“Cada escolinha deveria ter o seu vigia noturno”, desabafa Adelson Ribeiro

12 de dezembro de 2018 - 18:04, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

Nesta semana, durante a madrugada, a Escola Municipal Chile, situada no povoado Mariquita, zona rural de Lagarto, foi alvo de furto duas vezes seguidas. Os crimes foram informados a Polícia Civil, através do Boletim de Ocorrência.

Escola Municipal Chile foi alvo de dois furtos nesta semana

Segundo informações do Lagarto Como Eu Vejo, entre os objetos roubados estavam: Notebook: 02; Roteador p/ Internet: 01; Caixa de Som Amplificada (grande): 01; Rádio Portátil CD/USB: 01; TV Led 40`Sony: 01; Microfone sem Fio: 02; Aparelho de DVD: 01; Caixa contendo resmas de papel oficio: 03.

Entretanto, o que mais chama a atenção neste crime é a ousadia dos criminosos. De acordo com o portal supracitado, “[eles]esqueceram uma impressora e retornaram na madruga da terça-feira (11), para buscá-la”. Vale lembrar que além desta, a escolas municipais José Bernardino da Fonseca, localizada no povoado Araçá, e outra situada no povoado Urubutinga foram alvos de ações criminosas no ano de 2017.

Adelson Ribeiro elenca dificuldades em combater os furtos nas escolas

Diante disso, a reportagem do Portal Lagarto Notícias indagou o Secretário Municipal da Ordem Pública, Adelson Ribeiro, sobre quais medidas estão sendo tomadas para evitar novos crimes. Uma vez que a Guarda Municipal de Lagarto é o órgão responsável pela segurança dos prédios públicos do Município.

Entretanto, Adelson respondeu que nem tinha conhecimento do crime ocorrido. “O problema é que roubam as escolas e o diretor não liga para a gente, para que possamos fazer uma intervenção. Eu já pensei em fazer um treinamento com esses vigias de escolas para orientá-los, mas nem as escolas da cidade nos avisam”, destacou.

Adelson ainda informou que a Guarda Municipal não pode ser onipresente nas escolas, devido a grandiosidade territorial do município. “Cada escolinha deveria ter o seu vigia noturno, o que seria muito mais fácil para melhorarmos essa situação. […] A gente até pensa em montar o batalhão escolar, mas cadê o efetivo que não tem? Cadê o concurso público que não saiu? Essa é a realidade, infelizmente”, comentou.

E completou: “Se tivessem comunicado a guarda a respeito do primeiro roubo, talvez tivesse inibido a segunda vez. Mas, infelizmente, a gente não toma conhecimento de nada. Quem usa a Guarda Municipal é a população”.

Sem sucesso

A reportagem do Portal Lagarto Notícias tentou contatar a Secretária Municipal da Educação, Vanda Monteiro, via ligação, mas não obteve sucesso.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070