Recife faz o maior Carnaval de rua da história

16 de fevereiro de 2018 - 17:10, por Wilton Fonseca

O Recife desfilou as cores de sua tradição e a alegria de sua gente na mais diversificada e democrática festa de rua do Brasil: o Carnaval. Foram mais de 1,6 milhão de pessoas, recifenses, pernambucanos e visitantes do Brasil e do mundo, que conheceram as riquezas da nossa cultura popular. O número soma 300 mil pessoas a mais do que o ano passado e o maior público já registrado no Carnaval do Recife.

Essa verdadeira multidão se divertiu cerca de 2,7 mil apresentações nos 44 polos distribuídos por toda a cidade. O ciclo carnavalesco foi iniciado no último dia 9 de janeiro e só acabou na manhã de hoje, com o tradicional Arrastão do Frevo, cortejo de 150 músicos comandado pelo maestro Spok, que recebe a quarta-feira ingrata ao som dos clarins de momo, no Marco Zero.

Os números demonstram o sucesso do Carnaval 2018, quando comparados com edições anteriores: a exemplo de serviços como o Expresso da Folia, que transportou este ano 47,6 mil passageiros, um aumento de 62,4% em relação ao ano passado, quando 29,3 mil pessoas usaram o serviço. A Central do Carnaval recebeu 440 mil visitas, cerca de 10% a mais do que em 2017 e os Estacionamentos gratuitos disponibilizados na Prefeitura do Recife, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e no Tribunal Regional Federal (TRF) tiveram a maior procura desde que o serviço começou a ser disponibilizado com 18.612 veículos atendidos.

A movimentação turística também revela o tamanho do Carnaval do Recife deste ano. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco registrou 97% de ocupação na rede hoteleira do Estado. Durante o Carnaval, o Aeroporto Internacional dos Guararapes recebeu 126 voos extras, um crescimento 24,4% em relação ao ano passado, chegando a 300 mil passageiros. O Terminal Integral de Passageiros (TIP) também registrou um aumento de 10% em relação ao carnaval do ano passado, chegando a 200 viagens extras.

Em pesquisa encomendada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife ao Centro Integrado de Pesquisas e Comunicação (Cipec), a festa foi considerada ótima ou boa por 94,7% dos visitantes. Dos entrevistados, 97,5% pretendem voltar para brincar Carnaval no Recife e 98,8% recomendam a festa, que teve entre seus pontos positivos citados pelos visitantes a decoração (32,5%), programação dos shows gratuitos (25,8%), blocos de rua (31,6%) animação da cidade (45,5%), cultura locais (47,7%). O resultado da enquete reforça o sucesso do ciclo carnavalesco em suas principais características de festa popular, de rua e democrática.

No Carnaval do Bairro do Recife, coração da folia, a festa tinha pressa para começar e a Prefeitura inovou ao começar mais cedo os desfiles do Corredor do Frevo, que começavam às 16h e por onde passaram 63 blocos e agremiações. Em todo o Carnaval foram 761 apresentações de agremiações. Nos polos, montados na Praça do Arsenal, Rua da Moeda e Marco Zero, foram mais de 128 shows. O destaque ficou para a noite da segunda feira, quando mais de 300 mil pessoas foram ao Bairro do Recife, cantar com Devotos, Natiruts, Skank e Nando Reis no palco do Marco Zero. Abrilhantaram a festa ainda atrações como Fundo de Quintal, Fafá de Belém, Paralamas do Sucesso, Gaby Amarantos, Alceu Valença, Elba Ramalho, Almir Rouche, Nação Zumbi, Lenine, Jota Quest, Ave Sangria, Eddie, além dos homenageados da festa, Nena Queiroga e Jota Michiles.

A alegria se espalhou por toda a cidade. Na Várzea, mais de 15 mil pessoas fizeram a festa na noite do domingo, quando subiram ao palco Lenine, Ave Sangria, Geraldo Azevedo, Silvério Pessoa e Mônica Feijó. Na segunda, o público foi ainda maior: cerca de 20 mil pessoas prestigiaram a apresentação de Nação Zumbi com a participação de Siba, além da Academia da Berlinda e outras atrações.

Bastidores da folia pernambucana:

No domingo, a Lagoa do Araçá registrou um recorde de público, com um afinado coro de 10 mil pessoas, que fizeram segunda voz para o cantor Nando Reis. A festa continuou com André Rio e Banda Pinguim, entre outros. Em Brasília Teimosa, no domingo, cinco mil pessoas assistiram à Nação Zumbi, Luiza Possi, Fim de Feira e muitos outros que fizeram a festa na Zona Sul durar até de manhã.

Realizado este ano nas Avenidas Dantas Barreto e do Forte, o Concurso de Agremiações é a única programação momesca que ainda não encerrou. Acaba amanhã (quinta, 15), no Pátio de São Pedro, a partir das 10h, com a contagem dos votos, para escolha das vencedoras.

Os pequenos recifenses não deixaram de aproveitar a festa, em polos que ofereceram programação exclusiva para a criançada. Nos parques da Jaqueira, Macaxeira, Dona Lindu e Santana, aproximadamente 11 mil foliões de todas as idades curtiram dois dias de apresentações, reforçando a relação das futuras gerações com toda a riqueza cultural do Estado.

Marco Zero ganha mais um dia de festa

Este ano, a capital do Nordeste inaugurou uma nova tradição carnavalesca ao dedicar o encerramento das prévias, a quinta-feira, às manifestações culturais afro-brasileiras dos Afoxés e dos Maracatus, com uma inédita lavagem da Avenida Rio Branco. A ação, batizada de Ubuntu, começou às 16h, com saída de cortejo rumo ao Marco Zero, onde precederam o espetáculo Tumaraca, Encontro de Nações.

No palco, 700 batuqueiros das 13 Nações de Maracatu Nação que integram o Tumaraca, fizeram do espetáculo um encerramento de prévias carnavalescas com gostinho de abertura, em uma apresentação que reuniu uma multidão no Marco Zero e contou com as participações especiais de Isaar, Zé Brown e Guitinho de Xambá, do Grupo Bongar.

Números:

– Total de apresentações: 2697, entre agremiações e atrações de palco
– 99% de atrações pernambucanas
– 1354 artistas contemplados
– 144 apresentações de orquestras
– 761 apresentações de agremiações
– 438 atendimentos para blocos/agremiações de rua

Público: 1,6 milhão de pessoas

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070