Nova base do Samu ampliará assistência na região do Povoado Samambaia, em Tobias Barreto

21 de março de 2018 - 05:00, por Marcos Peris

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), manterá em funcionamento a mais nova base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Sergipe. Desta vez, a localidade contemplada será a região do Povoado Samambaia, situado a 36 km do município de Tobias Barreto, no Centro Sul de Sergipe. A nova base foi aberta em cerimônia realizada nesta terça-feira, 20, com as presenças do governador Jackson Barreto e do vice-governador, Belivaldo Chagas.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, o objetivo é atender a população local, com densidade demográfica de 47,04 hab/km², considerando a extensão territorial de Tobias Barreto e região. “Buscar entendimentos com o objetivo de ampliar a assistência tem sido a nossa tarefa, esta determinada pelo governador Jackson Barreto”, considerou o gestor.

O Povoado

A Vila de Samambaia possui um aglomerado de outros povoados, fazendo, portanto, divisa ao norte com os municípios de Simão Dias e Poço Verde. Ao leste, faz divisa com Riachão do Dantas e ao sul, com o Estado da Bahia. Uma posição estratégica para a oferta de assistência pré-hospitalar.

Samambaia conta com uma Unidade Básica de Saúde, que contempla a Estratégia de Saúde da Família e serviços de saúde bucal. O Governo, através da SES, irá disponibilizar uma Unidade de Suporte Básico (USB), tripulada por um técnico de enfermagem e um condutor de veículo de urgência, que irão prestar assistência pré-hospitalar móvel aos cidadãos provenientes da Vila de Samambaia, bem como dos povoados ao redor, tais como Macacos, Pedra de Amolar, Curtume, Mocambo, Poço da Clara, Montes Coelho, Pilões, Alagoinhas, Jacaré e Sutero.

Parceria

A abertura da base acontece mediante uma parceria entre o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Tobias Barreto, que dinamizou serviços de infraestrutura no referido prédio, cujas obras deverão ser concluídas até o final deste mês, quando a base deverá estar em funcionamento. Enquanto isso, a ambulância disponibilizada pela SES permanecerá na base descentralizada do Samu em Tobias Barreto, sendo utilizada em benefício da população do Povoado de Samambaia, bem como da região.

A Unidade de Suporte Básico tem um custo médio de saída calculado em R$ 2.000 (dois mil reais), considerando gastos com recursos humanos, materiais e medicamentos, combustível, depreciação do veículo, entre outros. Esse custo, por sua vez, pode sofrer um acréscimo se incluir o deslocamento de pacientes até a capital sergipana, que fica distante 163 km.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070