Segundo mandato: Os 100 dias de Marival Santana em Simão Dias

17 de abril de 2017 - 11:35, por Marcos Peris

Contrariando a ideia tão propalada de que todo segundo mandato nunca repete o primeiro, a gestão Cuidando do Nosso Povo chega aos 100 dias de administração em meio a um ritmo arrojado de obras e ações que têm impulsionado o desenvolvimento do município.

Como vem fazendo desde 2013, a prefeitura mais uma vez valorizou os professores e em 2017, autorizou o reajuste de 7,64% definido pelo MEC para o pagamento do Piso Salarial do Magistério. Nestes 100 dias, também realizou Encontro Pedagógico; cursos e palestras com a finalidade de capacitar os docentes, e implantou o programa ‘Novo Mais Educação’. Sem contar na realização do Processo Seletivo.

Os alunos da rede municipal de Simão Dias contam com merenda de qualidade nas unidades escolares e com transportes limpos e bem cuidados.

A prefeitura ainda mantém em ritmo acelerado, a construção de mais uma creche, desta feita, no conjunto Virgílio Sobrinho. Quando pronta, a unidade irá atender a mais de 100 crianças da localidade.

E o trabalho da prefeitura não parou por aí, na área da saúde, a administração traçou o cronograma para inaugurações das 11 Unidades Básicas de Saúde, sendo localizadas nos povoados Salobra, Paracatu do Meio, Sítio Alto, Caraíbas de Baixo, Galho Cortado, Mato Verde, Pau de Leite, Brinquinho, Mata do Peru e no Assentamento 8 de Outubro, visto que a unidade do povoado Lagoa Grande já foi entregue à população na última quinta-feira (6). Já no conjunto Augusto Franco, sede do município, as obras da 12ª UBS estão bastante adiantadas.

A secretaria da Saúde também realizou mutirões de glaucoma em parceria com o IOSE; apoiou as ações da Brigada Estadual de combate ao mosquito Aedes Aegypti; comemorou 1 (um) de funcionamento do Centro de Especialidades; discutiu com o Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias melhorias para a categoria, além de participar no município de Lagarto de Conferência para discutir saúde pública.

Nestes 100 dias, Simão Dias ganhou uma nova sede do Conselho Municipal de Saúde e foi contemplada com o ‘Programa Melhor em Casa’, segundo município de Sergipe beneficiado com o projeto.

A secretaria de Assistência Social, por meio do SCFC, realizou palestras motivacional e de orientação nos casos de atendimento em primeiros socorros, bem como entregou à população a reforma do Centro de Convivência com a instalação do CRAS I. Campanha de combate ao trabalho infantil e caminhada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foram também evidenciadas nestes três primeiros meses da administração em Simão Dias.

A gestão também valorizou a cultura com incentivo a apresentação do grupo ‘Dança de Roda’ do povoado Sítio em abertura de exposição fotográfica em Aracaju.

Através do DTTU, o município investiu em melhorias no trânsito com orientações, capacitações e sinalizações. Também foi realizado o I Dia Municipal de Transito, Saúde e Cidadania, em parceria com as secretarias da Saúde, Assistência Social, além do Detran, PF, Hemose, e demais instituições.

Mesmo em crise financeira, mas com todos os servidores recebendo em dia, a prefeitura, através da secretaria de Esportes realizou o Carnaval do Povo, com atrações de renome nacional, a exemplo de Babado Novo e Peruano Cavaleiros. Uma festa que teve apoio do Governo Federal e que construiu para gerar emprego e renda para os simãodeinses.

A secretaria também traçou cronograma para a realização de campeonatos de futebol de campo e futsal, Jogos Estudantis 2017, assim como vem apoiando o time de Simão Dias no Campeonato de Quarentões, dentre outras modalidades esportivas, a exemplo do apoio ao Campeonato de Skate.

Sucesso na sede da cidade, a secretaria também começou a implantar a Academia da Gente nos povoados do município. Sem contar que as obras de construções das três novas quadras poliesportivas na Rua Santa Cruz, no conjunto Virgílio Sobrinho e no povoado Triunfo estão bem adiantadas.

Com a seca e estiagem, nos 100 dias da nova gestão em Simão Dias, e através da secretaria de Agricultura, em todo o município a prefeitura realizou ações concretas de médio e longo prazo.

Utilizando caminhões-pipas da própria administração, bem como de outros veículos contratados, a prefeitura realizou e ainda realiza a distribuição de água potável em todas as comunidades simãodienses. Por dia, cerca de 25 famílias estão sendo atendidas com a iniciativa.

E o trabalho da prefeitura também se estendeu a limpeza de tanques, barragens e nações, como forma de melhor aproveitar às águas que virão das chuvas.

Diversos reservatórios públicos foram limpos no município, a exemplo das localidades de Apertado de Pedras, Espinheiro Assentamento 8 de outubro, Jenipapo, Canafístula, Paracatu, Coração de Maria, Pastinho Jacaré, Galho Cortado, Campo Limpo e Curral dos Bois. Ao total mais de 100 ações dessa natureza já foram realizadas nos primeiros meses de 2017.

Já em parceria com a Cohidro foram perfurados poços nas localidades de Lagoa Seca, Barnabé, Caiçá, Jitaí e Rua do Fogo, Sítio Alto e Apertado de Pedras.

Outros 28 poços receberam manutenção e reparos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de quem precisa do líquido precioso. A prefeitura manteve com excelência a manutenção das estradas vicinais do município e a iluminação pública, e ainda fruto de emendas parlamentares assinou contratos para a reforma do prédio do Caiçara Clube, reformas e construções de novas praças, aquisição de patrulha mecanizada e adequações em logradouros públicos.

Nestes 100 dias de administração, a prefeitura de Simão Dias foi destaque no Tribunal de Contas do Estado (TCE), por cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como foi escolhida a 17ª melhor administração do Brasil, pela União Brasileira de Divulgação (UDB).

Por Marcos Peris

 

 

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070