Governo vai recorrer da liminar que anula concurso de soldado da Polícia Militar

10 de agosto de 2018 - 05:00, por Marcos Peris

Com informações da Seplag

Em nota divulgada na última quinta-feira (9), o Governo de Sergipe informou que irá recorrer da liminar que anula o concurso para soldado da Polícia Militar. De acordo com Rosman Pereira, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), não houve fraude no certame, mas a tentativa desta.

Declaração foi dada em coletiva de imprensa na sede da Seplag

Declaração foi dada em coletiva de imprensa na sede da Seplag

“Fizemos um trabalho de prevenção antes, durante e depois do concurso. O IBFC [Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação], contratado para realização do concurso e com expertise nessa área, nos alertou antes das provas da inscrição de pessoas que tinham sido presas em outros estados, a exemplo do Piauí, acusadas de fraude em concurso. Informamos a polícia, que no dia das provas colocou policiais à paisana na sala dos suspeitos agindo como se fossem fiscais. O resultado foi a prisão dos dois irmãos em flagrante tentando fraudar o concurso”, afirmou o secretário.

Como prevenção de fraude, Rosman disse que durante a prova todos os inscritos tinham que deixar seus celulares em sacolas e quando iam ao banheiro passavam por detector de metais na saída. Ele ressaltou ainda a realização de três gabaritos diferentes na prova, exatamente para dificultar qualquer tipo de fraude que costuma ocorrer em concursos públicos.

Além disso, o secretário enfatizou que após a realização do concurso o IBFC foi realizada uma auditoria, que acabou detectando que 23 pessoas apresentaram identidade no gabarito com questões certas e erradas em três provas com gabaritos diferentes. “A possibilidade disso ocorrer é matematicamente impossível. Por isso, essas 23 pessoas já foram eliminadas do concurso e seus nomes foram passados para a policia civil para que investigue se tem alguma relação com os dois indivíduos presos”, explicou Rosman.

Procuradoria recorrerá nesta sexta

O secretário declarou que respeita a decisão do magistrado, tanto é que já foi suspensa a segunda etapa do concurso – que é a realização do Teste de Aptidão Física (TAF) no período de 13 a 15 de agosto, conforme cronograma previsto – mas o Estado vai recorrer por achar que não houve a fraude e preocupado em não atrasar o calendário do concurso, que tem cinco etapas. “Existe uma necessidade de colocarmos logo os novos policiais nas ruas para garantir a segurança da população”, frisa.

Finalizou dizendo que até essa sexta-feira a Procuradoria Geral do Estado estará recorrendo da liminar concedida pelo magistrado e que, obtendo êxito, vai restabelecer um novo calendário para realização do TAF e demais etapas do concurso, que é acompanhada por uma comissão formada por representantes da Seplag, PGE, OAB e IBFC.

O Concurso

Em 1º de julho deste ano o Governo do Estado, através da Seplag, realizou concurso público para soldado e oficial da Polícia Militar de Sergipe visando suprir a demanda de policiais para segurança da população. Foram ofertadas 300 vagas para soldados e 30 para aspirante. Se inscreveram 69.281 pessoas para soldado e 7.226 para oficial.

O concurso para oficial segue dentro do calendário estabelecido dentro do edital.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070