“Sou um homem que sonha com um mundo melhor e com pessoas melhores a nossa volta sempre”

12 de fevereiro de 2017 - 22:24, por Alexandre Fontes

Portal Lagarto Notícias

No início da nova rodada de entrevista do Portal Lagarto Notícias, o nosso entrevistado é o contador, servidor público e diretor geral da Faculdade Dom Pedro II, Rivaldo José do Nascimento Júnior, de 33 anos.

PORTAL LAGARTO NOTÍCIAS: Quem é Rivaldo Júnior? Qual a sua trajetória de vida, profissional e familiar?

Entrevistado da Semana

Entrevistado da Semana

Rivaldo Júnior: Sou um homem que sonha com um mundo melhor e com pessoas melhores a nossa volta sempre. Sou Professor, Contador e Auditor Público, porém, posso dizer que sou Rivaldo Junior, pai de Mariana e esposo de Alécia, meus motivadores para lutar nesta vida, além de sempre ser o Rivaldo Junior da Igreja como muitos assim conhecem, pela minha atuação na Igreja Católica de Lagarto desde os meus 15 anos por amor a Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador. A minha trajetória é de pessoa simples, afinal sou o filho mais novo do Sr. Rivaldo e Dona Gilvanete, pais maravilhosos que Deus com muito carinho me deu e fez com que eles me ensinassem a viver, sempre me fazendo correr atrás dos meus sonhos e de suprir as minhas necessidades, materiais, espirituais e porque não dizer emocionais, o apoio de ambos para o resultado do que sou hoje é indiscutível e indescritível, haja visto, que por muitos anos moramos no povoado Coqueiro e mesmo assim, eles nunca me deixaram ser vencido pelo cansaço, me estimulando sempre a estudar, mesmo que tivesse que enfrentar diversas intempéries do tempo, já que na nossa condição humilde, sempre tive que enfrentar sol e chuva para ir e vir para escola aqui na cidade de forma que enfrentava 9km por dia de bicicleta ou a pé para poder frequentar os bancos escolares. Cresci com minhas duas irmãs vivenciando essas dificuldades para estudarmos e hoje louvo a Deus por ter vivido este momento, pois foi o motivador para me fazer mais forte e determinado em alcançar alguns objetivos na vida.

Sou agradecido a Deus pelas oportunidades que ele sempre me deu principalmente em trabalhos, pois comecei a trabalhar com 17 anos, como atendente vendedor (em períodos sazonais) na loja de minha tinha onde pude aprender a lidar com clientes e com vendas, depois fui estagiário de um escritório de contabilidade aqui da cidade onde pude aprender muito sobre a profissão que naquele momento já estudava. Tive a honra de vivenciar um trabalho temporário no IBGE (Técnico de Pesquisa e Mapeamento) onde passe quase dois anos e foram bem gratificantes pois aprendi a arte de convencer, afinal tinha que convencer as pessoas a responderem as pesquisas com muito zelo para contribuirmos com as estatísticas do nosso país. Trabalhei em Bancos especializados em empréstimos e financiamentos e depois decidi fazer concursos, momento pelo qual fui ser professor em escola profissionalizante e nos outros horários buscava estudar para chegar a tão sonhada aprovação em concurso público, momento pelo qual fui aprovado como Analista Contábil e Financeiro da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), atuando na sede da FHS e em seguida no Hospital Regional de Lagarto, onde atuei como analista e como Gerente Administrativo, simultâneo a esse último por ter me apaixonado pelas Ciências Contábeis e pela sala de aula, comecei a lecionar no ensino Superior na Faculdade José Augusto Vieira (FJAV) nos cursos de Ciências Contábeis e de Administração, nesta tive a oportunidade de além de docente ser Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, oportunidade impar para um crescimento e amadurecimento como profissional no mundo acadêmico e como pessoa. Por fim, com a aquisição da FJAV pelo Grupo Unidom, tive a oportunidade de além de ser coordenador de curso e docente, em pouco tempo da chegada do grupo assumir a Diretoria Geral da Faculdade Dom Pedro II – Sergipe, onde estou até o presente. Costumo dizer aos meus alunos que sinto uma verdadeira inquietação e um querer de dinâmica nas coisas e na vida, dessa forma fui aprovado no concurso público da Prefeitura Municipal de Lagarto como Auditor Interno o que me proporcionou decidi em deixar a FHS e passar a atuar na Controladoria Geral do Município de Lagarto.

PLN: Quais são as suas contribuições para o mundo da ciência?

Rivaldo Júnior: Sou apenas um entusiasta do conhecimento, acredito e gosto de dizer que precisamos da ciência para que Deus venha agir em nosso favor, pois tudo na vida transcorre para o bem dos que amam a Deus.

PLN: Como surgiu o seu interesse pelo mundo da contabilidade?

Rivaldo Júnior: Na verdade em meio as dúvidas típicas de uma jovem decidindo sua futura profissão me vi em meio a diversas dúvidas do que fazer e por gostar da área financeira decidi fazer Ciências Contábeis, apesar de durante o primeiro semestre acreditar está no curso errado por sentir uma verdadeira vontade de atuar em sala de aula, achava eu que deveria sair dali e fazer alguma licenciatura, porém um iluminado professor certa deita me alertou que via que eu estava me dando muito bem com os conteúdos do curso e que essa angustia de querer ser professor poderia ser sanada a medida que ao formar-se poderia contribuir com o mundo acadêmico sendo um professor de Contabilidade.

PLN: Além de professor, o senhor é sócio da Ativos Contabilidade. Como surgiu essa ideia, qual o objetivo e o diferencial da marca?

Rivaldo Júnior: Então, com a atuação acadêmica e a vivência do mundo acadêmico sempre fui muito questionado pelos alunos do porque não abria um escritório para por em prática os ensinamentos de conteúdo e vida que sempre compartilhei com eles em sala, dessa forma o tempo nos proporciona as coisas, então, Deus colocou no meu caminho diversos alunos maravilhosos como pessoas e profissionais, porém, me presenteou com Ivan Matos e Gilson Ramos, em épocas distintantes da minha carreira docente mas ambos com características bem parecidas no tocante a inteligência, esforço, dedicação ao que faz e acima de tudo retidão como pessoa, qualidades estas que na primeira oportunidade que tivemos de conversar sobre ter um escritório já sentíamos que precisávamos amadurecer a ideia e fazer acontecer, fizemos o projeto, e em 2016 concretizamos esse projeto. Contudo, as características que nos reúne contribui com o diferencial da nossa marca, pois dedicação e diligência no que se faz no ramo contábil é essencial para crescermos como profissionais e como cuidadores das pessoas jurídicas. Assim, fazer a contabilidade acontecer em todos os seus segmentos é o nosso desafio para que possamos mostrar aos empresários que aderem aos nossos serviços de que é possível ter saúde financeira sendo correto com o fisco, com seus clientes e com seus fornecedores. Trabalhando conceitos de elisão fiscal e de gerenciamento para o melhor controle do negócio.

PLN:  Como diretor geral da Faculdade Dom Pedro II, qual a avaliação que o senhor faz da estada da instituição em Lagarto?

Rivaldo Júnior: A Faculdade Dom Pedro II – Sergipe e não diferente do grupo educacional Unidom que a mantem, carrega uma característica diferenciada de todas as outras, o acolhimento no tocante a atender a comunidade acadêmica, dar atenção ao que estes têm a dizer e trabalhar dentro das limitações e recursos escassos proporcionados pelo mundo econômico que vivemos, faz a diferença da marca e da estada desta em Lagarto. A valorização do que é local é uma característica da mantenedora da Faculdade, ponto importante para a minha adesão aos seus projetos como profissional. Em Salvador a marca teve a responsabilidade de iniciar uma verdadeira revitalização do Bairro Comércio, e aqui em Lagarto trabalhamos sempre para valorizar a mão de obra local, as potencialidades do capital intelectual que os Lagartenses e Sergipanos tem. Esse é um ponto importante, apesar de ser um grupo de outro estado tem a preocupação de gerar empregos e rendas para profissionais locais. Assim como, contribuir com o crescimento de Lagarto e região com a habilitação de profissionais qualificados para o mercado, colaborando assim com o desenvolvimento regional.

PLN: Para o senhor, qual a maior dificuldade que o ensino superior enfrenta atualmente?

Rivaldo Júnior: Devido à crise política e econômica enfrentada pelo país nos últimos anos o descrédito da população para com a Educação de forma geral impacta no ensino superiores, vemos apesar das leis cada dia mais adolescentes que deixaram de frequentar as escolas e consequentemente não terminando o ensino médio não se chega ao nível superior. Porém, creio que as políticas públicas precisam ser bem traçadas e planejadas para poder atingir mais esses alunos e retê-los na sala de aula.

PLN:  Como o senhor avalia o impacto dessa reforma do ensino médio nas instituições de ensino superior? É algo positivo? Por quê?

Rivaldo Júnior: Creio que os alunos que tiverem a oportunidade de aderir a esta modalidade de ensino poderão ter um melhor desempenho como aluno do ensino superior. É algo positivo, porque provocará o estudante a dedicar a maior parte do seu tempo aprendendo, porém, o Brasil ainda precisa de grandes ajustes para manter e ter um bom resultado com as consequências dessa reforma.

PLN: Diante deste cenário de recessão econômica e desemprego, qual a orientação que o senhor tem dado aos seus alunos e que gostaria de compartilhar com a população?

Rivaldo Júnior: Bem, sempre afirmo para eles que o momento é de criar e inovar, todas as crises provocam um efeito desastroso a curto prazo, mas pode ter consequência positivas a longo prazo, pois, a capacidade do ser humano em criar, inovar e ganhar a vida é indiscutivelmente algo genial e com o Brasil não vai ser diferente. Porém, o maior conselho é buscar estudar o máximo possível, pois temos um mercado carente de profissionais excelentes e esse diferencial eles podem construir para eles mesmo.

PLN: Mudando de assunto, qual a sua expectativa para o futuro do nosso país e principalmente do município de Lagarto?

Rivaldo Júnior: Espero sempre melhoras, sonho com melhoras e peço a Deus por estas melhoras, pois sabemos que estamos vivendo um momento histórico no país e com certeza este irá contribuir para uma nova consciência crítica do povo brasileiro. Inclusive desejo que os governantes em todas as suas esferas possam ser felizes em suas tomadas de decisão e que pensem primeiro no povo, pois a máquina pública é para gerir o que é da população e construir meios para beneficiar o povo, sejam com obras, com melhorias em saúde e educação, sejam em coisas simples como a valorização do funcionalismo público e dos agentes da economia local, para que tenhamos uma melhor circulação de dinheiro no mercado interno e consequentemente uma melhora na qualidade de vida de todos os habitantes.

 

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070