PDT planeja lançar Ciro Gomes à Presidência em 2018

18 de janeiro de 2016 - 11:21, por Marcos Peris

A sucessão presidencial de 2018 já está na ordem do dia para muitos políticos brasileiros. Alguns tentam candidata-se pela primeira vez, outros já testados nas urnas planejam o retorno em disputas e se colocam como opções para uma eleição em que o PT, partido mandatário desde 2002, apresenta-se frágil e com possibilidades remotas de fazer o sucessor.

Fiel aliado em todas as campanhas do PT, pós 2002, o ex-governador cearense e ex-candidato a presidente em 1998 e 2002, Ciro Gomes deixou o PROS e filiou-se ao PDT, com a promessa de ser o nome do partido de Brizola, a disputar a presidência da República em 2018.

O negócio é tão sério que o neto de Leonel Brizola e líder do PDT, o ex-deputado Brizola Neto irá organizar uma festa no próximo sábado (23), no Rio de Janeiro, para o lançamento do cearense ao Palácio do Planalto. Ciro ainda filiou o seu irmão Cid, ex-governador do Ceará, na legenda trabalhista.

Ciro Gomes chega ao PDT com promessa de ser candidato em 2018

Ciro Gomes chega ao PDT com promessa de ser candidato em 2018

Na verdade, a festa será camuflada, ou seja, a princípio trata-se de uma confraternização partidária, que contará com os caciques de todos os estados. O ato marca também homenagem póstuma a Leonel Brizola, que completaria 94 anos na próxima sexta.

Em 2002, quando foi candidato à Presidência pelo PPS, o ex-ministro da Educação também começou pelo estado do Rio, a sua caminhada rumo à Brasília. Na ocasião, o então candidato socialista fez um comício na Zona Norte, em cima de banco de praça.

Para a imprensa, Ciro não comenta abertamente que irá de fato disputar o pleito, entretanto o mesmo emite sinais de que quer ser candidato à sucessão de Dilma em 2018. Caso a candidatura se confirme, será a terceira vez que Ciro Gomes disputa o Palácio do Planalto. Ele foi candidato à presidente em 1998, quando terminou em terceiro lugar com mais de 7 milhões de votos (10,97%) e em 2002, ficou em quarto lugar na disputa, com 10 milhões de votos (11,97%).

Por fim, Ciro planeja o retorno as disputas de forma organizada e em um partido que tem história no Brasil. Recentemente, após o anúncio da intenção do PDT de lançá-lo a presidência pelo PDT, o governador do Maranhão, Flávio Dino, rasgou elogiou a ele, como sendo um dos brasileiros “mais lúcidos”, “mais preparados” e “mais habilitados” para interpretar o momento atual da política brasileira.

Por Marcos Peris Reis

 

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070