Um franco pode retornar ao Governo de Sergipe

2 de fevereiro de 2016 - 09:53, por Marcos Peris

A família Franco sempre manteve a hegemonia política em Sergipe. Além do sucesso próprio, quem se aproximava da família, conseguia lograr êxito nas disputas. Ao longo dos anos, Augusto Franco e o seu filho Albano governaram o estado, e ainda ocuparam cargos importantes nas esperas do poder. Sem falar de outros membros familiares, que cumpriram mandatos na Alese, Câmara Federal e prefeituras Sergipe afora.

Em meio a esse poderio político, muitas das vezes amparado por um suporte financeiro, a família Franco ditou as regras do jogo político e ainda ‘colocou’ muita gente no tabuleiro eleitoral. Atualmente, os francos mantém em Brasília, o senador Ricardo Franco, primeiro suplente da senadora Maria do Carmo.

Fora do poder estadual desde 2002, surgiu a informação nos bastidores, de que o ex-deputado Marcos Franco estaria sendo cogitado nas hostes governistas, para ser o candidato do grupo ao governo do estado em 2018.

Marcos foi deputado estadual por dois mandatos, entre 1999 e 2003, sempre eleito em primeiro lugar no estado, ostenta um legado deixado pelo pai, Antônio Carlos, de honrar a palavra empenhada, e poderia ser um excelente quadro de renovação frente a uma turma que já aparenta cansaço.

Jackson Barreto, mentor do grupo do qual Marcos faz parte, é um político inteligente e sabe das dificuldades que o estado passa. Investir em um político com experiência, porém desgastado perante com a opinião pública, é correr o risco de entregar o poder nas mãos da oposição. O saudoso ex-governador Eduardo Campos, fez em Pernambuco o que Jackson planeja começar a fazer em Sergipe: renovar os quadros políticos.

Em Pernambuco, Campos elegeu o prefeito de Recife, dois anos depois, o governador. Dois cidadãos até então, ‘virgens’ em disputas eleitorais, mas que contaram com apoio de uma forte liderança, além do poderio do executivo pernambucano.

Para 2016, já se inicia essa mudança que Jackson que implantar no estado. A candidatura de Zezinho Sobral à prefeitura de Aracaju será o começo do movimento de renovação, que poderá culminar com ida do empresário Marcos Franco para governo do estado.

Por fim, Jackson e o PMDB concentram um leque forte de partidos, além dos maiores líderes do estado. A oposição permanece anestesiada, talvez ainda se recuperando da última derrota. O nome de Marcos Franco surge num momento difícil para a economia e sobre tudo para as finanças do estado.

É o nome novo, empresário bem sucedido e vem de uma família tradicional com experiência de sobra em política. Poderá ser urgido candidato em um período, em que a população anseia por mudança e demonstra desinteresse por política, mas leva vantagem por ser jovem e conhecer os problemas de Sergipe.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070