Gangorra Hormonal, como reduzir os sintomas da TPM

23 de abril de 2018 - 11:43, por Rafael Pires

Está tudo tranquilo, tudo indo bem, até que você começa a reclamar de tudo, se acha feia, gorda, fica ansiosa, sensível e de brinde aparece uma espinha em seu rosto. É, esses e outros sintomas são decorrentes da gangorra hormonal do período menstrual. Esses efeitos podem vir de forma mais amena, através da modulação hormonal através dos alimentos.

Vitaminas como a b1, b6, b12 e o magnésio atuam na transformação do aminoácido triptofano em serotonina (hormônio do prazer). Boas fontes de chocolate amargo 70% ou superior, couve, quiabo, brócolis, cereais integrais e a castanha do Pará são boas fontes dos nutrientes citados acima. Alimentos antiflamatórios são outros aliados nesse período como é o caso da soja e sua isoflavona, os peixes ricos em ômega-3 como a sardinha o atum e o salmão, e a vitamina E, presente na gema do ovo, além de frutas cítricas ricas em vitamina c, como é o caso da acerola, goiaba e o limão, que combatem a produção exagerada de cortisol e garantem bom humor.

Por fim, fiquem de olho na hidratação, tomem bastante água, água de coco e nos carboidratos, preferindo os de médio a baixo índice glicêmico como a das raízes, inhame e aipim, frutas como o morango e o kiwi, evitando assim a menor sensação de fome, evitando a compulsão alimentar.

E o que evitar? Embutidos ricos em sódio, frituras, bebidas com cafeína e carboidratos simples como pães, biscoitos e doces.

A longevidade da alimentação saudável é o principal fator para a redução dos sintomas!

Por Rafael Pires

Rafael Pires

Rafael Pires

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070