Pacientes e funcionários do Hospital Universitário participam de ação natalina

14 de dezembro de 2018 - 15:13, por Marcos Peris

Proporcionar solidariedade e espírito de confraternização ao ambiente hospitalar. Esse o objetivo das ações de celebração do Natal que estão sendo realizadas no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) até o dia 25 deste mês, com direito a canto coral, entrega de brinquedos com presença de Papai Noel, Árvore de Natal e oficina de construção de Cartão de Natal.

Iniciativa sensibilizou colaboradores e usuários (Foto: HUL)

As ações contam com a solidariedade e colaboração de funcionários, parceiros e voluntários como o músico lagartense Ninho do Sax, que abrilhantou a apresentação do Coral HumanizArte nos corredores e alas do HUL esta semana, embalando e sensibilizando colaboradores, pacientes e acompanhantes, em especial os pequenos internos da unidade hospitalar.

A apresentação contou ainda com a presença sempre animada e representativa de Papai Noel, encenada pelo colaborador Jamysson Prata de Souza, assistente de Farmácia do hospital. No repertório do Coral HumanizArte, cantos natalinos como Então é Natal, Bate o Sino, Quero Ver Você Não Chorar e Vem Chegando o Natal.

“É sempre bom presenciar momentos como esse, que envolve e sensibiliza a gente”, afirmou Josefa Pereira, mãe de paciente que se encontra em tratamento em uma das enfermarias da unidade hospitalar. “Isso ajuda, anima e conforta mais, não só quem está no leito, mas a gente que está aqui do lado”, disse.

“Foi muito lindo; gostei muito”, ressaltou por sua vez Aparecida de Jesus Santos, mãe de uma criança que está sob os cuidados da equipe assistencial, que se emocionou com a presença dos coralistas e Papai Noel ao lado do leito “As crianças gostam muito e se animam, querem ver o Papai Noel, e isso quebra um pouco a rotina delas aqui durante o tratamento”, observou a mãe.

HumanizArt – O Natal do HUL é uma iniciativa do projeto HumanizArte do hospital, composto por integrantes da Residência Multiprofissional e dos preceptores de Enfermagem, Psicologia e Terapia Ocupacional que atuam na unidade hospitalar.

“A iniciativa proporciona um momento de confraternização no hospital envolvendo corpo assistencial, administrativo e usuários, buscando no nascimento do menino Jesus e na simbologia do Papai Noel a renovação da vida, a esperança por um Ano Novo melhor”, enfatizou o professor Manoel Cerqueira Neto, gerente de Atenção à Saúde do HUL. “Essa ação se soma a outras iniciativas realizadas ao longo deste ano aqui no hospital voltadas para a humanização do processo de cuidado centrado no paciente”, lembrou.

Para Larissa Alves de Santana, técnica em secretariado do HUL, a ação de Natal oportunizou um momento de reflexão e congraçamento, envolvendo colaboradores e usuários do hospital. “Um momento de amor e muita fé em dias melhores”, comentou. “O Natal existe, que ninguém é triste e no mundo há sempre amor”, pontuou, numa referência à canção natalina.

‘Correio Elegante’ – A oficina de cartões de Natal do HUL envolve troca de cartões entre os profissionais, pacientes e acompanhantes, funcionando como um ‘Correio Elegante’ que tem o Papai Noel como carteiro. As ações se darão na Clínica Cirúrgica, Pediatria e Clínica Médica, numa iniciativa que conta também com o apoio dos profissionais de Terapia Ocupacional do hospital.

“A ideia do Correio Elegante é criar pontes de interação entre todos que compõem a comunidade HUL, envolvendo pacientes, colaboradores e gestores”, comentou Érika Gonçalves, enfermeira assistencial do HUL, lembrando ainda de que a proposta da Árvore de Natal, construída na própria unidade, tem a conotação de suscitar um sentido de renovação e reflexão em favor de todos os envolvidos com o hospital.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070