LAGARTO POR ADALBERTO FONSECA*

21 de abril de 2017 - 00:06, por Claudefranklin Monteiro

livro de adalberto

História de Lagarto

Parto difícil, porém realizado. Foi lançado no último dia 20 de abril [2003] o tão esperado livro História de Lagarto, de autoria do pesquisador Adalberto Fonseca.

A concretização desse sonho é em si uma história digna dos melhores dramas já contados nesse mundo. Idealizado, feito, refeito e remexido várias vezes, o livro finalmente tornou-se público.

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que se fez justiça. Agora sim, já é possível construir e reconstruir a História de nossa gente, pois já existe um referencial, um ponto de partida.

Resultado de longos e incansáveis anos de pesquisa, História de Lagarto vem à lume para despertar no mínimo curiosidade e no máximo interesse, por desvendar as mais recônditas histórias e estórias dessa terra tricentenária.

Como historiador, quero salientar a importância dessa obra, que acima de quaisquer questiúnculas é fato e merece ser referendado.

História de Lagarto, com certeza, irá levar à construção de novos fatos e de novas interpretações. Vem dosado e temperado com muita boa vontade e espírito provocador de identidade.

Evidente que não se pode esperar que a mesma seja um trabalho científico. Não se pode e é injusto cobrar do desbravador Adalberto Fonseca, técnicas e domínio de procedimentos históricos. Ou ainda conduta fidedigna de historiador de formação acadêmica.

Dê-lhe, portanto, o valoR que de fato lhe merece: de obra pioneira, resultado de uma personalidade ávida por contribuir com a cultura da terra que adotou como sendo sua e de um povo que aprendeu a amar.

Sobre isto, é mister lembrar que nem mesmo os filhos mais ilustres de Lagarto, como Laudelino e Sílvio sequer deixaram uma obra sobre a História de seu povo. Entretanto, um cidadão de Campo do Brito assim o fez.

Se houve e há erros, se aqui ou ali pairam dúvidas, não cabe a ninguém estacionar nas limitações do autor. É preciso ir além e ajudar a completar, quantas vezes for necessário, a obra iniciada.

* Publicado, originalmente, no Jornal Folha de Lagarto, Lagarto, p. 10 – 10, 01 jul. 2003.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070