Dager Aguiar: “A economia nos mostra que não existe uma única formula de sucesso”

11 de setembro de 2017 - 10:21, por Dager Aguiar

Portal Lagarto Notícias

O entrevistado da semana é o administrador Dager Aguiar, sendo o segundo da rodada de entrevistas com colaboradores do Portal Lagarto Notícias. Dager é colunista do PLN deste setembro de 2016, com artigos voltados para o empreendedorismo e gestão. Na entrevista, o administrador natural do estado do Ceará aborda temas relacionados ao setor mencionado, bem como destaca as últimas tendências do mercado. A conversa faz parte do ciclo de entrevistas promovido pelo PLN como forma de comemorar seus dois de existência.

Dager Aguiar

Dager Aguiar

PLN: Quem é Dager Aguiar?

DA: Um cearense inquieto e viajante em busca do conhecimento de novos territórios. Um pesquisador que sempre procurou conciliar as experiências obtidas na prática do dia-a-dia e as teorias que possam aprofundá-las.

PLN: Como a administração entrou em sua vida? Quais suas contribuições para este campo de conhecimento?

DA: Iniciei meus estudos de graduação na área de Engenharia Elétrica quando já estava há mais de dois anos trabalhando no setor bancário público. Ao longo do curso percebi que os conhecimentos da engenharia não estavam potencializando as experiências práticas de meu trabalho diário e foi assim que o curso de administração entrou em minha vida. Algumas disciplinas do curso de Administração tais como Organização, Sistemas e Métodos, Administração de Recursos Humanos e Sociologia das Organizações foram mais diretamente responsáveis por uma melhoria no meu desempenho profissional. Meus estudos de Administração de Recursos Humanos me propiciaram coordenar o desenvolvimento de um Modelo de Avaliação de Desempenho 360º implementado na década de 90. O conhecimento obtido na disciplina Organização, Sistemas e Métodos me propiciou o desenvolvimento de projetos de melhoria dos processos empresariais ao mesmo tempo em que me permitiu exercitar o saber sistêmico que posteriormente me estimulou ingressar no Mestrado em Sistemas de Informações Gerenciais. A Sociologia das Organizações, por sua vez, me fez compreender melhor a “dança” das pessoas na hierarquia organizacional.

PLN: Em um de seus primeiros artigos no Portal Lagarto Notícias, você argumentou que a diferença de gestores e administradores está justamente no nível de formação. Mas além da formação, quais outras diferenças entre gestores e administradores? Quem pode ir mais longe?

DA: Na realidade, como falei nesse artigo, essa diferença é muito controversa e depende muito das diferentes correntes de pensamento existentes na área de administração e não necessariamente do nível de formação. Se resgatarmos o conjunto de tudo o que aprendemos no curso de Administração podemos ver, mesmo na graduação, como o nível de formação é abrangente indo desde os aspectos mais tradicionais da administração científica e dos estudos dos processos de trabalho até a busca permanente de uma compreensão da dimensão humana. Não considero a questão de quem pode ir mais longe quando se parte de linhas diferentes de argumentação, o que também existe em outras áreas do conhecimento. Considero que, ao longo dos anos, é natural a descoberta de novos caminhos no mundo acadêmico e científico, os quais, na maioria das vezes, revelam variações de teorias anteriores. Essas variações, entretanto, precisam ter sua denominação própria, o que faz parte da essência dos nossos estudos de graduação, mestrado e doutorado.

PLN: No setor privado, inovar deve ser uma constante para quem desejar permanecer na vanguarda de determinado setor. Porém, em momentos de recessão econômica e rebaixamento de expectativas, como colocar em prática o pensar diferente?

DA: São exatamente nesses momentos de crise quando mais precisamos colocar em prática o pensar diferente. Entretanto, colocá-lo em prática requer, antes de tudo, o desenvolvimento de um hábito que precisamos exercitar. Acredito que não fazemos uma mudança de hábito de forma brusca. São exceções os processos que ocorrem na forma de rupturas e geralmente são disparados por eventos externos e inesperados, tais como doenças, falências, etc. Assim, colocar em prática o pensar diferente predispõe uma mudança consciente de atitude, o que pode ser feito de forma gradual a partir mesmo de uma autoanálise de nossas forças e fraquezas e de uma análise daquilo que está em nossa volta e pode nos gerar oportunidades ou ameaças. Observe que acabamos de disparar a técnica de planejamento conhecida como SWOT (do Inglês) ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Com esse conhecimento podemos buscar aquilo que nos complementa e com isso nos depararemos com uma riqueza de informações que podem nos levar a novos e diferentes caminhos. Também é importante desenvolvermos o hábito da leitura. E que tal a escolha de um livro com temática diferente daquela que estamos acostumados?  Isso também é uma forma de colocar em prática o pensar diferente.

PLN: Por que o pensar diferente, criado inicialmente pela Apple, é tão importante nas administrações pública e privada?

DA: Pensar diferente é permitir que nossa mente se expanda e nossos neurônios façam novas conexões. Esse exercício nos levará a uma explosão de novas ideias que podem solucionar muitos dos desafios enfrentados pelas administrações pública e privada.

PLN: Na formulação de um projeto empresarial muitas são as ideias que surgem, o chamado Brainstorming. Mas como selecionar a melhor ideia?

DA: Não é simples a seleção da melhor ideia porque também não é simples a compreensão do que é o melhor e para quem. Se você me pergunta qual é a melhor ideia no universo das ideias geradas no Brainstorming de um novo projeto a ser investido por um empreendedor, diria inicialmente que é aquela em que ele mais acredita e que mais o motiva a trabalhar e seguir em frente. O futuro não está pronto e precisa ser construído e ele não o será se não houver a crença no sucesso. Mas e se a ideia não der certo? Para isso é que precisamos continuar gerando sempre mais e mais novas ideias. O próprio processo de Brainstorming pressupõe a existência de um problema ainda não solucionado. É importante reconhecermos que uma ideia, na maioria das vezes, não é a solução do problema, mas o início de um longo caminho a ser percorrido, seja de pesquisas, análises, levantamento e testes de hipóteses. Ainda voltando a questão do que é melhor e para quem, precisamos considerar também processos de Brainstorming voltados para questões com pressupostos e condicionantes muitas vezes cirurgicamente definidos pela empresa, como por exemplo uma limitação orçamentária. Metodologicamente na definição das regras de Brainstorming não se pode limitar o processo de expansão do pensamento em seu momento criativo, entretanto nos passos seguintes é necessário a definição dos pressupostos e condicionantes que servirão de filtros para as melhores ideias.

PLN: Qual conselho daria para os jovens que estão abrindo o seu primeiro negócio?

DA: Acredito que o empreendedor não nasce pronto. Assim, em seu processo de construção é preciso muito estudo e dedicação, análise constante de cenários, um olhar no mercado e muitos cálculos. A economia nos mostra que não existe uma única formula de sucesso, um único setor de sucesso, uma única atividade de sucesso. Então é importante a escolha de uma atividade que além de produtiva também seja prazerosa. Finalmente, quem está abrindo seu primeiro negócio precisa antes de tudo acreditar que sua força de trabalho é capaz de superar obstáculos e que gradualmente estará sempre mais preparado.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070