Encontro com o mestre do design

5 de setembro de 2018 - 22:11, por Wilton Fonseca

Em 1981 nasce, em Santa Catarina, Jader Almeida. O catarinense que estudou desenho industrial e arquitetura, iniciou aos 16 anos seu contato com a indústria moveleira, o que gerou um profundo interesse com o processo de produção e um talento inovador para esta área.

Para ganhar experiência no ramo, Jader Almeida trabalhou na empresa LInBrasil, o que abriu portas para um enorme conhecer de desenhos e técnicas de produção. Por este motivo, desde 2004 fabrica produtos únicos para indústrias em conjunto com seu parceiro, SOLLOS.

Jader Almeida trabalhou na empresa LInBrasil

Jader Almeida trabalhou na empresa LInBrasil

No ano de 2013, entra para a equipe de designers da ClassiCon, empresa alemã, e atualmente, Jader Almeida é visto como um dos designers brasileiros mais respeitados mundialmente, recebendo inúmeros prêmios nacionais e internacionais (IF Design Award e IDEA Design Award) como resposta.

“Busco a racionalidade, a geometria simples, em formas puras com estética atemporal. Busco criar produtos com valores duráveis. Abordar a herança dos mestres, mas com o olhar para frente, pensando que as escolhas de hoje serão o reflexo do amanhã”, diz ele.

A busca pelo equilíbrio entre materiais, cores, texturas, composições e sentidos sempre é importante em qualquer projeto e até mesmo para compor lugares originais. Para Jader Almeida, os ambientes não devem tentar ser o que não são se não tem preparo para aquele conceito, ou seja, se ele tem uma estrutura simples, deve manter a essência.

Busca pelo equilíbrio entre materiais

Busca pelo equilíbrio entre materiais

Uma moradia deve ter sua originalidade, tornando os moradores a alma da casa e não promover um projeto superficial, Jader Almeida diz : “Acredito que contemporaneidade é ser natural, agir e ser o que se é de fato. Como um frase de Coco Chanel – ‘O luxo precisa ser confortável.’ – é isso que gosto, logo, o lugar pode ser qualquer lugar, desde que seja um lugar assim.”

O designer Jader Almeida crê que o Brasil não tem necessariamente uma tradição a seguir, portanto, pode seguir qualquer linha, resultando em uma cultura com certa capacidade para o improviso, que acaba sempre encontrando novos métodos e soluções. O importante é imprimir seus gostos, seu toque, dando para qualquer composição um toque único.

Novos métodos e soluções

Novos métodos e soluções

Por Wilton Fonseca

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070