Evislan da JFilhos: “Todo empreendedor enfrenta uma sequência interminável de desafios em seus negócios quase que diariamente”

14 de janeiro de 2019 - 09:06, por Alexandre Fontes

Portal Lagarto Notícias

Inicie a semana com a Entrevista no Lagarto Notícias com o empresário Evislan Souza, de 38 anos. Já ouviu falar da Construtora JFilhos? Vamos então conhecer a história desse poçoverdense?

Entrevistado

Entrevistado

PLN: Com mais de 35 anos, como o senhor descreveria a sua relação pessoal e profissional com o município de Lagarto?

ES: Hoje sou cidadão Lagartense com muito orgulho. Essa cidade sempre me recebeu muito bem, com muito carinho, espero retribuir fazendo o sabemos fazer de melhor, construir com qualidade, e como resultado do nosso trabalho, ver a satisfação dos nossos clientes ao adentrarem em um imóvel entregue por nós. Enquanto profissional, após um estudo de mercado aqui na cidade, constatamos que Lagarto tem um déficit habitacional, com um potencial incrível para o desenvolvimento, ou seja, encontramos aqui um campo aberto, com indicativos de crescimento e um povo extremamente gentil. Unimos todas essas informações resolvemos construir com a marca JFilhos nessa cidade que merece o que há de melhor no mercado.

PLN: Natural da zona rural de Poço Verde, a sua biografia mostra que desde cedo o senhor se destacava por ser um visionário. Por isso, como era a sua infância e juventude? Aquele visionário sempre sonhou em dirigir uma construtora do porte da J Filhos?

ES: Sendo o irmão mais velho dos três filhos do casal José Silvino e Maria Elza, tive uma infância tranquila, no Povoado São José, localizado no município de Poço Verde. Em 1997 quando conclui o ensino fundamental, vim para capital em busca de estudo e trabalho. Ao chegar aqui trabalhei com meu padrinho, Jose Raimundo de Souza, em um escritório de representação comercial, onde iniciei minhas habilidades em gestão, entre os anos 2001 a 2009 trabalhei e fiz carreira em gestão da Tecnologia da Informação, me graduando em gestão empresarial com especialização em Redes de Computadores, Governança em Tecnologia da Informação e Gestão de Obras.

Não tinha certeza de que seria empresário do ramo da construção, mas sempre tive determinação e garra para alcançar meus objetivos. Não costumo “pensar pequeno”, pois tenho a plena convicção de que estou rodeado dos mais qualificados profissionais para, juntos, colocarmos em prática a visão proposta pela JFilhos que é “Inovar constantemente com o objetivo de ser referência em construção de imóveis econômicos” fundamentados na nossa Missão “Realizar o sonho da casa própria oferecendo imóveis com qualidade que garantam a satisfação do cliente”.

PLN: Quais os desafios que o senhor elencaria como sendo os principais já enfrentados desde a fundação até hoje?

ES: Todo empreendedor enfrenta uma sequência interminável de desafios em seus negócios quase que diariamente. Como exemplo, posso citar aqui a gestão de pessoas, uma vez que a principal dificuldade apontada pelos empreendedores está na formação de lideranças para a empresa. Sem bons líderes, a empresa não consegue ir para frente e acaba andando em círculos.

Outro desafio frequente em si tratando de uma empresa, é a gestão financeira. Se falar em finanças já é complicado, em ano de crise fazer a gestão financeira da empresa se torna um desafio ainda maior para os empreendedores.

PLN: O senhor vem de uma linhagem responsável por grandes obras em Lagarto, a exemplo da Barragem Dionísio Machado, construída pelo seu avô Silvino Augusto juntamente com seu pai Zeca de Silvino, na década de 70. Diante disso, que influência eles exercem sobre o homem e sobre o empresário Evislan Souza? Qual o legado deles?

ES: Tanto o meu avô, Silvino Augusto quanto o meu pai, José Silvino de Souza, têm uma importância enorme em minha vida pessoal e profissional, pois foi com eles que comecei no ramo da construção civil e por que não dizer que tudo isso começou como uma forma de dar continuidade ao trabalho que sempre assisti ser feito com muita dedicação. Sem dúvida alguma meu pai, José Silvino de Souza e meu avô, Silvino Augusto, foram e continuam sendo, minha inspiração de valores, garra, persistência e foi com essa base que pude vencer muitos desafios e hoje entendo que aos poucos vamos desenvolvendo o nosso trabalho com os pés no chão, responsabilidade, ética e humildade. Todavia, além dos valores aprendidos com eles na construção do homem que sou hoje, tive que adicionar a eles, decisões que estão voltadas para o mercado atual, em outras palavras, a minha função enquanto empresário e/ou diretor de empresa é, entre outras coisas, buscar o melhor para a JFilhos, tendo o cuidado em selecionar os melhores fornecedores, formar a melhor equipe, com profissionais comprometidos com os mesmos valores da empresa e, acima de tudo, com o objetivo de oferecer os melhores serviços para nossos clientes.

PLN: Pode-se afirmar que foi o legado deixado por seu pai e avô que impulsionaram a Construtora JFilhos a se qualificar no segmento de moradias populares, em 2009, ou isso ocorreu em detrimento do Programa Minha Casa Minha Vida?

ES: Hoje temos uma empresa sólida, com quase 3.000 unidades habitacionais construídas no estado e inúmeras obras públicas entregues; oportunizando a geração de emprego e renda aos irmãos sergipanos, acredito que tenho honrado o legado. No tocante ao programa MCMV, este foi um grande estímulo para que a JFilhos buscasse a melhoria continua dos nossos produtos (Habitações) através das Certificações ISO9001 e PBQP-H- Programa Brasileiro de Produtividade Habitat, do Ministério das Cidades. Temos acompanhado toda a evolução do programa ao longo dos últimos 10 e podemos afirmar que houve um salto significativo e qualitativo em relação as construções das moradias. Outra contribuição ao longo dos anos foi a implementação da norma ABNT NBR 15575 “Desempenho em Edificações Habitacionais – ” entrou oficialmente em vigor a partir de julho de 2013, tornando o referido conjunto normativo um marco regulatório técnico e jurídico da construção brasileira, a Norma é um avanço para o setor e constitui o caminho para a evolução de todos que compõem a cadeia da construção civil.

PLN: Em sua opinião, qual o impacto do Minha Casa Minha Vida no desenvolvimento social e econômico? Entre a categoria, há algum temor pelo fim do programa habitacional?

ES: É notório que o programa Minha Casa Minha Vida impulsionou o mercado imobiliário no país nos últimos anos. Os financiamentos são fundamentais para a operacionalização do setor de construção, na ótica da produção dos empreendimentos e na aquisição das unidades. Com a recente crise financeira que afetou duramente a oferta de crédito por todo o país, o mercado imobiliário brasileiro passou por um período de fracos resultados operacionais que impactaram fortemente nos resultados, devido à grande dependência que o setor apresenta por crédito, contudo, ainda assim, é perceptível que a existência de programas como este eleva a economia do país, gerando renda e empregos ao tempo em que reduz o déficit habitacional.

Erradicar o PMCMV seria uma medida drástica quando em si tratando de Brasil, já que segundo estudos, o número de desabrigados, moradores de área de risco e pessoas que vivem em aluguel social é, infelizmente, muito elevado.

Acreditamos que nas próximas décadas que a população urbana quase duplique fazendo da urbanização uma das mais transformadoras tendências do Século XXI. À medida que a população, as atividades econômicas, as interações sociais e culturais, assim como os impactos ambientais e humanitários estão cada vez mais concentrados nas cidades, constituem-se desafios de sustentabilidade massivos em termos de habitação, infraestrutura, serviços básicos, segurança alimentar, educação, empregos decentes, segurança, e recursos naturais, entre outros.

PLN: O sonho de todo brasileiro, praticamente, é ter uma casa própria, principalmente aqueles de baixa renda, que é muito inseguro financeiramente. Por isso, como a JFilhos tem se adaptado a esse tipo de público?

ES: Comprometemo-nos a promover o papel da habitação economicamente acessível e sustentável e do financiamento habitacional, incluindo a produção de habitação social, no desenvolvimento econômico, e a contribuição do setor para estimular a produtividade em outros setores da economia, reconhecendo que a habitação aumenta a formação de capital, a renda, a geração de emprego e os níveis de poupança e pode contribuir para a condução de transformações econômicas sustentáveis e inclusivas aos níveis nacional, estadual e local.

PLN: Por outro lado, como a marca tem se adaptado ao público mais ligado as redes sociais? Que relação a JFilhos procura ter com eles?

ES: O fácil acesso à conexão e novas tecnologias, permitiu que as interações pessoais acontecessem de forma mais ágil e eficaz, além de ter aumentado o uso das redes sociais, uma tendência capaz de difundir opiniões e influenciar no comportamento das pessoas.

Nesse contexto, as redes sociais se tornaram grandes aliadas não só da JFilhos , não só no processo de aproximação das pessoas ao redor do mundo inteiro, mas também de profissionais e empresas, que encontraram nelas uma nova maneira de darem visibilidade ao trabalho que desenvolvem, bem como aos produtos e serviços que oferecem no mercado.

Tivemos a oportunidade de perceber até aqui, que as redes sociais são ótimas plataformas de comunicação e marketing e uma vez que as utilizamos com excelência podemos agregar valor na nossa empresa e, principalmente, dar-lhe a visibilidade de que precisamos, buscando estar mais próximo do nosso público-alvo.

PLN: Com pouco mais de uma década no mercado, a JFilhos é mais uma construtora genuinamente sergipana e que está presente em 10 municípios do estado. Por isso, como se deu esse processo de expansão e qual o diferencial dela em relação as suas concorrentes?

ES: A JFilhos é uma construtora que agrega anos e anos de experiência na construção de Conjuntos Habitacionais no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, além de Obras Públicas, tais como: creches, postos de saúde, centros comunitários, escolas, entre outros. Nossa empresa tem um modo particular de enxergar o futuro dos seus negócios, buscando a melhoria contínua de nossas ações todos os dias. Cada atitude e cada novo empreendimento, é norteado pela ética, pela transparência e pela consciência de que fazemos parte de algo ainda maior e mais importante do que simplesmente construir: realizar sonhos; pois trabalhamos algo de mais importante e marcante na história das pessoas: a aquisição de um imóvel.

PLN: Responsável pela construção do Residencial Antônio Martins de Menezes, creches e praças e públicas em Lagarto, o senhor se considera um cidadão lagartense para além do título entregue em 2016, pela Câmara Municipal de Vereadores? Qual o significado daquela honraria para o senhor?

ES: Receber o título de cidadão Lagartense me fez sentir ainda mais acolhido por essa terra maravilhosa, quero aqui, mais uma vez, agradecer a honra de poder levar esse título por onde eu ando. Essa cidade tem um significado muito forte em minha vida, faz parte da minha história pessoal e profissional, uma vez que, nossa marca (JFilhos) se faz presente em inúmeras obras espalhadas por ela. Lagarto não para de crescer, não pode parar e não vai parar. Devo muito a essa cidade!

PLN: Que mensagem deixaria aos internautas do Portal Lagarto Notícias?

ES: Ser convidado para conceder uma entrevista a esse importante veículo de comunicação é, sem dúvida alguma, motivo de muita alegria. O Portal Lagarto Notícias é uma empresa séria com apuro jornalístico e fidelidade aos fatos, como manda a regra do bom jornalismo. Reconhecemos que o crescimento econômico contínuo, inclusivo e sustentável, com emprego pleno e produtivo e trabalho digno para todos é um elemento fundamental do desenvolvimento urbano e territorial sustentável e que as cidades e assentamentos humanos devem ser lugares de igualdade de oportunidades, permitindo às pessoas viver uma vida saudável e produtiva, próspera e plena. Assim sendo, quero agradecer ao convite, e reforçar, mais uma vez, o quanto é importante ver o reconhecimento do trabalho como resultado daquilo que construímos e, usando as palavras do grande estudioso, Frederick Herzberg, “a verdadeira motivação vem de realização, desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho e reconhecimento”.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070