Chás e seus benefícios

12 de junho de 2018 - 11:01, por Rafael Pires

Na busca pelo corpo perfeito muitas pessoas buscam algo que faça o trabalho por si. Remédios, sucos “detox”, manipulados milagrosos, e os chás se encaixam nessa categoria. Falarei um pouco dos seus benefícios, em especial dos chás ansiolíticos, termogênicos e diuréticos.

Os chás são presentes principalmente nas dietas ocidentais, mas vem ganhando destaque por seus benefícios diversos. Características essas lideradas pelo provável efeito “queimador de gordura”. Diversas são as funções do mesmo, melhora da saúde intestinal, vasodilatação arterial, antioxidantes, termogênicos, ansiolíticos…

Alguns são famosos e muito eficazes como o chá verde, chá mate, gengibre, hibiscos, cavalinha, camomila, boldo, sene… Cada um com seu efeito preponderante. Por exemplo, o chá verde é rico em catequinas e epicatequinas, sendo responsável pelo efeito vasodilatador e termogênico. A dica é que quanto mais amargo, mais compostos fenólicos estão presentes no chá. O gengirol também tem esse efeito tão bem-vindo de acelerar o metabolismo e atuar como protetor principalmente das vias aéreas contra resfriados e inflamações na garganta.

Os chás diuréticos auxiliam no desinchaço. Eliminando o excesso de sódio, e com ele toxinas e vitaminas hidrossolúveis. Outra dica para desinchar são os chás que regulam a flora intestinal como o de boldo, gengibre, sene, reduzindo os gases e regulando a flora intestinal.

Já os chás que hoje tem muito destaque por conta da insônia, ansiedade e estresse que se alastra mediante muitas obrigações e a correria do dia-a-dia são os ansiolítocos.  Chá de camomila, folha do maracujá de jasmim, auxiliam a te deixar mais relaxado, ajudam no sono e consequentemente no rendimento do dia posterior.

Existem diversas formas de preparo, mas a mais comum é a infusão no qual você adiciona as folhas, flores, talos em um recipiente, ferve a água, adiciona ao recipiente e tapa. Após o processo aguarde de 10 a 20 minutos e pode tomar e desfrutar de tais benefícios!

Por Rafael Pires

Rafael Pires

Rafael Pires

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070