Marcos Aurélio: “É necessário respeitar a inteligência dos cidadãos, que tudo acompanham”

2 de abril de 2018 - 16:05, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

Nesta edição do quadro Entrevista da Semana, o Portal Lagarto Notícias entrevistou o Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Marcos Aurélio. Natural do município de Malhador, ele é um homem simples que busca construir na Casa de Leis um modelo de comunicação que respeite todas as forças políticas ali existentes.

Entrevistado da semana é natural da cidade de Malhador

Entrevistado da semana é natural da cidade de Malhador

Neste cenário, Marcos falou dos desafios da comunicação pública em Sergipe, bem como do modo como o Departamento de Comunicação da Alese tem lidado com as falsas notícias veiculadas na internet. Ele ainda falou dos projetos da TV Alese, que em breve chegará a todos lares sergipanos, bem como da realização do primeiro concurso público da história do parlamento sergipano.

Além disso, Marcos foi questionado sobre as eleições deste ano e como um membro do agrupamento liderado pelo deputado estadual e presidente da Alese, Luciano Bispo (MDB), ele afirmou acreditar que a população reconhecerá o trabalho realizado pelo agrupamento governista ao longo dos últimos 12 anos, o que para ele resultará na vitória de Belivaldo Chagas ao Governo e JB ao Senado da República.

Confira a Entrevista da Semana na íntegra:

PLN: Quem é o homem por trás do título de Diretor de Comunicação da Alese? Como o filho de Malhador se sente exercendo o principal posto da comunicação legislativa em Sergipe?

Marcos Aurélio: Sou um homem simples, apaixonado pela comunicação pública e por onde passei sempre fiz questão de deixar bons amigos e uma semente positiva. Me orgulho muito de ser malhadorense, uma terra abençoada e de um povo trabalhador e acolhedor. Sobre a comunicação na Alese, estamos construindo um modelo que respeita todas as forças políticas que compõe a Casa, e para fazer isso é necessário respeitar a inteligência dos cidadãos, que tudo acompanham e percebem em todos os detalhes.

PLN: Atualmente, quais são os principais desafios da comunicação pública em Sergipe?

MA: Entendo que devemos definir sempre como objetivo do nosso trabalho, o respeito ao cidadão. As pessoas acompanham tudo de perto e ninguém detêm o monopólio da informação. Deste modo, basta mostrar a verdade dos fatos, independente da preferência de quem está escrevendo ou dirigindo uma assessoria de comunicação, com a transparência exigida pela sociedade.

PLN: Como descreveria a relação da Alese, sob o seu comando, com os meios de comunicação da capital e do interior sergipano? Que avanços elencaria como sendo os mais importantes?

MA: A partir de uma determinação do presidente da Casa, Luciano Bispo, a comunicação da Alese construiu uma relação transparente e democrática com todos os segmentos da comunicação. Tanto é que informamos tudo que acontece, tanto no plenário, como nas Comissões ou nas demais atividades dos deputados estaduais e, claro, da própria Casa também.

Quanto aos avanços, destacaria a democratização das verbas publicitárias, através de campanhas de interesse público, informando ao cidadão quais são os seus direitos, contribuindo assim para a conscientização, cada vez maior, dos sergipanos.

PLN: Os últimos quatro anos serviram para evidenciar a força e a importância do Poder Legislativo na tomada de decisões, principalmente, com a ascensão de Michel Temer ao Planalto. Diante disso, de que forma o Departamento de Comunicação da Alese foi afetado? Houve alguma mudança do modus operandi do setor?

MA: O ocorrido no plano federal, em especial no Poder Legislativo, reforçou ainda mais a necessidade de nos voltarmos para uma comunicação verdadeira e transparente. Como disse: a sociedade está cada vez mais exigente e conhecedora dos fatos. Sobre mudança no nosso modo de trabalho, não houve nenhuma alteração. Estamos apenas cumprindo exatamente o que planejamos em 2015.

PLN: Em relação a TV Alese, como o senhor tem observado o desempenho da mesma depois da expansão para a TV Aberta? Acredita que o canal está cumprindo o desafio de expandir o legislativo mantendo a qualidade da programação?

MA: Essa sem dúvida é uma grande ação do presidente, deputado Luciano Bispo. Foi através da sua determinação que conseguimos avançar com um investimento que possibilitou a abertura do sinal aberto. Por isso, definimos uma programação que está valorizando as informações da Casa, como as sessões e as comissões, e uma série de programas que falam das coisas de Sergipe, e os temas atuais, em plena discussão.

PLN:  Se o objetivo é expandir o legislativo, o que falta para o sinal da TV Alese chegar as casas de todos os sergipanos? Em sua ótica, quando isto será possível?

MA: Hoje estamos alcançando uma parte do território sergipano. Mas dentro do nosso planejamento, na segunda etapa, alcançaremos todos os municípios, dentro de um modelo que estamos analisando, que pode ser por sinal de satélite, ou retransmissoras. Primeiro estamos consolidando a etapa atual.

PLN: A Alese também dispõe de redes sociais, ambientes repletos de Fake News. Por isso, como a direção de comunicação da Casa está lidando com elas? Hão muitas falsas notícias circulando sobre a Casa de Leis de Sergipe?

MA: Essa também foi uma de nossas escolhas. Investimos no posicionamento da Alese nas redes sociais, acompanhando o movimento da sociedade. Hoje temos todos os canais, obviamente que os mais populares e com grande visibilidade. Elas nos proporcionam o principal, que é o contato direto com as pessoas. É sem sobra de dúvidas, um dos nossos maiores pilares da comunicação da Alese.

Quanto as fake news, devemos entender que a internet é um território gigantesco, por onde todos navegam, dentre esses, algumas pessoas que se alegram em criar notícias falsas. O que podemos fazer é chamar a atenção de cada cidadão que, ao receber uma notícia, verifique a sua autenticidade antes de fazer juízo de valor.

PLN: O que espera a Alese com a chegada dos servidores aprovados neste primeiro concurso público? Esta ação faz parte do projeto de expansão da Casa de Leis notada pela reforma em seu prédio e expansão da sua emissora de televisão?

MA: O Concurso público, o primeiro da história da Alese, realizada na gestão de Luciano Bispo. Aliás, quem conhece a história de Itabaiana sabe que 95% dos servidores da prefeitura daquela cidade foram contratados nas suas gestões de prefeito. Então eles trarão uma reoxigenação no quadro dos servidores efetivos da Casa, uma vez que muitos já se aposentaram e os novos servidores, quando chegarem, contribuirão muito com os sergipanos. Quanto a expansão da emissora e a reforma do prédio, essas duas ações não estão necessariamente interligadas.

PLN: Enquanto homem, qual a sua relação com a igreja? Que impacto a Semana Santa exerce sobre o senhor?

MA: Sempre fui muito questionador e acredito que isso seja inerente ao ser humano. Nós vamos aprendendo durante a caminhada e um dos grandes desafios é a religiosidade. Nasci numa família católica, mas conheci através de leituras o espiritismo, e há três anos me batizei na Igreja do Evangelho Quadrangular, onde tenho a alegria de compartilhar da palavra de Deus através dos líderes da minha igreja, a exemplo de Luís Antônio. Graças a isso, hoje entendo a necessidade de estarmos diariamente buscando andar dentro das palavras de Jesus, que universalmente, independente de segmentação religiosa, resume-se no amor ao próximo e a obediência a Deus.

Marcos vislumbra a vitória do agrupamento liderado pelo governador JB nas eleições deste ano

Marcos vislumbra a vitória do agrupamento liderado pelo governador JB nas eleições deste ano

PLN: Para encerrar, o senhor acredita no sucesso dos aliados ao Governo Jackson Barreto no pleito deste ano? Quais nomes o senhor vislumbra como eleitos?

MA: Eu sou liderado por Luciano Bispo, e isso vem desde 2008, quando ele me convidou para ser seu secretário de comunicação, dois anos depois de ter sido secretário também lá em Itabaiana. Nesse período, eu estava gerenciando a comunicação da Sefaz, com Nílson Lima, um dos melhores gestores sergipanos, no Governo Déda, agrupamento que eu defendo desde 1994, quando daquele movimento popular histórico que elegeu os dois senadores e, por muito pouco, não elegeu o próprio Jackson Barreto ao governo e que também teve a importante participação de Luciano Bispo.

O governador Jackson Barreto, apesar de enfrentar uma das piores crises econômicas do Brasil, tem, dando sequência ao projeto iniciado por Déda, realizado grandes ações em todo o Estado de Sergipe. Não há, uma só cidade sergipana, que não tenha recebido benefícios desse projeto e é confiando na sabedoria dos sergipanos, que eu acredito sim, que esse projeto continuará administrando o Estado, com Belivaldo Chagas, que é um homem muito sério e conhecedor dos desafios a serem enfrentados à frente do Governo, assim como o próprio Jackson Barreto será reconhecido, mais uma vez, pelos sergipanos, que o elegerão ao Senado da República para continuar lutando em defesa dos interesses do nosso Estado.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070