PT, através de Lula, continua favorito para vencer eleição presidencial em 2018

28 de fevereiro de 2016 - 16:29, por Marcos Peris

O Brasil vive um momento difícil na economia, com arrojos nas contas públicas e o medo pairando nas mentes dos brasileiros. A crise política instalada no país, entre a quebra de braço entre os poderes executivo e legislativo também colaboram para o aumento da tensão da população.

No segundo ano de administração e a pouco mais de dois anos e meio para a sucessão presidencial, o PT comemora 36 anos de existência, cercado de escândalos que podem oxigenar a retirada do partido do poder central.

Mas, diante de todo esse imbróglio político, o Partido dos Trabalhadores continua sendo o favorito para vencer o pleito presidencial de 2018, caso o ex-presidente Lula venha a ser o candidato a presidente pela legenda petista.

O diagnostico, embora ainda que prematuro, vem de uma pesquisa da CNT/MDA divulgada na semana passada, em que aponta o tucano Aécio Neves com 24,6% das intenções de voto em um cenário estimulado. Na sequência, aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 19,1% e Marina Silva, com 14,7%.

Isso mesmo, a diferença entre Lula e Aécio é de apenas 5,5%, ou seja, para um partido que vem sendo achincalhado diariamente na mídia, com escândalos envolvendo o governo de Dilma Rousseff, uma pesquisa a três anos do pleito, aponta irrisórios percentuais é sinal de que a supremacia petista tende a continuar a partir de 2019.

Ainda neste primeiro cenário o deputado Jair Bolsonaro tem 6,1% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador Ciro Gomes, com 5,8%. A pesquisa aponta uma taxa de brancos e nulos de 19,6% e indecisos de 10,1%.

Em outro cenário, desta feita com a substituição do nome de Aécio pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o ex-presidente Lula tem 19,7%, seguido por Marina Silva, com 18%. Já o tucano registra 13,8%. Ciro Gomes tem 7,4%, Bolsonaro, 6,3%. Brancos e nulos somam 24,2% e indecisos, 10,6%.

Quando o nome do senador tucano José Serra é inserido no processo, Lula repete 19,7%, seguido por Marina por 17,8% e Serra com 14,5%. Ciro tem 7,2%, Bolsonaro, 6,4%. Os que devem anular ou votar em branco somam 24,1% e os indecisos, 10,3%.

Em uma avaliação de votos espontâneos o tucano Aécio Neves aparece com 10,7% das intenções, seguido por Lula com 8,3% e Marina Silva com 3,9%. Bolsonaro tem 3,2% das intenções de voto, Dilma aparece com 1,6%, Serra, 1,3% e Alckmin 0,8%.

A pesquisa mostra que o petismo fincou raiz no solo brasileiro, sendo difícil, mas não impossível a sua saída do poder. Talvez, a falta de discurso da oposição liderado pelo PSDB, misturados com a insensatez política de outros políticos, que se dizem oposicionistas, tendem a fazer de Luiz Inácio Lula da Silva o franco favorito a ganhar a disputa eleitoral em outubro de 2018.

Por Marcos Peris

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070