A arquiteta Patricia Anastassiadis: “Quisemos equilibrar o moderno e o clássico”

5 de dezembro de 2017 - 15:56, por Marcos Peris

Quer relaxar em um dos 141 quartos do local? A diária não custa menos de 1 575 reais. Se preferir esbanjar (bem) mais: a suíte chamada royal, de 528 metros quadrados, 250 deles de terraço, vale até 38 240 reais a estadia.

Uma das opções é virar “sócio” do negócio, nos moldes de um clube. Apenas 100 carteirinhas foram disponibilizadas em um primeiro momento, ao custo de 18 000 reais pelo pacote anual. Elas dão direito a usar a academia, as piscinas externa e interna (com fundo de mármore) e a desfrutar o spa com preços mais camaradas.Esse último também fica disponível a visitantes. Uma massagem de uma hora com produtos da grife Sisley, por exemplo, custa 580 reais. Há ainda nove salas destinadas a eventos. O amplo salão de baile com capacidade para 530 convidados tem aluguel estimado em 85 000 reais. Antes mesmo da abertura, a área contabilizou quinze festas de casamento para os meses seguintes.

O hotel traz ainda algo inédito por aqui: um restaurante com menu assinado pelo francês Jean-Georges Vongerichten, cujo currículo ostenta três estrelas do Guia Michelin, publicação que é referência no universo gastronômico. Ele incluiu matérias-primas brasileiras nas receitas contemporâneas de pegada asiática, como mandioquinha e tapioca — o menu degustação de seis tempos vale 420 reais, responsável ainda pela comida do serviço de quarto e do bar.Vongerichten deixa a cozinha aos cuidados de Pascal Valero, chef executivo que também veio da França e com experiência em casas como Le Coq Hardy, NB Steak e Kaá. O Tangará assume o posto de primeiro hotel da bandeira alemã Oetker Collection na América Latina.

A coleção inclui alguns dos principais negócios de luxo do tipo no mundo, caso do Le Bristol, em Paris, datado de 1925. Há funcionários da Argentina, da Suíça e até do Oriente Médio. “Recebemos 7 200 currículos para 300 vagas”, lembra o diretor-geral, Celso David do Valle, experiente no ramo e com passagem pelo Belmond Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu, do mesmo grupo do icônico Copacabana Palace, no Rio.

A equipe faz valer os princípios do atendimento de primeira. Anda alinhada com uniformes inspirados pelas cores do pássaro da fauna sul-americana que dá nome ao negócio, entre azul, verde e preto. Com um sorriso no rosto, mostra-se solícita e simpática. Por exemplo, os funcionários nunca falam “tchau”, mas “até a próxima”.

Fica visível aos frequentadores que, ali, os detalhes são da maior importância. Tudo deve estar absolutamente impecável. Iniciada em 1999 pelas mãos de uma empreiteira e um fundo de pensão, a obra de cerca de 30 000 metros quadrados foi abandonada por doze anos devido a problemas financeiros, até ser retomada, no fim de 2014, após a compra de um fundo financeiro americano.

Com cinco andares e ares de castelo europeu, o esqueleto estava quase pronto — porém deteriorado e demandou alterações. Especialistas do setor calculam que, para pôr um projeto dessa monta de pé, foi necessário um investimento de pelo menos 100 milhões de reais.

O decorador Luiz Ricardo Bick e o arquiteto William Simonato ficaram responsáveis pelo visual dos quartos, que têm, no mínimo, 47 metros quadrados. “Escolhemos variações de cinza como base”, explica Simonato, que também sugeriu a mudança da antiga cor da fachada, de terracota para o atual off-white.

A arquiteta Patricia Anastassiadis cuidou do design das áreas sociais. Usou estofados, pedras e madeiras nacionais, além de móveis e obras de arte assinados por artistas brasileiros. “Quisemos equilibrar o moderno e o clássico”, diz.

Envolvido no projeto desde a versão original, o paisagista Sergio Santana comandou a tarefa de pensar os jardins. “Optamos pelo contraste entre as espécies da Mata Atlântica vistas no parque e uma vegetação em disposição geométrica mais uniforme no hotel”, afirma ele, que trabalhou como estagiário do paisagista Roberto Burle Marx nos anos 70. “Na primavera, será possível ver flores amarelas, roxas e rosa.”

Por Wilton Fonseca

 

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070