Meio-dia e meio ou meio-dia e meia

17 de junho de 2017 - 08:25, por Moacir Poconé

Forma correta

Forma correta

A forma correta de escrita da expressão é meio-dia e meia. A expressão meio-dia e meio, embora seja muito utilizada, está errada. Devemos utilizar a expressão meio-dia e meia sempre que quisermos referir a décima segunda hora do dia mais trinta minutos, ou seja, o meio-dia mais meia hora.

A palavra meia é um numeral fracionário e se refere à metade de um todo, de uma unidade. Sendo um numeral fracionário, deverá estabelecer concordância com a unidade fracionada. Neste caso, a unidade fracionada é a hora, um substantivo feminino: uma hora, meia hora.

Esta dúvida surge porque é feita, erradamente, concordância com a palavra dia em vez da palavra hora. Sempre que fracionamos a hora, utilizamos a palavra meia, no feminino, como em sete e meia, onze e meia, cinco e meia. Assim, o correto também será meio-dia e meia, uma vez que a palavra hora se encontra subentendida: meio-dia e meia hora.

Exemplos:

  • Eu e meu irmão estaremos no portão da escola ao meio-dia e meia.
  • Sairei do trabalho ao meio-dia e meia.
  • É meio-dia e meia.

Fique sabendo mais!
Em se tratando da décima segunda hora do dia, é errado escrever meio-dia sem hífen. Embora o Novo Acordo Ortográfico tenha trazido diversas alterações na hifenização das palavras compostas, não houve alteração na palavra meio-dia. A junção das palavras meio e dia, sem hífen, pode ocorrer significando a metade de um dia e não a décima segunda hora do dia.

Exemplos:

  • A formação terminará ao meio-dia.
  • A formação terminará às doze horas.
  • Os alpinistas estiveram meio dia esperando socorro.
  • Os alpinistas estiveram metade de um dia esperando socorro.

Fonte: https://duvidas.dicio.com.br/meio-dia-e-meio-ou-meio-dia-e-meia/

Por Moacir Poconé

 

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070