BannerAtivosMaior

29d06059-edc0-4081-9f04-53e2841efa70

LojasBricio

QueroDelivery1080x335

ZECA_NASSAL_SEMENTEIRA_BANNER_LAGNOTICIAS_1080x345px

MinasNet

BoloBom

banner site lagarto2.1

13 de março de 2018 - 14:59, por Marcos Peris

Lagarto será homenageado no Largo da Gente Sergipana com o grupo Parafusos

Portal Lagarto Notícias

O município de Lagarto está contido nas homenagens à cultura popular de Sergipe, através do Largo da Gente Sergipana, com uma escultura que representa o grupo folclórico Parafusos.

A escultura de 7 metros de altura, esculpida em argila e finalizada em fibra de carbono, junta-se a outras representações de manifestações culturais sergipanas: Lambe-Sujo e Caboclinhos, Bacamarteiros, Cacumbi, Reisado, Chegança, Taieira e São Gonçalo, além do Barco de Fogo, que também será homenageado na instalação.

Largo da Gente será inaugurado durante as comemorações do aniversário de Aracaju / Foto: Nucom / Instituto Banese

Largo da Gente será inaugurado durante as comemorações do aniversário de Aracaju / Foto: Nucom / Instituto Banese

Para a historiadora e uma das responsáveis pela pesquisa de conteúdo e produção textual, Josevanda Franco, o processo para implantação do projeto teve início em 2011, ainda no Governo do saudoso Marcelo Déda.

Ao longo desse período foi feito todo o processo para a liberação do espaço, pois a estrutura fica instalada às margens do rio Sergipe. Foram realizados o projeto arquitetônico e de urbanização, o estudo das marés, a sondagem de solo para o projeto estrutural e os estudos elétrico e luminotécnico, licença ambiental, autorização pelo Conselho Estadual de Cultura, Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Capitania dos Portos, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Já com relação a homenagem ao município de Lagarto, Josevanda Franco, destacou que o município é um celeiro da cultura sergipana, e através da manifestação do grupo Parafusos, única, em termos de representação cultural.

A escultura do Parafusos tem o segundo maior peso, comparando com as demais. O espaço é composto por um píer que adentrará o leito do rio Sergipe, atracadouro para pequenas embarcações e espaço de convivência.

A historiadora discorreu ainda que o Largo da Gente Sergipana terá um papel importante na difusão da cultura no estado, pois permite que a cultura do museu (Gente Sergipana), possa sair do espaço físico para algo bem mais amplo, que é o Largo, com as esculturas simbolizando as manifestações.

O Largo

A instalação artística urbana integrada à paisagem natural do rio Sergipe e ao Centro Histórico de Aracaju fortalece a identidade cultural do povo sergipano e contribui com o potencial turístico do estado.

O Largo da Gente Sergipana será inaugurado no próximo sábado, dia 17 de março, às 17h30, durante as comemorações do aniversário de Aracaju.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Banese, o Banco do Estado de Sergipe e o Governo do Estado.

Iniciado em 4 de outubro de 2017, o projeto das esculturas foram produzidas pelos artistas plásticos Félix Sampaio e Tatti Moreno, que veio a Sergipe diversas vezes, visitou os grupos e mestres dos grupos culturais com o intuito de atingir com fidedignidade os traços, cores, formas, movimentos, gestos e a atmosfera deste universo cultural tão rico e diversificado.

 

 

 

 

Praia do Saco

 

Situada no litoral sul de Sergipe, quase na Bahia, a Praia do Saco é uma das mais famosas do estado. Com um mar azul e areia bem fina, as paisagens são lindas! Um passeio de buggy revela dunas maravilhosas, com pontos de vista panorâmica da praia. Há ainda uma lagoa artificial que pode ser visitada apenas de buggy.

 

#Envie também a sua foto para o espaço. (Foto: Internet)

Desenvolvido pela Efeito X