Hospital Universitário inicia plano de qualidade em segurança assistencial em parceria com Hospital Oswaldo Cruz

9 de outubro de 2018 - 12:08, por Marcos Peris

O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) recebeu a visita de representantes do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O objetivo é a realização de um diagnóstico inicial da instituição através da utilização da FAHosp, a Ferramenta de Avaliação de Hospitais, aplicada no HUL com a participação dos profissionais do Oswaldo Cruz.

Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

A partir desse diagnóstico, será realizado um plano de melhorias que deverá ser executado pelo Hospital Universitário de Lagarto até dezembro de 2020, onde o projeto encerra as atividades na instituição. Os avaliadores realizaram avaliação diagnóstica, e visitaram as mais diferentes áreas da unidade hospitalar.

A iniciativa integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (PROADI/ SUS) em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, através do RHP. O Oswaldo Cruz é uma entidade beneficente social em saúde reconhecida por sua excelência, que contribui para o desenvolvimento institucional do SUS por meio de intervenções tecnológicas, gerenciais e capacitação profissional.

Profissionais na HUL

Profissionais na HUL

“É uma oportunidade de melhoria nos processos de gestão e assistenciais”, avaliou o professor Manoel Cerqueira Neto, gerente de Atenção à Saúde do HUL. “Impulsionando nesses dois anos de parceria das instituições um aperfeiçoamento na qualidade dos serviços prestados pela unidade hospitalar, tornando-os mais eficientes, eficazes e efetivos”, enfatizou.

O PROADI/SUS visa o fortalecimento do SUS por meio de intervenções nos processos gerenciais, assistenciais e administrativos, promovendo entre as diversas melhorias a qualidade e segurança do paciente. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz é parceiro do MS no desenvolvimento do projeto.

“O projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos é de grande relevância porque visa contribuir com a melhoria dos processos de gestão e assistenciais, além de oferecer maior segurança ao paciente ao fomentar mudanças de comportamento baseadas numa cultura de segurança ”, ressalta a equipe do projeto RHP.

O objetivo é promover intervenções capazes de alcançar melhorias nas ações de qualidade, gestão e segurança do paciente. E auxiliar na implantação do Núcleo de Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco, boas práticas, protocolos e planos institucionais de segurança por meio de uma atuação periódica de visitas multidisciplinares.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070