Bcaa, mocinho ou vilão?

4 de dezembro de 2018 - 23:04, por Alexandre Fontes

Por Rafael Pires

Os bcaas (leucina, isoleucina e valina), é um suplemento antigo, muito utilizado, mas pouco compreendido. Sempre entre as dúvidas referentes a suplementos, o bcaa está presente. Este suplemento tem diversas utilidades, como ser anticatabólico, melhorar o rendimento do treinamento, auxiliar na hipertrofia muscular. Esses aminoácidos citados acima são os responsáveis por tais benefícios, sendo a leucina o principal deles. Por sinalizar diretamente vias metabólicas de hipertrofia muscular, como é o caso do Mtorc1 e P70S6K.

Mas você sabia que estes aminoácidos estão presentes em grande quantidade em alguns alimentos de origem animal? Dois exemplos claros são do peito de frango e do ovo inteiro, tendo em 100g crus juntos, 2,8g de leucina, 1,82g de isoleucina, 1,84g de valina, dosagens elevadas de bcaa somando aproximadamente 6,5g de bcaa ao consumir 2 ovos e 70g de peito de frango grelhado.

Se alcança facilmente com uma alimentação bem elaborada e organizada com base na rotina do indivíduo uma quantidade ideal de bcaas, mas tem funcionalidades e podem sim serem muito bem utilizados, se bem prescritos, mas de forma alguma eles isoladamente vão fazer você aumentar a massa muscular, inclusive podem reduzir, produzindo pico de insulina, e consequentemente uma hiperaminoacidemia transitória, “roubando” aminoácidos da corrente sanguínea e gerando uma hiperaminoacidemina negativa, gerando o catabolismo muscular.

Portanto, o bom senso, a real utilidade, quando usar, são fatores preponderantes para o uso dos bcaas, não use de forma aleatória, busque ajuda, seja consciente e se valorize.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070