PT através de Lula continua vivo para 2018

29 de novembro de 2015 - 12:53, por Marcos Peris

A política move o ego dos políticos, que move a mídia sedenta por informação. A menos de um ano do pleito municipal, em que serão escolhidos mais de 5 mil prefeitos Brasil afora, os políticos já se movimentam, mesmo que de forma ainda discreta, para a disputa presidencial de 2018.

De um lado um partido, o PT, que dita às regras no país desde o ano de 2003, ou seja, já são 4 mandados a frente do executivo brasileiro. Do outro, o PSDB, agremiação que governou o Brasil por oito anos, mas que está “babando” para voltar ao poder central.

Para embalar os sonhos de ambos, o instituto de pesquisa Datafolha divulgou no último sábado (28), um levantamento realizado entre a quarta e a quinta-feira desta semana, do qual traz um cenário bastante emblemático do ponto de vista dos últimos acontecimentos.

Em uma simulação, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) tem 31% contra 22% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em terceiro aparece a ex-candidata e ex-senadora Marina Silva (Rede) com 21%. A ex-deputada Luciana Genro (PSOL) tem 3% e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) e ex-candidato Eduardo Jorge (PV) pontuam em 2%, cada. Branco/nenhum somam 15% e Não sabe 5%

Em outro cenário, com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) substituindo Aécio Neves, Marina Silva (Rede) tem 28%, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 22% e Alckmin 18%. Luciana Genro (PSOL) soma 3%, Eduardo Jorge (PV) 3% e Eduardo Paes (PMDB) 2%. Branco/nenhum chegam a 17% e Não sabe 6%.

O Datafolha também fez simulação de segundo turno. Neste, o senador Aécio Neves (PSDB) alcançou 51% das intenções de voto, contra 32% do ex-presidente Lula.

Em outro cenário, o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) tem 45% e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marca 34%. Contra Marina Silva, (Rede), Luiz Inácio fica com 31% versus 52% de Marina.

Quando o duelo se dá entre Marina e Aécio, a disputa aponta para um embate técnico. Neves tem 42% e Marina 41%. A última simulação pesquisada mostra a supremacia de Marina Silva (Rede) que teria 49% votos contra 33% do tucano Geraldo Alckmin.

Os números da pesquisa remetem a uma reflexão em torno da situação e oposição, com vistas à sucessão de 2018. De um lado, está à situação comandante do executivo nacional, com o governo manchado por vergonhosos escândalos, inclusive com petistas sendo presos, a exemplo do líder do governo no senado, Delcídio do Amaral, mas que ostenta índices pomposos em um momento de crise que afeta diretamente a legenda petista.

Há exatos três anos para as eleições, o ex-presidente Lula aparece bem posicionado nas pesquisas, pondo em risco, mais uma vez o projeto de oposição de ganhar a presidência. Seria natural que a oposição tivesse no miminho 50% das intenções de voto, e a oposição menos de 10%. Mas, o que se vê é uma diferença de pouco mais de 9%.

Outro fator que coloca Lula em rota de favoritismo é quando perguntado quem o eleitor acha que foi o melhor presidente da república até hoje?  Mesmo com o fracasso do governo Dilma e do PT, Lula aparece em primeiro com 39% das intenções, FHC vem em seguida com 16%, os finados Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek ficaram com 8% e 5%, respectivamente, e a atual presidente Dilma Rousseff teve míseros 1%.

Por Marcos Peris

Lula segue favorito para 2018

Lula segue favorito para 2018

 

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070