Creme dental para crianças, com ou sem flúor?

14 de dezembro de 2018 - 15:15, por Alexandre Fontes

Por Erik Barros

Desde 2009, a Odontopediatria brasileira já recomenda o uso de dentifrícios fluoretados em crianças. Entretanto, é comum encontrarmos nas prateleiras de supermercados e farmácias, alguns cremes dentais indicados para faixa etária de 0 a 3 anos sendo destacado a seguinte informação: “sem flúor “ / “ não contém flúor”.  É importante ressaltar que a Academia Americana de Pediatria, um dos órgãos mais influentes do mundo quando se trata de saúde infantil, recomenda que os primeiros dentes dos bebês devem, sim, ser higienizados com cremes que contêm flúor na fórmula. O responsável deve ler o rótulo e procurar por produtos que tenham uma concentração de flúor entre 1100 e 1450 ppm (partes por milhão), se tiver concentração inferior a 500 ppm, não protege das cáries.

Fonte: https://goo.gl/images/eLYqkx

Fonte: https://goo.gl/images/eLYqkx

Qual a quantidade ideal de creme dental para bebês?

Vale ressaltar que a quantidade de creme dental, varia de acordo com a idade. Até 2 anos, onde os primeiros dentinhos do bebê precisam ser higienizados com escova de dente macia e uma quantidade de pasta equivalente a meio grão de arroz, sendo a escovação realizada ou supervisionada pelo responsável.

E caso a criança não consiga cuspir?

É necessário realizar a higienização e realizar a limpeza com gaze, dedeira ou fraldinha limpa.

Se a criança engolir, pode ocorrer a fluorose?

Existe uma interpretação errada quando se fala que o creme dental causa fluorose (manchas esbranquiçadas em dentes permanentes). Visto que é ocasionada pelo excesso de flúor ingerido pela criança, sem o controle dos pais. Vale lembrar que o creme dental não é somente o fator causador, pois a água corrente consumida em nossa residência também possui um teor de flúor, então, a pasta deve ser usada, mas na quantidade certa recomendada pelo Cirurgião-Dentista e sob supervisão de um adulto.

Fonte:https://goo.gl/images/7eQgF2

Fonte:https://goo.gl/images/7eQgF2

O responsável deve ficar atento à concentração de flúor do creme dental, à quantidade de pasta indicada e supervisionar a escovação da criança. Para evitar qualquer tipo de problema com a escolha da pasta, e do momento certo para iniciar o uso da escova e do creme dental para fazer a higiene bucal, é fundamental visitar o Cirurgião-Dentista pois, as orientações variam de acordo com a rotina alimentar e com as características de cada criança.

Erik Barros é graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT-SE)e professor do curso de Auxiliar em Saúde Bucal (CAP-SE)

Erik Barros é graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT-SE) e professor do curso de Auxiliar em Saúde Bucal (CAP-SE)

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070