Otimização neuronal

14 de novembro de 2017 - 12:48, por Rafael Pires

Em meio a processos seletivos, provas, estresse, vida corrida, a desconcentração e cansaço mental veem à tona. Nessa perspectiva venho tratar com vocês sobre um tema de suma importância para quem preza por produtividade e desempenho cognitivo, a plasticidade neuronal através dos alimentos.

Existem diversos alimentos e mecanismo fisiológicos que nos levam a um objetivo em especial, a redução da fadiga mental, dentre eles podemos citar alguns alimentos em especial como a água, os cereais integrais ricos em ácido fólico, b12, b6 coenzimas do metabolismo energético, ás oleaginosas como as nozes e a amêndoas ricas em vitamina e que combatem os radicais livres, frutas ricas em vitamina c como a acerola e a goiaba, chás ricos em catequinas, como o chá verde, chá preto e mate, a cafeína do café, os flavonoides e magnésio do chocolate amargo e semente de abóbora, a vitamina k do brócolis, o zinco das carnes de origem animal, frutas ricas em licopeno, citrulina e nitrato como a melancia e a beterraba, ômega-3 da sardinha

Todos estes alimentos, agem em sinergia nessa melhora cognitiva. Cada um com sua particularidade, podendo reduzir o estresse neuronal reduzindo inibindo a expressão de radicais livres com ação das vitaminas c, e, e do ômega-3 diminuindo a expressão das interleucinas inflamatórias (1,2,6,7), Nfkb, estimular o sistema nervoso central como a cafeína inibindo a adenosina, gerando uma vasodilatação melhorando o fluxo sanguíneo como os flavonoides, catequinas, nitrato inorgânico, otimizando o metabolismo energético com as vitaminas do complexo b, magnésio e zinco.

A constância do consumo, as dietas diversificadas ricas em pigmentos naturais e prescritas de uma forma correta, fazem toda a diferença. Saibam, nutrição é a base para sua saúde, nutrir-se previne, promove e eleva sua qualidade de vida. Valorize-se!

Por Rafael Pires

Rafael Pires

Rafael Pires

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070