Joab Fontes: “O palco é meu lugar preferido e meus fãs são meus patrimônios”

16 de setembro de 2018 - 16:00, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

Confira a Entrevista da Semana com o cantor lagartense radicado no interior de São Paulo Joab Fontes. Ele foi um dos finalistas do reality show Canta Comigo, exibido pela Rede Record de Televisão.

Casado, pai de dois filhos e autodenominado “funcionário de povo”, Joab nos contou um pouco da sua trajetória, dos desafios, das dificuldades e dos seus projetos para o futuro.

Joab ainda mantém laços familiares em Lagarto

Confira a Entrevista da Semana na íntegra:

PLN: Quem é o homem por trás do cantor Joab Fontes?

JF: Sou um homem de muita fé em Deus, apaixonado pela minha família que é meu bem maior, casado com a Dani Fontes, e pai de 2 filhos abençoados: o Yan, de 10 anos, e o Nicolas, de 3 anos. Quando não estou fazendo shows, minha prioridade é brincar com meus filhos, levá-los na escola, passear com a família, compor música, assistir filmes inspiradores.

Enfim, vivo de música há 18 anos, o palco é meu lugar preferido e meus fãs são meus patrimônios.

PLN: Como você descobriu o seu talento artístico?

JF: Descobri meu talento para a música ainda criança. Meu pai me deu meu primeiro violão e aprendi a tocar fazendo aula com o professor Kaliu, e quando eu tinha 12 anos comecei a cantar profissionalmente. Naquela época, venci festivais de música e não parei mais.

PLN: Por que sua carreira somente deslanchou fora de Sergipe?

JF: Morei em diversas cidades do Brasil e sempre vivi de música. Em uma época mais difícil, morei na cidade goiana de Catalão, onde trabalhei na linha de produção de uma montadora de carros; depois morei no Tocantins, Goiás de novo e uma breve temporada em Maceió. Mas há oito anos moro em Votuporanga, no interior de São Paulo. Vim para cá, para ficar perto dos familiares da minha esposa.

Entretanto, foi aqui que comecei a fazer shows em cidades próximas como São José do Rio Preto, além de ter um apoio muito grande do público que se identificou com o meu estilo musical até porque vivo numa região considerada o berço da música sertaneja.

PLN: Qual fator pode ser considerado o divisor de águas da sua carreira?

JF: O Programa Canta Comigo da Record TV está sendo um divisor de águas na minha carreira. Independente do resultado sem dúvidas é um momento muito especial. O fato de estar na final dessa competição tem sido de grande importância para minha vida profissional.

PLN: Praticamente toda a sua vida foi dedicada à música. Por isso, quais os maiores desafios já enfrentados em sua carreira? Como os venceu?

JF: Os maiores desafios foram realmente viver só de música. Não sei fazer outra coisa. É a minha profissão. A profissão que escolhi e amo. Uma profissão difícil, com altos e baixos, mas com a fé que tenho em Deus, o apoio da minha família, dos meus fãs e do público que agora me conhece, através do Canta Comigo, acredito que minha carreira será muito mais impulsionada.

PLN: Quem são as suas referências musicais? Qual o significado delas para você? Como elas interferem em suas produções?

JF: Gosto de muitos cantores. Na música sertaneja minhas referências são Chitãozinho e Xororó, Edson e Hudson… Inspiro-me no sertanejo romântico, com letras que falam de amor, mas também ouço muito gospel que é um berço da técnica vocal, e ouço muita música americana e inglesa. Por isso, costumo dizer que gosto de todos os estilos musicais, pois todos têm suas particularidades encantadoras.

PLN: Como descreveria o atual momento da sua carreira artística, quando pode ser o vencedor do programa Canta Comigo? Esperava chegar até a final?

JF: Sou um homem feliz e muito realizado profissionalmente. O Canta Comigo veio para coroar meu amor à música. Estou concorrendo com pessoas muito talentosas, grandes artistas brasileiros. Sonhei, me dediquei e fiz o meu melhor para chegar a final, mesmo muito emocionado e nervoso por estar diante de 100 jurados.

PLN: O que os seus fãs e também conterrâneos podem esperar de você nos próximos dois anos?

JF: Vem aí muitos projetos e novidades para os meus fãs. Estou gravando um CD com músicas inéditas, que em breve vai virar DVD também. Além disso, desejo viajar o Brasil todo fazendo shows, levando alegria e emoção para as pessoas. Sou um funcionário do povo.

PLN: Você mora longe de Sergipe há muitos anos, mas ainda mantem laços com a cidade de Lagarto? Como descreveria esta relação tanto com familiares quanto com o município?

JF: Sou nordestino com muito orgulho. Minha família ainda mora em Sergipe. Pelo menos uma vez ao ano faço questão de estar lá perto das minhas origens. Ainda bem que a tecnologia ajuda a diminuir a saudade de minha mãe, irmãs, tios, primos e amigos que estão lá. Sempre estou em contato através do celular, ligações por vídeo e logo logo quero abraçá-los pessoalmente.

PLN: Em Lagarto, especialmente falando, há uma legião de pessoas torcendo pela sua vitória profissional e também na competição. Por isso, que mensagem deixaria para seus conterrâneos?

JF: “Alô meu povo nordestino que tanto amo, agradeço de coração a torcida de cada um, não fui o campeão do programa, mas ganhei um prêmio muito maior que foi o carinho de todos que já me conheciam e das pessoas que passaram a conhecer durante o programa. Foi uma experiência maravilhosa e me sinto muito grato a Deus e a vocês por tudo isso.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070