Subvenções: Conceição Vieira em lugar de Gustinho; Filha de Lagarto poderá assumir titularidade em Aracaju

7 de dezembro de 2015 - 11:03, por Marcos Peris

O caso das subvenções tem rendido nos noticiários das últimas semanas. Os julgamentos realizados já resultaram na cassação de nove parlamentares, sendo sete deputados estaduais e dois federais.

Os cassados prometem recorrer da decisão junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para tentar reverter a situação e permanecer em seus respectivos cargos, do qual foram eleitos em 2014.

Como se sabe, pela lei vigente, os parlamentares que tiveram seus mandados cassados têm o direito de permanecerem no legislativo, até que o TSE julgue os processos, podendo durar meses ou até anos.

Diante dessa problemática do “cassa ou não cassa”, os suplentes das coligações esperam ansiosos pela definição do quadro, em que o resultado final venha favorecer justamente a eles.

Dos sete deputados estaduais cassados, quatro foram eleitos pela coligação do então candidato a governador Eduardo Amorim (PSC), “Digo Sim ao Novo”. Pelo resultado final do TRE/SE assumiriam as vagas dos deputados condenados Augusto Bezerra (DEM), Paulinho da Varzinhas (PTdoB), Capitão Samuel (ainda PSL) e Venâncio Fonseca (PP), o vereador aracajuano Adelson Barreto Filho (PSL), filho do federal Adelson Barreto (PTB), que ficou na primeira suplência, o ex-deputado estadual e radialista Gilmar Carvalho (SD), o ex-vereador Daniel Fortes (PTC) e fechando a lista o vereador por Aracaju, Josenito Vitale (DEM).

Esses quatro suplentes por ordem de votação, obtiveram das urnas em 2014, 19.128, 18.931, 18.817 e 15.339, respectivamente. Os vereadores Adelson Barreto Filho e Josenito Vitale teriam que renunciar a seus mandatos na Câmara de Vereadores de Aracaju. As duas vagas passariam a ser ocupadas pelos suplentes Emília Corrêa (DEM), filha do município de Lagarto, e Sargento Vieira (PR).

Na outra ponta, os ex-deputados Conceição Vieira (PT), o médico Edney Caetano (PSB) e o ex-vice-prefeito Sílvio Santos (PT) herdariam os mandatos dos outros três deputados cassados, Gustinho Ribeiro (PSD), Zezinho Guimarães (PMDB) e Jefferson Andrade (PSD). Os três parlamentares foram eleitos pela coligação “Agora é a vez de Sergipe”, que teve como candidato ao governo, Jackson Barreto (PMDB), atual governador do estado.

Conceição, Edney e Silvio tiveram respectivamente em 2014, 22.298, 12.737 e 12.719 votos no pleito.

O TRE também cassou os mandatos dos deputados federais João Daniel (PT) e Adelson Barreto (PTB). Barreto foi eleito em primeiro lugar na eleição com 131.236 votos, pela coligação liderada por Eduardo Amorim (“Sergipe meu amor”). Mesmo apoiando o candidato contrário a indicação partidária, o secretário de Segurança estadual, Mendonça Prado, então filiado ao DEM, ficaria com a vaga por ser o primeiro suplente, com 44.263 votos.

Já o representante do MST em Sergipe, o deputado João Daniel, caso o TSE confirme a sua cassação, terá que ceder a vaga para o ex-presidente do Detran/SE, Bosco Costa (PROS). Costa terminou o último pleito estadual na primeira suplência da “Agora é a vez do povo”, do governador Jackson Barreto, com 48.050 votos dos sergipanos.

Contudo, o líder do município de Moita Bonita, enfrenta problemas judiciais que poderá ocasionar no impedimento em assumir o mandato em Brasília. Caso isso realmente ocorra, assume a vaga o atual tesoureiro do PT nacional, ex-deputado Márcio Macedo, segundo suplente com 40.814 votos.

Por Marcos Peris

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070