Binômio: Nutrição e atividade Física

15 de agosto de 2017 - 09:17, por Rafael Pires

Nós fomos feitos para assistir filmes, ficarmos sentados comendo “calorias vazias”, vendo a vida passar, ou nascemos para viver, para sermos ativos? Paradoxo com resposta óbvia. Mas vamos para uma visão mais aprofundada do por que esses dois termos têm atuação mútua em prol da sua saúde. Vamos primeiro falar sobre a atividade física. Já é consolidado, que quanto mais ativa for a pessoa, menor são os ricos de patologias futuras e melhor é sua saúde atual. Mas porquê?

Quando se faz uma atividade física aeróbica (correr, pedalar), você estimula seu sistema cardiovascular, melhorando a médio prazo sua resistência, primeiro, por aumentar o óxido nítrico endotelial, melhorando o bombeamento do coração e levando nutriente de uma forma mais eficaz a todo o organismo, posteriormente age amplificando a ação da mitocôndria (organela responsável pela geração de energia), otimizando a utilização do nosso combustível primordial o carboidrato e posteriormente a gordura. Já nas atividades intermitentes (crossfit, basquete, lutas de força) e anaeróbicas (musculação), ocorre o estimulo de uma proteína responsável pela hipertrofia muscular, a Mtorc1, e é essa sinalização gerada pelo exercício correto aliada a nutrição aplicada ao esporte, que fazem que os resultados sejam notórios.

Músculo é saúde, diria que é uma poupança a longo prazo e uma ferramenta a curto. Por ser um tecido metabolicamente ativo, ele gasta calorias para se manter presente no organismo, ou seja, dificulta o processo de acúmulo da gordura corporal (lipogênese), melhorando o perfil lipídico, a parte estética e a saúde como um todo. E a nutrição nutri? A nutrição serve de substrato para todo esse ambiente bioquímico que a atividade física gera, creatina, ômega-3, leucina, hidroximetilbutirato (HMB), proteínas de alto valor biológico, vitaminas do complexo b, cálcio, selênio, magnésio, coenzima q10, fitoquímicos, são alguns componentes da nutrição que garantem performance, qualidade de vida e o mais importante, saúde.

A nutrição é uma alquimia, uma ciência destinada ao bem, através da alimentação. Tudo que é arquitetado, tem um objetivo, tudo que consumido tem prol ou um ônus, a nutrição pode ser simples num primeiro momento, mas torna-se cada vez mais complexa quando o profissional enxerga novos horizontes através do conhecimento.

Você não treina, você sinaliza, você não come, você se alimenta. Pense nisso, e seus resultados terão um upgrade considerável, seja lá qual for seu objetivo, busque sempre o seu melhor.  #rafaelpiresteam #descompliqueocomplexo

Por Rafael Pires

Rafael Pires - Nutricionista

Rafael Pires – Nutricionista

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070