Municípios: jovem é morto por arma de fogo em Itabaiana

2 de novembro de 2015 - 00:24, por Alexandre Fontes

Portal Lagarto Notícias

Mais um jovem entra na estatística de morte de armas de fogo. Na noite do último domingo (1°), foi registrado na cidade de Itabaiana mais um homicídio, desta vez a vítima foi um adolescente com prenome Matheus, conhecido por Pica-pau.

O fato aconteceu por volta das 22h nas proximidades da Associação Atlética de Itabaiana, localizada na Av. Ivo de Carvalho, via movimentada da cidade, quando estava conduzindo uma motocicleta.

 

Mais uma vítima de arma de fogo

Mais uma vítima de arma de fogo

Jovens são 59% dos mortos por arma de fogo no Brasil

Os jovens foram as maiores vítimas de armas de fogo no Brasil em 2012. É o que mostra o relatório Mapa da Violência 2015 – Mortes Matadas por Armas de Fogo”, divulgado nesta quarta-feira 13, pela Unesco em pareceria com o governo federal. Do total de 42.416 óbitos por tiro registrados no País naquele ano, aproximadamente 59% foram de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Apesar de estarem no topo da lista, os jovens representam apenas 27% da população brasileira na ocasião.

A situação drástica, segundo o levantamento, fica evidenciada se comparada aos números de mortes de jovens por arma de fogo registrados na década de 1980. Nos últimos 32 anos, a quantidade de pessoas dessa faixa etária que morreram por causa de revólveres aumentou 463,6%. A explicação é o aumento de 655,5% dos jovens assassinados, enquanto acidentes (-23,2%), suicídios (-2,7%) e óbitos indeterminados (-24,4%) caíram ao longo do período.

O estudo revela ainda que a taxa de mortalidade entre jovens, por arma de fogo, é mais que o dobro da taxa de mortalidade registrada para a população total. São 47,6 jovens mortos por tiro, para cada 100 mil habitantes, em 2012. Sendo que, no geral, esse número está em 21,9, para o mesmo período.

Com esses dados, o estudo também contabilizou o chamado Índice de Vitimização Juvenil por Armas de Fogo, que mede a incidência e prevalência do fenômeno no mundo jovem. Quanto maior o índice, ou mais distante de zero, maior a vitimização juvenil. Em 2012, esse índice no Brasil chegou a 285. O que significa, pelos cálculos, que os jovens morrem por arma de fogo 285% mais vezes que o restante da população.

Com informações da Carta Capital

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070