Dr. Valter Santana: “Estamos trabalhando de forma intensa para que a população sinta em definitivo as mudanças dentro do hospital”

26 de novembro de 2017 - 18:03, por Alexandre Fontes

Portal Lagarto Notícias

Nesta semana, entrevistamos com exclusividade o superintendente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), em Sergipe, Dr. Valter Santana, de 37 anos, natural de Salvador/BA.

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes, especialista em Gestão Pública, mestre e doutor em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e *fellow do Laboratório de Hipertensão da Universidade de Iowa (EUA).

Na entrevista, o superintendente da EBSERH destaca o processo de federalização do Hospital Regional de Lagarto, dentre os avanços na área da saúde que a região Centro-Sul irá obter.

Entrevistado da Semana

Entrevistado da Semana

Portal Lagarto Notícias – Quando o Dr. Valter Santana chegou em Sergipe? Em qual área atuou?
Dr. Valter Santana- Ao retornar a Sergipe, em 2009, iniciei minhas atividades como docente da Universidade Federal de Sergipe, lecionando na graduação para o curso de Fisioterapia e nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Ciências Fisiológicas. No mesmo ano, fui convidado pelo Reitor Josué Modesto para integrar a equipe que estava discutindo a criação do Campus de Lagarto.

PLN- Em qual momento surgiu o convite de assumir a superintendência em Lagarto?
VS- Tive a grande honra de participar do planejamento inicial para a instalação do Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho – Campus de Lagarto. Com isso, participei das discussões, junto ao Governo do Estado, da construção do Hospital Regional de Lagarto, que foi gestado com a perspectiva de ser o cenário de prática para os alunos do campus de Lagarto. Depois participei, como representante do reitor, de todo o processo que culminou com a doação do hospital à Universidade Federal de Sergipe (UFS), bem como de toda a discussão com os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), Estadual e Municipal, sobre o perfil assistencial que o hospital adotaria. Devido ao meu envolvimento com o projeto, após a assinatura do contrato de gestão entre a UFS e a EBSERH, fui convidado pelo reitor Ângelo Antoniolli para assumir a superintendência e, assim, continuar no projeto, agora executando o planejamento feito anteriormente.

PLN- Quais os desafios enfrentados no processo de federalização do Hospital Regional de Lagarto?
VS- Ao longo dessa caminhada de transição para a efetiva federalização do Hospital Regional de Lagarto e gestão EBSERH, manter o foco no planejamento foi, talvez, o maior dos desafios. Concorreram “pari passu”, montar uma equipe coesa com objetivos claros e de nítido compromisso com o projeto. Por restrições orçamentárias, não finalizamos nossa equipe gestora, mas com a união e compromisso com o projeto dos nossos atuais gestores e colaboradores, temos conseguido superar os obstáculos. Discutimos, planejamos e agimos, sempre de forma coletiva, a fim de ver as transformações sonhadas se materializando. Nesse período, tivemos também que administrar expectativas variadas das partes implicadas no processo. Procuramos sempre, com diálogo e transparência, enfrentar os desafios que nos foram impostos, para não pôr em risco um projeto de assistência que, sem dúvida, transformará um cenário desacreditado em uma realidade vistosa, com objetivos e metas possíveis e bem definidas.

PLN- O que a população da região Centro-Sul pode esperar do Hospital Universitário de Lagarto?
VS- Posso relatar diretamente que o Plano de Ação pensado para o HUL considerou as necessidades de saúde da região. Nesse sentido, observando principalmente o perfil de mortalidade regional, temos planejado a construção e implantação de Linhas de Cuidado para AVE, infarto do miocárdio, trauma, hipertensão e diabetes. É importante destacar que todas as ações que estamos propondo deverão auxiliar na estruturação do modelo assistencial de saúde que compreende um conjunto de ações e serviços hierarquizados, regionalizados e municipalizados articulados entre si e com participação do Estado nessa articulação. Nossa perspectiva é buscar integralidade das ações, a racionalização dos recursos e a garantia do acesso universal e prioritário ao Sistema Único de Saúde. Cabe destacar também que a ligação do HUL com o campus de Lagarto qualifica a participação do hospital na rede, uma vez que, dentro do campus de Lagarto, principalmente pelo modelo de ensino adotado, por meio de metodologias ativas, buscam-se soluções para os problemas de saúde da Região. Ademais, a constituição de parcerias entre a UFS, o Governo do Estado de Sergipe e os municípios da região pela adequação e qualificação do SUS poderá contribuir para o enfrentamento da baixa resolubilidade dos serviços ambulatoriais e hospitalares, além do compromisso com uma nova visão de formação profissional para a saúde. Esse conjunto de fatores é que propiciará uma rede de saúde forte e, consequentemente, uma adequada assistência a população.

PLN- Como o superintendente da EBSERH em Lagarto analisa a economia local com a efetivação dos concursados no HUL?
VS- A economia da região de Lagarto certamente ganhará um maior dinamismo e experimentará um novo ciclo de crescimento acelerado com a chegada dos novos empregados da EBSERH.
O mercado imobiliário ficará mais aquecido e os empresários locais precisarão estar mais atentos às novas demandas dos profissionais de saúde e da área administrativa do HUL, ampliando a oferta de diversos bens e serviços – especialmente opções de lazer e entretenimento, possibilitando a fixação definitiva das famílias no município.
Espera-se o aparecimento de novas pousadas, restaurantes, empreendimentos imobiliários residenciais e comerciais, mudando completamente o panorama econômico da cidade de Lagarto, possibilitando a ampliação da arrecadação de tributos pela administração municipal e viabilizando os necessários investimentos em infraestrutura e equipamentos urbanos, perpetuando um círculo virtuoso.

PLN-Quando efetivamente o HUL estará em pleno funcionamento, nos moldes dos principais universitários do país?
VS- Estamos trabalhando de forma intensa para que a população sinta em definitivo as mudanças dentro do hospital. Muito foi feito e possuímos um planejamento estratégico que pretendemos finalizar em dois anos. Alguns planos de ação estão sendo rediscutidos com a Presidência da Empresa, principalmente aqueles que se relacionam com a convocação de pessoal. Agora, tenho certeza que já no início do próximo ano ficarão evidentes modificações na rotina assistencial que, em nossa avaliação, trarão benefícios para a população assistida pelo hospital.

PLN- Qual a mensagem que Dr. Valter Santana deixa para os nossos leitores?
VS- Quero, inicialmente, relatar que não basta ter uma unidade hospitalar forte para que o sistema de saúde funcione bem. Queremos e, sem dúvida, iremos modificar a realidade do hospital, trazendo procedimentos de alta complexidade para que cada vez mais nosso hospital aumente sua resolutividade, mas só teremos, de fato, uma assistência à saúde qualificada quando toda a rede estiver forte. Então, junto com todos os segmentos que compõem a rede (trabalhadores, usuários, gestores e prestadores), pretendemos agir como propulsor de uma mudança em que, com a união de todos em prol de uma causa, consigamos reestruturar a rede e, aí sim, ofertar a população uma saúde qualificada.
*fellow – O termo é usado frequentemente em contexto acadêmico, parte de um grupo de pessoas esclarecidas, que trabalham em conjunto como pares na busca do conhecimento.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070