Dados do SRIHA confirmam resolutividade do Hospital Regional de Lagarto

19 de outubro de 2015 - 17:38, por Marcos Peris

Ascom HRL

Com uma taxa média mensal de transferência externa que este ano tem sido em torno de 0,5% dos pacientes atendidos e internados, o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, continua sendo uma das mais resolutivas unidades gerenciadas pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Além dos relatórios gerenciais e de produção do HRL, dados do Sistema de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (SRIHA) também comprovam a resolutividade do hospital no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo relatório do SRIHA, o serviço realizou, de janeiro a setembro deste ano, 33 transferências externas de pacientes de pacientes do Hospital Regional de Lagarto, destinadas a outras unidades da rede. Além disso, foram feitas no mesmo período mais 24 remoções para avaliação com especialista.

O serviço, implantado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a FHS oficialmente em maio de 2013, assegura maior rapidez, segurança e conforto na transferência de pacientes de baixa gravidade entre unidades da rede hospitalar estadual de urgência e emergência de Sergipe, além de garantir agilidade no encaminhamento de usuários do SUS internados que necessitem do atendimento de um serviço de alta complexidade porventura não disponibilizado pelo hospital.

“Os números do SRIHA são mais um indicador hospitalar a ratificar a resolutividade do HRL, pois revelam o número reduzido de chamados para transferências externas e, consequentemente, que a maioria absoluta dos casos que chegam a nossa porta é resolvida aqui mesmo na unidade”, avalia o superintendente do HRL, Oldegar Alves Júnior. Segundo ele, o SRIHA também desempenha uma função importante de suporte à urgência e emergência também pré-hospitalar. “Além de contribuir significativamente com o apoio logístico à unidade, o serviço também proporciona desafogar o Samu, fazendo com que este esteja voltado verdadeira e exclusivamente ao papel para o qual foi concebido, ou seja, o atendimento a pacientes em real situação de urgência e emergência”, ressaltou.

O Serviço
O SRIHA é um serviço de remoção inter-hospitalar sob assistência e regulação de enfermagem, direcionado para atender demandas de remoção eletivas de pacientes de baixo risco clínico (adultos e pediátricos) que se encontram internados nas unidades assistenciais atualmente gerenciadas pela (FHS) com fins de transferência hospitalar, realização de exames e procedimentos externos, avaliação de especialistas e altas sociais. Além disso, promove serviço de transporte de logística, a exemplo de material biológico, insumos e equipamentos hospitalares.

De acordo com a coordenadora do SRIHA, Maria Luiza Oliveira Dantas, o serviço desempenha um papel importante de apoio à rede estadual de urgência e emergência como um todo, sendo acionado através do Complexo Regulatório Estadual (SIGAU). “O SRIHA é acionado via telefone através do SIGAU
exclusivamente pelos Núcleos de Regulação Interna (NIR) das unidades assistenciais da rede, como o HRL. Na efetivação da regulação, é analisado o quadro atual do paciente, a fim de confirmar sua caracterização como sendo de baixo risco clínico, garantindo-lhe segurança na sua remoção”, salienta.

Estrutura
Segundo a coordenadora do serviço, o SIRHA conta atualmente com oito viaturas ativas, sendo sete do tipo “B” – para transporte de pacientes – e uma do tipo “A”, exclusiva para logística. “O SRIHA realiza uma média de mil remoções mensais, funcionando diariamente das 7h às 19h para transferências
de pacientes e 24 horas para demandas de logísticas”, esclarece Maria Luíza. A estrutura do serviço conta oito enfermeiros, 33 técnicos de enfermagem, dez profissionais administrativos, dois supervisores de fora e 30 condutores de ambulância.

Hospital Regional de Lagarto

Hospital Regional de Lagarto

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070