Comissão aprova ‘distritão’, fim do cargo de vice e redução do número de suplente de senador

10 de agosto de 2017 - 13:56, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

PREFEITO TRABALHA PARA RACHAR PARTIDO E FUNDAR UMA NOVA LEGENDA I

O PSDB poderá sofrer um racha nacional gerando assim uma subdivisão com a criação de outro partido com líderes de diversos estados. O assunto vem sendo tratado com cautela nos bastidores de Brasília e de São Paulo, e tem como liderança maior, interessada, o prefeito paulista, João Dória.

PREFEITO TRABALHA PARA RACHAR PARTIDO E FUNDAR UMA NOVA LEGENDA II

Diversos políticos do próprio PSDB e de outras legendas já sendo sondados para aderir ao projeto, que terá no seio empresarial a principal base de sustentação. Em Sergipe, filiado ao partido, caso seja confirmada essa divisão, com quem ficaria o senador Eduardo Amorim?

DEPUTADA DE LAGARTO PARTICIPA DE EVENTO EM SÃO PAULO I

A deputada estadual Goretti Reis (PMDB) está participando, em São Paulo, da abertura da Conferência Nacional de Prefeitas e Governadoras e da VII Conferência Nacional de Primeiras Damas, iniciativa da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) e da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama (FEMAMA).

DEPUTADA DE LAGARTO PARTICIPA DE EVENTO EM SÃO PAULO II

O evento tem por objetivo promover o engajamento entre as lideranças municipais e estaduais e ONGs que trabalham com o combate ao câncer de mama na região. A parlamentar lagartense é presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres.

VICE-GOVERNADOR CONCEDE ENTREVISTA EM RÁDIO COMUNITÁRIA DE BOQUIM

No próximo sábado (12), o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) concede entrevista ao programa ‘Sábado em Ação’, na rádio RCB (104,9) do município de Boquim. A audição tem início às 12h e conta com a apresentação do ex-vice-prefeito e radialista Cloves Trindade.

Entrevista no próximo sábado

Entrevista no próximo sábado

POLÍTICO DIZ QUE NÃO PASSA DE FACTOIDE MUDANÇA DE NOME PARA O GOVERNO I

Um político de grande envergadura em Sergipe disse em uma mesa de restaurante, recentemente, que não adianta setores da mídia tentarem criar factoides descartando o nome de Belivaldo Chagas (PMDB) para à disputa pelo Governo pelo bloco de situação.

POLÍTICO DIZ QUE NÃO PASSA DE FACTOIDE MUDANÇA DE NOME PARA O GOVERNO II

Segundo ele, Belivaldo já vai ser governador em abril do próximo ano, com a desincompatibilização de Jackson Barreto (PMDB) do poder executivo estadual, ficando apto para disputar à reeleição. E brinca: ‘alguém em sã consciência imagina que Jackson irá deixar Valadares retornar ao Senado assim tão facilmente’.

VEREADOR ANTECIPA ELEIÇÃO E SE REELEGE PRESIDENTE

O vereador Nitinho Vitale (PSD) antecipou a eleição na Câmara de Aracaju e acabou sendo reeleito para o biênio 2019/2020. O presidente reeleito conseguiu 20 votos favoráveis e 4 abstenções. A chapa encabeçada por Nitinho tem ainda Thiaguinho Batalha (PMB) na vice; Dr. Gonzaga (PMDB) 1° secretário; Isac (PCdoB) 2° secretário e Seu Marcos (PHS) no cargo de 3° secretário.

COMISSÃO APROVA ‘DISTRITÃO’, FIM DO CARGO DE VICE E REDUÇÃO DO NÚMERO DE SUPLENTE DE SENADOR I

A comissão da Câmara que discute mudanças no sistema eleitoral aprovou na madrugada desta quinta-feira (10), por 17 votos a 15, uma emenda que estabelece o chamado “distritão” nas eleições de 2018 e de 2020 para a escolha de deputados federais, deputados estaduais e vereadores, além de outras regras para as eleições futuras.

COMISSÃO APROVA ‘DISTRITÃO’, FIM DO CARGO DE VICE E REDUÇÃO DO NÚMERO DE SUPLENTE DE SENADOR II

No “distritão”, cada estado vira um distrito eleitoral e são eleitos os candidatos mais votados, sem levar em conta os votos para o partido ou a coligação. Ou seja, torna-se uma eleição majoritária, como já acontece atualmente na escolha de presidente da República, governador, prefeito e senador.

COMISSÃO APROVA ‘DISTRITÃO’, FIM DO CARGO DE VICE E REDUÇÃO DO NÚMERO DE SUPLENTE DE SENADOR III

Quem não deve ter gostado da aprovação do relatório são vices, pois de acordo com o relatório aprovado, o texto extingue da política brasileira as figuras de vice-presidente da República, vice-governador e vice-prefeito.

COMISSÃO APROVA ‘DISTRITÃO’, FIM DO CARGO DE VICE E REDUÇÃO DO NÚMERO DE SUPLENTE DE SENADOR IV

A proposta também reduz o número de suplentes de senadores, de dois suplentes para um. Em caso de morte ou renúncia do titular, será feita nova eleição para o cargo, na eleição subsequente. Esse substituto terá mandato somente até o término do mandato do antecessor. O texto define, ainda, que o suplente de senador será o candidato a deputado federal que ocupar o primeiro lugar na lista preordenada do partido do titular do mandato.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070