Cursos UFS Lagarto obtêm bons resultados em avaliação do MEC

12 de dezembro de 2017 - 05:00, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

Segundo os dados disponíveis no quadro de indicadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), os cursos de Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Fonoaudiologia e Fisioterapia ministrados no campus Professor Antônio Garcia Filho, em Lagarto, obtiveram bons resultados na avaliação do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) realizado pelo Ministério da Educação (Mec). Esta foi a primeira vez que os cursos ministrados em Lagarto foram inclusos no indicador que busca avaliar a qualidade dos cursos de graduação na modalidade presencial.

Em setembro deste ano, os cursos de nutrição e enfermagem foram destaques no Enade

Em setembro deste ano, os cursos de nutrição e enfermagem foram destaques no Enade

De acordo com a UFS, para a avaliação são analisados oito indicadores referentes ao desempenho dos alunos, corpo docente  e percepção dos discentes sobre as condições do processo formativo. Já as notas são dadas em uma escala de 1 a 5, previamente definida pelo Mec. Ela estabelece que as notas 1 e 2 são consideradas insuficientes, 3 notas suficientes, e 4 e 5 como sendo notas muito boas e excelentes.

E os cursos ministrados pela UFS em Lagarto permaneceram na média com nota 3, ou seja, suficiente para uma boa avaliação. Já o curso que atingiu o maior CPC Continuo foi o de Enfermagem (3,630), que foi seguido por Nutrição (3,564), Fisioterapia (3,356), Farmácia (3,023) e Fonoaudiologia (2,806). Para a diretora geral do Campus Lagarto, Adriana Andrade, o desempenho foi surpreendente.

Para a diretora geral, o resultado foi considerado surpreendente

Para a diretora geral, o resultado foi considerado surpreendente

“Nós tivemos um desempenho muito bom para um campus em fase de implantação. Então esse resultado foi muito animador e gratificante, porque a gente sabe das dificuldades enfrentadas por todas as universidades públicas em todos os parâmetros, mas graças ao empenho da equipe docente e da reitoria que pudemos apresentar esse resultado”, comentou Andrade.

Entretanto, os cursos de Farmácia e Fonoaudiologia apareceram com nota 1 no indicador referente ao Enade, exame que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Este foi o único indicador com nota vermelha registrado no campus Lagarto, mas a diretora geral do campus discorda da nota.

“No Enade esses dois cursos tiveram um bom desempenho, mas essa avaliação nos mostra que temos que melhorar, e ainda bem que ela nos mostra isso, porque quando pensamos que não temos o que melhorar, nós estagnamos. Por isso, queremos sempre melhorar para assim beneficiar a sociedade lagartense”, justifica a diretora geral.

Leia também: Cursos de nutrição e enfermagem ministrados na UFS Lagarto conseguem notas máximas no Enade

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070