalecer este grande potencial de gerador de trabalho. A construção da orla do Pontal em parceria com Governo do Estado, a orla e atracadouro de Terra Caída, revitalizar nossa orla na sede de Indiaroba, agregado a Ponte Gilberto Amado, a segunda maior ponte do Nordeste do Brasil, vão ser grandes referenciais, para atender a nossa vocação de sermos a cidade do turismo ecológico.

PLN: O senhor será um prefeito de apenas administrar a folha de pagamento
da prefeitura? Como pensa enfrentar a crise financeira no seu primeiro
ano de governo?

Adinaldo: A crise tem que ser enfrentada com muito diálogo com a população, eficiência de gestão e inovação, participação do povo nas questões, não teremos receio de compartilhar nossas dificuldades o povo é nossa autoridade e razão da nossa existência quanto agentes políticos, a ele devemos toda nossa ação. Vamos enfrentar item a item e buscar parcerias, sem elas não venceremos essa crise.

PLN: Por que da escolha de Marcos Sertanejo como candidato a vice na
chapa encabeçada pelo senhor?

Adinaldo: Pra mim essa eleição ficou claro que o povo não aceitaria acordos. Marcos Sertanejo é um dos meus melhores amigos, perdeu comigo a eleição de 2012 e ficou na luta, na defesa dos interesses da população de Indiaroba, fiquei muito feliz com a indicação do grupo ao nome de Marcos Sertanejo, vai ser um grande vice-prefeito.

PLN: A transição já iniciou? A equipe de governo já está montada?

Adinaldo: Nossa transição está sendo feita, é claro que já foi uma grande iniciativa dos órgãos de controle essa propositura, mais ainda está longe de sermos um país com princípios republicanos. Vamos avançar cada vez mais, Sergipe já é um exemplo para outros estados. Nosso Secretariado já foi montado, estamos trabalhando muito no planejamento, para que o povo tenha uma gestão inicial com ações que já indique mudanças positivas.

PLN: O senhor contará com quantos vereadores na base aliada? Qual será a
relação do executivo com o legislativo?

Adinaldo: Fui vereador por dois mandatos, sei o quanto é difícil para os vereadores sua atuação. Estamos construindo maioria na câmara como muito diálogo e com os princípios que norteiam a política na atualidade, nosso município sofre muito, não vou escolher oposição cada um tem sua bondade e vou buscar extrair o melhor, somando forças para sairmos dessa crise o quanto antes.

PLN: Qual a mensagem que o senhor deixa para o povo de Indiaroba?

Adinaldo: Agradeço a Deus e ao povo de Indiaroba pela oportunidade, vou buscar honrar a cada instante, fazendo o melhor possível, tendo a consciência do desafio, vamos caminhar sempre com o povo. Obrigado pela entrevista e parabéns pelo excelente trabalho.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070