Wilton Fonseca: “Deus me fez ser um ser humano realizado e me mostrou o verdadeiro sentido da vida”

17 de setembro de 2017 - 21:05, por Alexandre Fontes

Portal Lagarto Notícias

O entrevistado da semana é o Design de Interiores Wilton Fonseca, sendo mais na série de entrevistas com colaboradores do Portal Lagarto Notícias. Wilton é quem comanda a coluna Home Life. A conversa faz parte do ciclo de entrevistas promovido pelo PLN como forma de comemorar seus dois de existência

Entrevistado da Semana

Entrevistado da Semana

PLN: Quem é Wilton Fonseca?

WF: Hoje minha resposta para essa pergunta é outra, uma pessoa que sabe se reinventar. Já vivi vários momentos na vida, estou construindo minha história, nasci em Lagarto e foi aí que vivi momentos épicos na minha história, fui casado tive duas filhas que foram a minha maior conquista, passei por desafios grandes encarei de frente dificuldades, mas o que faz crescer e ser forte e vencer desafios; hoje sinto prazer e orgulho de falar um pouco da minha história, moro em Recife sou professor universitário, sou Designer de Interiores, faço consultoria para um grupo de lojas em Aracaju, sou cenógrafo, acabei de colocar mais filho no mundo a minissérie ( os ovos da raposa) que me deixou muito feliz, sou colaborador do Portal Lagarto Notícias e tem ainda novos projetos surgindo. Por isso sou um livro em constante construção.

PLN: Natural do município de Lagarto, hoje você reside em Pernambuco. O que lhe fez deixar a sua cidade? Sente falta?

WF: A vontade de conhecer novos horizontes, de crescer como pessoa, hoje Recife para mim é um lugar que me dar oportunidades de alcançar meus objetivos. Sempre dar aquela saudade da nossa terra!

PLN: Dizem que a paternidade muda as pessoas. No seu caso, como os seus dois filhos mudaram o seu modo de ver o mundo?

WF: Deus me fez ser um ser humano realizado e me mostrou o verdadeiro sentido da vida, quando fui pai, o mundo passa ter outro significado a vida passa a ter mais valor e minhas filhas hoje são um pedacinho de mim que cultivo para que no futuro der vários frutos e muitas alegrias!

PLN: Hoje você é um considerado um dos grandes designers de interiores de Sergipe, mas o que lhe fez voltar os olhos para esta área?

WF: Sempre gostei de criar e de dar personalidade, mesmo antes de formar em Designer, já inventava arte, a vida foi me encaminhando para essa área de forma natural.

PLN: Quais personalidades lhe influenciaram e por que?

WF: Adoro vários profissionais, mas nesse momento estou muito envolvido com o trabalho da Patricia Urquiola. E os incríveis Irmãos Campana que é o orgulho do Brasil no design.

PLN: A carreira de designer de interiores exige uma mente criativa e muito aberta aos gostos dos clientes, muitas vezes. Diante disto, qual foi o projeto mais mirabolante executado por você?

WF: Ser Designer exige muito da criatividade e de muita pesquisa, mas existiu alguns desafios interessantes, nesse momento, estou muito envolvido com a cenografia que é uma das áreas do designer de interiores, e acho que hoje posso dizer que a mais “mirabolante” foi construí um cenário de uma cidade no interior de Pernambuco, Paudalho, foram três de meses entre pré-produção e filmagem, mas foi muito gratificante.

PLN: No que se refere ao mercado de trabalho, qual a maior dificuldade de um designer de interiores nos dias atuais? Principalmente para aqueles que estão chegando agora?

WF: O mercado está passando por uma reformulação, estamos com clientes mais cautelosos e com um olhar mais cuidadoso, mas o desafio do designer é saber criar para o momento do cliente. Para os designers que estão chegando agora, o mercado é muito extenso, existe várias áreas do design que são pouco exploradas, mas se você ama o que faz se dedique e sempre terá mercado.

PLN: Qual o segredo de um bom profissional em sua área de atuação, como também em todas as outras?

WF: Ter uma visão ampla, pesquisar muito, nunca para de se especializar, viajar muito em busca de novos conhecimentos, e o mais importante ter um olhar global.

PLN: Como reconhecer uma obra de Wilton Fonseca? Qual a marca elas buscam deixar?

WF: Meus projetos são sempre para atender o cliente procuro deixar sempre a cara do cliente, mas sempre busco trazer a estética nos meus projetos, então quando você se deparar com algo diferente e bonito, tem o dedo de Wilton.

PLN: Em 2017, você fez uma cobertura do carnaval pernambucano para o Lagarto Notícias. Como foi esta experiência?

WF: Foi algo enriquecedor, como disse no início que gosto de me reinventar, fazer essa cobertura do carnaval, me fez enxergar o trabalho e a dificuldade desse mundo,”carnaval”, não foi só folia!

Começamos desde da concepção apresentada pela prefeitura, fomos seguindo passo a passo o que o carnaval nos mostrava, desde a abertura com o bale do municipal, vê de perto a criação do maior símbolo do carnaval Pernambuco o galo da madrugada, e o portal estava lá quando ele surgiu na avenida, fomos vários encontros de trocas por uma lugar que me deixou apaixonado que foi Olinda, e Vivemos juntos o grande carnaval de rua de Pernambuco, mostramos o fervo o maracatu e caminhamos juntos com o caboclo de lança,  estávamos lá acompanhado de perto os grandes show do marco zero. Foram grandes encontros e muito aprendizado, descobrir que por trás do carnaval existe história é muito trabalho.

PLN: Também é neste ano que este portal comemora seus dois anos de existência. O que dizer dele?

WF: É importante para todo cidadão a informação, e a forma como ela é direcionada é o que mostra a seriedade e a credibilidade, o portal Lagarto Noticias vem mostrando sua responsabilidade com a notícia e sua credibilidade diante dos fatos. Parabéns e espero estar junto por muitos anos nessa parceria de grande valor cultural para minha terra.

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070