Carlucio Alves: “a prioridade da Supermoda é contribuir para a felicidade das pessoas”

20 de agosto de 2017 - 16:02, por Alexandre Fontes

Portal Lagarto Notícias

Nesta semana, o Portal Lagarto Notícias entrevistou um dos empresários responsáveis pela chegada e expansão da Rede Supermoda em Sergipe, Carlucio Alves. Casado, com 48 anos e pai de dois filhos, o empresário que hoje coordena a citada rede varejista em Sergipe falou dos novos investimentos da marca em Lagarto, e de como a Supermoda trabalha para contribuir com a felicidade das pessoas.

Entrevista da Semana

Entrevista da Semana

Além disso, Carlucio também contou um pouco da sua vida, do início da sua vida empresarial em Lagarto, bem como da importância das pessoas em buscarem se qualificar para garantirem o seu espaço no mercado de trabalho.

Confira a Entrevista da Semana na íntegra:

PLN: Quem é Carlucio Alves?

CA: Sou um administrador de empresa com formação prática, que dedicou 20 anos de sua vida ao comércio varejista, e que hoje se sente apto a gerenciar empresas desse ramo.  Além disso, comecei minhas atividades empresariais em Lagarto, através da Ideal Calçado, que passou a se chamar Minas Calçados, e que em 2007 tornou-se Supermoda.

PLN: Por que Supermoda?

CA: Esse nome Supermoda veio com o objetivo de unificar a identidade das lojas que o Grupo Tavares possuía em Sergipe, pois elas funcionavam com nomes diferentes. Então o grupo reuniu uma equipe de marketing e o nome Supermoda foi escolhido e adotado em todas as lojas do grupo no Brasil. Uma vez que o nome Supermoda transmite a nossa missão de estar sempre em destaque no ramo de moda. Tanto que em Sergipe nós temos nove unidades distribuídas em todas as regiões do estado.

PLN: Como foi o início da sua carreira empresarial em Lagarto, com a Ideal Calçados, e sem aquela formação acadêmica em administração?

CA: Esse começo normalmente é muito difícil, e não recomendo a ninguém que comece o trabalho de administrador de empresa sem possuir uma formação dentro da área. Há 20 anos, o processo era mais prático e a gente não dependia tanto de tecnologia e teorias, então isso me favoreceu na época, mas hoje não daria para fazer isso sem me preparar.

Por isso que ao longo dos anos fui percebendo a necessidade de me reciclar. Foi a partir dai que procurei participar de cursos, assistir palestras e pedir a ajuda de profissionais do setor, com isso fui adquirindo experiência. Ingressei na faculdade, mas só fiquei um período devido à sobrecarga de atividades, mas isso não me impediu e nem me impede de adquirir novas informações e experiências dentro da administração.

PLN: Qual o principal aprendizado que o senhor retirou desses cursos e palestras que procura participar?

CA: Esses cursos estão sempre buscando abrir a cabeça da gente, para que possamos estar sempre inovando e criando algo diferente, não deixando nada para depois. Tomando atitude, no sentido de colocar todas as coisas da empresa em prática, e de estar sempre buscando novas capacitações.

PLN: Qual a avaliação que o senhor faz desses 20 anos de comércio?

CA: São 20 anos que me trouxe bastante alegria e satisfação, porque foi sofrido, sem dúvida nenhuma, mas acho que nada que é fácil vai ter sabor. Hoje me sinto realizado, porque pude aprender muito como profissional e como pessoa, uma vez que o comércio nos obriga a estar sempre buscando novidades e inovando.

PLN: Há um grande empresário em Lagarto que afirma: “Todo grande empresário tem que falir, pelo menos três vezes”. Isso já aconteceu com o senhor?

CA: (Risadas) Nesse ramo de moda, calçado e confecção eu não tive esse problema. Mas eu já tive uma empresa, de outro segmento, que não deu certo. Tanto que depois de três anos eu tive a necessidade de fechá-la. Se forem necessárias três falências, espero que as outras duas sejam em outro ramo, porque neste estou muito bem, obrigado.

PLN: O que fez a rede Supermoda voltar seus olhos para Lagarto e Sergipe?

CA: A rede Supermoda já existe em Sergipe há muitos anos, mas com bandeiras diferentes. Até que surgiu a necessidade de unificar a marca e baixar custos de marketing, o que terminou com o nascimento e implantação do nome Supermoda.

Graças a Deus, a Supermoda foi muito bem acolhida pelo público sergipano e, mais especificamente, de Lagarto que foi onde tudo começou dentro do estado. Sinceramente, foi algo muito bacana para nós porque a população nos deu uma grande credibilidade e um grande respeito.

PLN: Ao mudar de nome, obrigatoriamente, muitas coisas mudam. Diante disso, qual a filosofia que a Supermoda quis trazer para Sergipe? Qual o diferencial que a marca quis trazer para o estado?

CA: Quando chegamos, um dos nossos principais diferenciais foi o de realmente acreditar nas pessoas. Desde aquela época, o nosso grande diferencial foi justamente dar maior credibilidade ao consumidor da região, porque nós acreditamos do crediário, quando os consumidores lagartenses possuíam a necessidade de possuir esse modo de pagamento. Então nós decidimos acreditar nas pessoas abrindo o crédito para elas.

PLN: O crediário não chegou a atrapalhar a empresa?

CA: Pelo contrário, o crediário serviu para o engrandecimento da empresa.

PLN: E no quesito produtos, o que mudou?

CA: Neste quesito, a gente conseguiu chegar com produtos realmente competitivos no mercado, e ampliando o leque destes no em Lagarto e Sergipe. Tanto que os nossos produtos é um dos nossos pontos mais fortes, porque eles possuem qualidade e são dos mais atuais possíveis. Por isso, que somos bem criteriosos na escolha dos nossos produtos, porque vimos que o quê traz o cliente até a nossa loja, para além do crediário, é o nosso mix de produtos e o cuidado que temos com o atendimento ao consumidor.

PLN: Hoje qual a prioridade da Supermoda em Lagarto?

CA: A Supermoda em Lagarto tem como prioridade estar sempre entre as empresas que mais contribuem para a felicidade das pessoas, através da geração de empregos, do fornecimento de produtos de qualidade, do respeito às normas do mercado e, ao mesmo tempo, os concorrentes e as margens que necessitamos para continuar trabalhando de forma saudável e eficaz.

PLN: Para os próximos dias, o quê a população lagartense pode esperar da Supermoda?

CA: Nos próximos três meses, a população lagartense pode esperar a inauguração de mais uma unidade da Supermoda no município. Enquanto isso, a gente espera que a população continue nos apoiando e comprando a ideia de que a Supermoda busca oferecer o melhor possível.

A nossa nova unidade funcionará na rua Dr. Laudelino Freire, nº53. Já estamos com o prédio todo pronto, tanto que pretendemos inaugurá-la em novembro, porque a gente tem uma grande demanda nessa loja, e acreditamos que há demanda suficiente para outra unidade suprir.

PLN: Será uma nova unidade com os mesmos produtos e para o mesmo público?

CA: Será outra unidade voltada para o mesmo público que temos, porém com uma oferta de produtos diferenciada daquela que já oferecemos. Será uma unidade voltada exclusivamente para calçados e assessórios, com aquela diferenciada no mix de produtos, em termos de marcas e de modelagem.

PLN: O público lagartense tem sido exigente?

CA: Eu acho que ultimamente o consumidor tem sido muito exigente, devido ao que ele tem e consome de informação a respeito de qualquer ramo. São coisas muito rápidas, e eles exigem e cobram mesmo, e a gente tem que se virar para dar conta do recado.

PLN: A nível estadual, como foi para a Supermoda contorna a crise financeira que abalou as estruturas econômicas do Brasil?

CA: A gente conseguiu contornar as dificuldades com muita garra e muita dedicação, tendo que ser criativos e, ao mesmo tempo, abrindo mão de algum conforto que tínhamos, no sentido de trabalhar mais, estudar mais, acreditar mais nas pessoas e nos nossos colaboradores.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

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