Empreendedorismo para todos

16 de outubro de 2017 - 09:29, por Dager Aguiar

Portal Lagarto Notícias / Por Dager Aguiar

Desde as primeiras reflexões que apresentamos nesta coluna que temos como proposta trazer uma mistura de momentos de inspiração que vêm de um mundo de histórias, cada vez mais frequentes, de empreendedores de sucesso, bem como apresentar instrumentos, ferramentas e conceitos que compõem a dinâmica da administração e gestão de empresas, gestão de negócios e gestão de carreiras profissionais. Adicionalmente, a partir da data de aniversário de um ano desta coluna incluímos mais uma dimensão para nossa reflexão e que diz respeito a questão da Governança, conforme comentamos em nosso último artigo. Entretanto, hoje é dia de Empreendedorismo e assim queremos compartilhar a história inspiradora da professora Saras Sarasvathy, nascida na Índia onde se formou na Universidade de Bombay, avançando depois em seus estudos de doutorado em Sistema de Informações na Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, cuja tese sobre “Expertise Empreendedora” foi supervisionada pelo prêmio Nobel de Economia de 1978, Herbert Simon. Em sua palestra na série de conferências “Ted Talks” em 05/11/2010 (https://www.youtube.com/watch?v=t5HZW4NqZ-E) Sarasvathy nos revela os resultados de sua pesquisa com “Expert Empreendedores” através da qual nos apresenta um modelo do pensamento e atuação do empreendedor de sucesso. Sarasvathy, destacou ainda a importância da Fundação Tata em sua vida profissional, uma instituição do Grupo Indiano Tata que desde 1892 patrocina estudos e pesquisas científicas, que além de viabilizar seus estudos acadêmicos, também mostrou a força transformadora que pode ter uma instituição empreendedora, o que despertou seu interesse pelos estudos sobre Empreendedorismo. Professora Sarasvathy ensina em cursos de doutoramento na Europa, Ásia, América Latina e África e foi destacada em 2007 entre os 18 melhores professores de empreendedorismo pela revista Fortune Small Business além de inúmeros prêmios e reconhecimento pelos seus estudos sobre empreendedorismo. Vamos então para o que nos apresenta a professora Sarasvathy em sua teoria da “Efetividade – Como os empreendedores de sucesso pensam e agem?”

Os estudos partiram da pergunta de “Como Expert Empreendedores Agem? ” Em sua pesquisa foram definidos os critérios sobre o que seria um empreendedor “expert”, quais sejam, aqueles com mais de 15 anos como fundadores ou presidente de várias empresas, sendo pelo menos uma delas empresa pública. Foram selecionados empreendedores de vários setores e diferentes indústrias aos quais foram entregues um questionário com 17 páginas envolvendo 10 tipos de decisões a serem tomadas por suas empresas startups e o que esses empreendedores aprenderam com suas experiências de sucessos e também de fracassos. Verificou-se que existiam apenas 245 empreendedores no mundo que se enquadravam nos critérios definidos acima e todos eles foram convidados a participar dessa pesquisa embora apenas 45 concordaram em participar.

Considero importante registrar que a grande motivação de Sarasvathy era poder replicar todo o processo de trabalho de um empreendedor de sucesso e ensinar esse conteúdo para seus alunos e também para sua comunidade. Assim ela chegou a um modelo de co-criação do futuro que denominou de EFFECTUATION:  a efetividade existente no movimento dos empreendedores a partir de um conjunto de perguntas que detalhamos abaixo:

1ª. Quem sou, o que eu sei, quem eu conheço?

2ª. O que eu posso fazer (considerando um nível de perdas aceitável)?

3ª. Com quem posso interagir na construção do meu projeto?

4ª. Quem se comprometerá comigo nessa construção?

A professora se dedica a construção de uma metodologia de educação empreendedora da mesma forma como foi desenvolvido o processo de ensino do método científico ao longo dos anos, inclusive fazendo questão de referenciar os estudos do filósofo inglês, Francis Bacon em seu livro Novum Organum (1620). Francis Bacon é considerado o inventor do método experimental, fundador da ciência moderna e do empirismo. Sarasvathy argumenta que o empreendedorismo é gradualmente construído a partir de um esforço de efetividade do empreendedor e não a partir de oportunidades do mercado. Trata-se de um modelo mental que gera ação e não de um processo resultado de previsões e estudos de mercado. Assim, nosso desafio agora é responder as perguntas acima com a maior sinceridade possível e disparamos essa capacidade de construirmos um Empreendedorismo para Todos. Então até o nosso próximo Empreendedorismo, Gestão e Governança.

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070