Detentos provisórios de Sergipe terão direito a voto nas eleições 2018

18 de abril de 2018 - 05:00, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

Os detentos provisórios das unidades prisionais do Estado de Sergipe terão direito a voto nas eleições gerais deste ano. A medida é fruto da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Procuradoria Geral de Justiça e o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE).

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), o documento regulamenta o alistamento e à instalação de seções eleitorais especiais nos estabelecimentos prisionais e unidades de internação. Com isso, o MPE acompanhará a realização dos procedimentos de alistamento e funcionamento das seções eleitorais e indicará um servidor da Casa para desempenhar a função de mesário em cada mesa receptora de votos.

Após a assinatura do termo, o procurador-geral de Justiça, José Rony Silva Almeida afirmou que o MP entende a assinatura do termo como uma necessidade do exercício da cidadania.  “Os detentos provisórios devem, efetivamente, exercer o seu direito político do voto”, salientou Almeida em nota divulgada a imprensa.

Segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os brasileiros irão as urnas escolherem os seus respectivos candidatos para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador da República e Presidente da República no próximo dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 do mesmo mês, nos casos em que houver a necessidade da realização do segundo turno.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de Sergipe, os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal já tiveram os seus tribunais adequados para garantir o direito a voto dos detentos provisórios. Entretanto, a adequação nesses outros estados ocorreu antes do pleito realizado em 2014.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070