Semana da Criança é comemorada no Hospital Universitário de Lagarto

11 de outubro de 2018 - 08:33, por Marcos Peris

Teatro de fantoche, brincadeiras infantis, atividades de pintura e palhaçarias voltadas à promoção da saúde. Essas foram algumas das atividades desenvolvidas esta semana no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) por ocasião das comemorações da Semana da Criança na unidade hospitalar.

A iniciativa é do projeto HumanizArte do HUL, que reúne profissionais das áreas de psicologia, terapia ocupacional e enfermagem, juntamente com equipe formada por integrantes da Residência Multiprofissional do hospital, e ainda apoio da fonoaudiologia do hospital. As atividades foram desenvolvidas no internamento pediátrico, na observação pediátrica e na ala amarela pediátrica da unidade hospitalar.

“O propósito foi manter o imaginário das crianças internadas ativo, pensando no processo de recuperação, e em transformar um pouco a rotina vivida por elas dentro do hospital, oferecendo momentos lúdicos e de distração que podem colaborar no processo de acolhimento e de melhora dos pequenos internos”, destacou Aline Alves, psicóloga hospitalar do HUL e uma das integrantes do projeto.

“A hospitalização pode afetar o desenvolvimento da criança nos aspectos social, físico e psíquico”, observou Adriana Gomes Lima, terapeuta ocupacional do HUL. “Daí a utilização do lúdico como ferramenta para o enfrentamento dessas rotinas atípicas durante o processo de internação”, disse.

“O projeto HumanizArte do HUL, nesta Semana da Criança, traz uma programação especial oferecida às crianças internas do hospital e também resgatando a criança que existe em cada adulto”, destacou por sua vez Erika Gonçalves, enfermeira assistencial da unidade hospitalar. “Porque o ser criança nos ajuda muito frente aos nossos enfrentamentos, problemas e dificuldades do dia a dia, pelo lado da leveza e esperança que suscita em cada um de nós”, ponderou.

Para o gerente de Atenção à Saúde do HUL, professor Manoel Cerqueira Neto, iniciativas como essa repercutem e ajudam no processo de acolhimento e atenção. “No ensejo deste momento tão especial que é o Dia da Criança, oportunizar momentos de alegria, ingenuidade, pureza e esperança, mesmo num ambiente hospitalar, que sem dúvida é restritivo e cheio de rotinas sem dúvida tem repercussão na melhoria do quadro clínico, contribuindo para o tratamento”, enfatizou.

Programação:
– Teatro de Fantoche;
– Brincadeiras infantis (amarelinha; pescaria e brincadeiras de roda);
– Atividades de pintura;
– Grupo Território Feliz (intervenções utilizando a palhaçaria para a promoção da saúde
das crianças);
– Ensaio Fotográfico com o tema super-heróis.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070