Diego Costa na lista dos jogadores nascidos no Brasil, mas que defenderão outro país no Mundial

8 de junho de 2018 - 10:36, por Marcos Peris

As 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo da Rússia, a partir de 14 de junho, divulgaram na última segunda-feira, 4, a lista com os 23 convocados para a competição. Além dos 23 chamados por Tite, serão pelo menos outros cinco brasileiros no Mundial. Há também alguns atletas que tem dupla cidadania, caso, por exemplo, do filho do ex-jogador brasileiro Mazinho, campeão mundial com o Brasil em 1994. Thiago Alcântara nasceu na Itália, mas defende a seleção espanhola.

O Brasil terá atletas nascidos na terrinha nas seleções portuguesa, espanhola, russa e polonesa. O luso-brasileiro é Pepe, que disputará seu terceiro mundial pela seleção europeia. Nascido em Macéio, Alagoas, Képler Laveran Lima Ferreira tem 35 anos e atualmente defende o Besiktas, da Turquia.

Pela Espanha são outros dois naturalizados: os atacantes Diego Costa e Rodrigo Moreno. Costa já é velho conhecido do público brasileiro com passagens por grandes clubes europeus como Chelsea e Atlético de Madrid, além de ter defendido a Roja na Copa passada, no Brasil. Ele chegou a defender a seleção brasileira, mas acabou optando pela espanhola. Nascido em Lagarto, no Sergipe, Diego da Silva Costa tem 29 anos e vai disputar seu segundo Mundial.

Por sua vez, Rodrigo Moreno Machado é natural do Rio de Janeiro e tem 27 anos. Atualmente no Valencia-ESP, ele começou a jogar futebol no Flamengo, e tem passagens por Celta de Vigo e Real Madrid. Parte da seleção espanhola desde 2014, Rodrigo vai para sua primeira Copa do Mundo.

Brasileiros “exóticos”

Além do trio que vai defender países mais identificados com o Brasil, há outros dois que defenderão seleções mais “exóticas”. Mário Fernandes vai denfender a Rússia, enquanto Thiago Cionek atuará pela Polônia.

O lateral-direito Mário Figueira Fernandes chegou até a ser convocado para defender a seleção brasileira, em 2011, quando ainda atuava pelo Grêmio. Curiosamente, o atleta negou o convite do então treinador Mano Menezes. Logo depois se transferiu para o russo  CSKA Moscou, clube que defende atualmente. Em 2016 conseguiu, de forma definitiva, a cidadania russa e aos 27 anos vai para sua primeira Copa.

Thiago Rangel Cionek nasceu em Curitiba e tem 32 anos. O defensor foi naturalizado polonês em 2011,época em que defendia o Jagiellonia Białystok, do país. Em 2014 recebeu sua primeira oportunidade e desde então faz parte da seleção polonesa, tendo, inclusive, disputado a Eurocopa de 2016.

Dupla cidadania

Além dos jogadores nascidos no país e que se naturalizaram, há mais atletas com cidadania brasileira que defenderão outras seleções em solo russo. Na Espanha há Thiago Alcântara, que por ser filho do brasileiro Mazinho, tem a cidadania do Brasil. Portugal também tem um caso, o de Bruno Alves. O zagueiro é filho do ex-jogador brasileiro Washington Alves, mas quem fez sucesso nos campos foi o tio, conhecido como Geraldo Assoviador, e que teve morte precoce, aos 22 anos.

Pelo México, o irmãos Giovani e Jonathan dos Santos também são filhos de um brasileiro, o ex-jogador Geraldo Francisco dos Santos. Nascidos em Monterrey, atualmente eles jogam no Los Angeles Galaxy, dos EUA. Completa a lista o costarriquenho Celso Borges. Ele nasceu em San José e é filho do técnico Alexandre Guimarães. Apesar de brasileiro, também fez história com a camisa da Costa Rica ao disputar a Copa do Mundo de 1990 como jogador, e de ser o treinador no Mundial de 2002.

Na Copa do Mundo de 2014, foram cinco jogadores brasileiros com dupla cidadania que entraram em campo: Pepe (Portugal), Diego Costa (Espanha), Thiago Motta (Itália), Sammir e Eduardo (ambos pela Croácia). (SuperFC )

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070