Rafael Pires: “Com uma alimentação saudável você previne e promove a saúde”

3 de setembro de 2017 - 14:00, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

Hoje inicia uma rodada de entrevistas com colaboradores do Portal Lagarto Notícias, que neste mês completa 2 anos de fundado. Nesta semana, o nosso entrevistado é Rafael Pires, 24 anos, nutricionista esportivo e colunista do Portal Lagarto Notícias. Nesta entrevista, Pires falou dos riscos em adotar dietas malucas, do uso indiscriminado de suplementos e de dicas alimentares para retardar o envelhecimento.

Rafael Pires faz parte do quadro de colunistas do nosso portal.

Rafael Pires faz parte do quadro de colunistas do nosso portal.

Ainda na entrevista, Rafael, que é do interior da Bahia, falou sobre a sua jornada até chegar ao município de Lagarto.

Leia na íntegra mais uma edição da Entrevista da Semana:

PLN: Quem é Rafael Pires?

RP: É um garoto sonhador que, de certa forma, não escolheu sua profissão, mas que foi escolhido por ela. E que, a partir dai, percebeu que poderia ajudar as pessoas com a profissão que teve.

PLN: Por que resolveu dedicar a sua vida a nutrição, principalmente, a nutrição esportiva?

RP: Quando pensei em cursar nutrição, eu praticava muitos esportes: natação, futsal, e treino em academia. Com isso, vi a necessidade de saber me alimentar melhor do que sabia. Dai, eu comecei a estudar por fora, tanto que antes de iniciar a graduação, eu já tinha uma base do conteúdo até notar que com meu estudo poderia não somente me ajudar, como também ajudar outras pessoas.

PLN: Como foi o seu despertar por estudar em Lagarto?

RP: Eu morei muito tempo em Teofilandia, uma cidade muito próxima de Serrinha, nesse período eu decidi cursar nutrição. Mas na época decidi prestar vestibular para o curso de Engenharia de Produção, na UFS de Aracaju, mas como não poderia trocar de curso no meio do caminho, decidi cursar um período de direito. Não gostei. Então procurei um cursinho e acabei passando na UFS daqui de Lagarto. Vim morar aqui e até hoje estou.

PLN: Por que escolheu continuar morando em Lagarto?

RP: Acho que aqui tenho maior facilidade de crescimento enquanto profissional, por conta da proximidade com Aracaju, como também do desenvolvimento do município.

PLN: Entre as principais doenças ligadas a alimentação está à hipertensão e o diabetes. Diante disso, como saber dosar a alimentação em uma sociedade em que os alimentos são ricos, principalmente, em sal e açúcar?

RP: Realmente é complicado, principalmente, em grandes capitais que são regiões onde a população não tem muito acesso aos alimentos naturais, que seriam preconizados na profissão, alimentos de verdade. Além disso, a vida corrida acaba se tornando um complicante, porque a mídia acaba valorizando o fast-food, mas a população tem que se conscientizar uma vez que há uma epidemia de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão, e com a alimentação saudável você previne e promove a saúde.

PLN: Mesmo diante de tanta correria, como a alimentação pode contribuir para o desaceleramento do envelhecimento e a redução do estresse? Há alimentos recomendados?

RP: Há alguns alimentos que contribuem para a desaceleração do envelhecimento cutâneo e neurológico, a exemplo dos alimentos antioxidantes; os ricos em Ômega 3, como o peixe; aqueles ricos em vitamina C, a exemplo da acerola, goiabada e cítricos; os que possuem vitamina E, como o azeite extra virgem, o abacate dentre outros.

PLN: É possível possuir uma vida saudável somente com uma alimentação saudável e esquecendo a atividade física?

RP: Não, porque a atividade física e a nutrição se complementam. Um não vive sem o outro. Você pode até ter uma vida saudável sem atividade física, mas uma hora essa conta chega.

PLN: Ao observar as pessoas, podemos perceber algumas de suas vontades como engordar ou emagrecer. Para isso, alguns adotam o que chamam de “dietas malucas”. Portanto, para além da perda de nutrientes, quais os riscos de se adotar tais procedimentos para ganho ou perda de massa muscular?

RP: Basicamente, se você faz uma dieta para a hipertrofia muscular sem um trabalho correto, além da massa muscular você vai ganhar gordura, o quê pode lhe facilitar a sofrer com as doenças crônicas, como o diabetes. Porque você não sabe a quantidade de nutrientes necessários para gerar a quantidade de hipertrofia muscular necessária, então você ganha massa muscular e gordura ao mesmo tempo.

O mesmo vale para a perda de peso, que em muitos casos as pessoas deixam de comer, e quando você deixa de comer, você tem esse déficit de micronutrientes e acaba por perder massa muscular e entrar num ciclo vicioso, no qual você emagrece e depois engorda. O efeito sanfona.

PLN: Em relação a nutrição esportiva, quais os principais desafios de um profissional desta área?

RP: A nutrição esportiva é uma área que está em ascensão, o que é importante, mas ela é nova. Por ser nova, ela ainda não está estabilizada no mercado de trabalho. É algo que está na moda, mas como não tem muitos atletas de elite, você utiliza da nutrição esportiva como ferramenta, mas não trabalha de fato como atleta, mas utiliza de meios para melhorar o rendimento de uma pessoa normal. Uma vez que o número de atleta em Sergipe é muito baixo.

PLN: Nas academias é rotineiro conhecer pessoas que mal iniciaram os treinos, e já adotam a ingestão de suplementos alimentares para obter ganhos mais rapidamente. Mas, para além de uma “merda cara”, o que o uso indiscriminado de suplementos pode ocasionar em um indivíduo?

RP: Por exemplo, uma Creatina utilizada em dosagem muito alta, pode acarretar em graves problemas renais. Se utilizar um hipercalórico, que hoje é pouco utilizado na nutrição esportiva, pode acabar gerando o diabetes e outras doenças crônicas degenerativas.

PLN: Por que os nutricionistas recomendam de imediato a retirada do açúcar da alimentação daquelas pessoas que desejam perder peso?

RP: Esse açúcar é o xarope de glicose e o xarope de milho, ou a frutose. Nós recomendamos isso porque ele não é bem metabolizado pelo organismo, o que acaba não fazendo bem para o fígado, porque ele não será utilizado como fonte de energia. E como ele será metabolizado pelo fígado e não será utilizado como fonte de energia, ele acabará se acumulando em forma de gordura, o que pode gerar uma Esteatose Hepática Alcoólica. Além de celulite, flacidez, estrias e outros males a estética. Justamente por essas coisas, que recomendamos a mudança do açúcar.

PLN: Hoje você compõe o quadro de colunistas do Portal Lagarto Notícias. Para encerrar, quando mensagem você deixaria em relação a esse aniversário?

RP: O site está presente em praticamente todas as instâncias de Lagarto e região. Você pode observar que qualquer notícia que saia, o site que estará cobrindo em primeira mão é o Lagarto Notícias. Com isso, fico lisonjeado em fazer parte da equipe, podendo desenvolver meu trabalho e agregar ao site.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070