MenteMilionariaGrande

BannerAtivosMaior

29d06059-edc0-4081-9f04-53e2841efa70

LojasBricio

QueroDelivery1080x335

ZECA_NASSAL_SEMENTEIRA_BANNER_LAGNOTICIAS_1080x345px

MinasNet

BoloBom

supermoda

habyto

banner site lagarto2.1

Pet2

13 de março de 2018 - 14:59, por Marcos Peris

Lagarto será homenageado no Largo da Gente Sergipana com o grupo Parafusos

Portal Lagarto Notícias

O município de Lagarto está contido nas homenagens à cultura popular de Sergipe, através do Largo da Gente Sergipana, com uma escultura que representa o grupo folclórico Parafusos.

A escultura de 7 metros de altura, esculpida em argila e finalizada em fibra de carbono, junta-se a outras representações de manifestações culturais sergipanas: Lambe-Sujo e Caboclinhos, Bacamarteiros, Cacumbi, Reisado, Chegança, Taieira e São Gonçalo, além do Barco de Fogo, que também será homenageado na instalação.

Largo da Gente será inaugurado durante as comemorações do aniversário de Aracaju / Foto: Nucom / Instituto Banese

Largo da Gente será inaugurado durante as comemorações do aniversário de Aracaju / Foto: Nucom / Instituto Banese

Para a historiadora e uma das responsáveis pela pesquisa de conteúdo e produção textual, Josevanda Franco, o processo para implantação do projeto teve início em 2011, ainda no Governo do saudoso Marcelo Déda.

Ao longo desse período foi feito todo o processo para a liberação do espaço, pois a estrutura fica instalada às margens do rio Sergipe. Foram realizados o projeto arquitetônico e de urbanização, o estudo das marés, a sondagem de solo para o projeto estrutural e os estudos elétrico e luminotécnico, licença ambiental, autorização pelo Conselho Estadual de Cultura, Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Capitania dos Portos, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Já com relação a homenagem ao município de Lagarto, Josevanda Franco, destacou que o município é um celeiro da cultura sergipana, e através da manifestação do grupo Parafusos, única, em termos de representação cultural.

A escultura do Parafusos tem o segundo maior peso, comparando com as demais. O espaço é composto por um píer que adentrará o leito do rio Sergipe, atracadouro para pequenas embarcações e espaço de convivência.

A historiadora discorreu ainda que o Largo da Gente Sergipana terá um papel importante na difusão da cultura no estado, pois permite que a cultura do museu (Gente Sergipana), possa sair do espaço físico para algo bem mais amplo, que é o Largo, com as esculturas simbolizando as manifestações.

O Largo

A instalação artística urbana integrada à paisagem natural do rio Sergipe e ao Centro Histórico de Aracaju fortalece a identidade cultural do povo sergipano e contribui com o potencial turístico do estado.

O Largo da Gente Sergipana será inaugurado no próximo sábado, dia 17 de março, às 17h30, durante as comemorações do aniversário de Aracaju.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Banese, o Banco do Estado de Sergipe e o Governo do Estado.

Iniciado em 4 de outubro de 2017, o projeto das esculturas foram produzidas pelos artistas plásticos Félix Sampaio e Tatti Moreno, que veio a Sergipe diversas vezes, visitou os grupos e mestres dos grupos culturais com o intuito de atingir com fidedignidade os traços, cores, formas, movimentos, gestos e a atmosfera deste universo cultural tão rico e diversificado.

 

 

 

 

Quadra poliesportiva Dulcival Silva Santana

Simão Dias ganhou mais uma quadra poliesportiva, com a inauguração do espaço Dulcival Silva Santana, localizada na Rua José Tavares, Conjunto Centenário (antigo Tanque Novo). A obra foi entregue na noite da última terça-feira (4) e teve orçamento de quase R$ 834 mil. A quadra conta com alambrado, arquibancadas, cobertura, vestiários e banheiros. Irmão do prefeito Marival Santana, Dulcival era incentivador e apaixonado pelo esporte.

 

#Envie também a sua foto para o espaço. Ascom/PMSD

Desenvolvido pela Efeito X